pesquisa científica

pesquisa científica

  • “Pesquisa é o conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivo a descoberta de novos conhecimentos, a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades” (KOURGANOFF,1990)

  • A pesquisa possibilita uma aproximação e um entendimento da realidade a investigar.

  • A pesquisa é um processo permanentemente inacabado

  • É a busca de uma resposta significativa a uma dúvida ou problema.

  • Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive

  • Obter e/ou sistematizar a realidade empírica (conhecimento empírico)

  • Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever)

  • Resolver problemas

  • Atender à necessidades de mercado

EXPLORATÓRIA

  • EXPLORATÓRIA

    • Caracteriza-se pelo desenvolvimento e esclarecimento de idéias, com objetivo de oferecer uma visão panorâmica, uma primeira aproximação a um determinado fenômeno que é pouco explorado.
    • Ela busca aproximação de um tema e visa criar maior familiaridade em relação a um fato ou fenômeno explorando-o.

Geralmente querem saber o que está acontecendo, fazem perguntas, avaliam o problema sob uma nova luz. Geralmente, mas não necessariamente são qualitativas. Permitem uma primeira aproximação de um problema para criar familiaridade.Esse tipo de pesquisa também é denominado pesquisa de base, pois oferece dados elementares que dão suporte para a realização de estudos mais aprofundados sobre o tema.

    • Geralmente querem saber o que está acontecendo, fazem perguntas, avaliam o problema sob uma nova luz. Geralmente, mas não necessariamente são qualitativas. Permitem uma primeira aproximação de um problema para criar familiaridade.Esse tipo de pesquisa também é denominado pesquisa de base, pois oferece dados elementares que dão suporte para a realização de estudos mais aprofundados sobre o tema.
    • Em geral é feita com pesquisa bibliográfica + entrevistas.

DESCRITIVA

  • DESCRITIVA

    • Objetiva escrever as características de um objeto de estudo. Dentre esse tipo de pesquisa estão as que atualizam as características de um grupo social, nível de atendimento do sistema educacional, como também aquelas que pretendem descobrir a existência de relações entre variáveis. Nesse caso, a pesquisa não está interessada no porquê, nas fontes do fenômeno; preocupa-se em apresentar suas características.
    • É feita na forma de levantamentos ou observações sistemáticas do fato/fenômeno/processo escolhido

Ela descreve, observa e registra o fenômeno, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los.

    • Ela descreve, observa e registra o fenômeno, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los.
    • Proporcionam a descrição das características de determinada população ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis
    • Distribuição por idade, sexo, procedência, escolaridade; opinião, atitudes e crenças

EXPLICATIVA

  • EXPLICATIVA

    • Ela explica, se ocupa dos porquês de fatos/fenômenos que preenchem a realidade, isto é, com a identificação dos fatores que contribuíram ou determinaram ocorrência.
    • Aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas ( identificação dos fatores que determinam a ocorrência) ou a forma que ocorre

  • EXPERIMENTAL

    • Consiste em experimentar, fazer experiência
    • Fato/fenômeno/processo da realidade é reproduzido de forma controlada, com objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele sejam produzidos
    • Experimentos são geralmente feitos por amostragem – conjunto significativo que compõem a amostra
    • Os resultados válidos para uma amostra, por indução, são válidos também para o universo

Refere à manipulação controlada de eventos, de modo a produzir observações que confirmam ou rejeitam uma ou mais teorias ou hipóteses rivais.

    • Refere à manipulação controlada de eventos, de modo a produzir observações que confirmam ou rejeitam uma ou mais teorias ou hipóteses rivais.
    • Ocorre num meio especialmente criado para estudar os objetos da pesquisa.
    • Qualquer espaço dedicado ao trabalho experimental é um laboratório

EX-POST-FACTOS

  • EX-POST-FACTOS

    • A partir dos fatos passados
    • Verificar relações entre as variáveis
    • Não se trata exatamente de um experimento, posto que o pesquisador não tem controle sobre as variáveis

Exemplo...

  • Exemplo...

    • “ se em determinada região existem duas cidades com aproximadamente o mesmo tamanho, o mesmo tempo de fundação e características sócio-culturais semelhantes e numa delas se instala uma indústria, as modificações que aí se produzirem poderão ser atribuídas a esse fato, já que a presença da indústria constitui o único fator relevante observado numa cidade e não na outra.”

LEVANTAMENTO

  • LEVANTAMENTO

    • Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas, cuja opinião se quer conhecer
    • Procedimento útil para pesquisas descritivas e exploratória
    • Análise quantitativa
    • Censo – quando recolhe informações de todos os integrantes do universo

Etapas:

    • Etapas:
      • Seleção da amostra
      • Aplicação de questionários, formulários ou entrevista
      • Tabulação dos dados
      • Análise com auxílio de ferramentas estatísticas

ESTUDO DE CASO

  • ESTUDO DE CASO

    • Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.
    • É adequado para:
      • Explorar situações da vida real;
      • Descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação;
      • Explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas

PESQUISA-AÇÃO

  • PESQUISA-AÇÃO

    • Realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo
    • Indicada quando há interesse coletivo na resolução de um problema ou suprimento de uma necessidade

Envolvimento participativo ou cooperativo dos pesquisadores e demais participantes no trabalho de pesquisa

    • Envolvimento participativo ou cooperativo dos pesquisadores e demais participantes no trabalho de pesquisa
    • Utiliza-se de outros procedimentos já descritos, tais como pesquisa bibliográfica, experimentos, etc.

  • BIBLIOGRÁFICA

    • “A Pesquisa bibliográfica é fundamentada nos conhecimentos de biblioteconomia, documentação e bibliografia; sua finalidade é colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu a respeito do seu tema de pesquisa.” (PÁDUA, 2004)

Requer conhecimento de termos técnicos e sinônimos

    • Requer conhecimento de termos técnicos e sinônimos
    • Imprescindível para qualquer pesquisa científica
    • Registrar e organizar os dados bibliográficos referentes aos documentos obtidos e empregados na pesquisa científica
    • Objetivos: desvendar, recolher e analisar as principais contribuições sobre um determinado fato, assunto ou idéia

DOCUMENTAL

  • DOCUMENTAL

    • A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. A diferença essencial entre ambas está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa.

“Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, 2000)

    • “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, 2000)

  • QUALITATIVA

    • Preocupa-se com a compreensão, com a interpretação de fenômenos que não se pode quantificar, como por exemplo, sentimentos, crenças, valores.

As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito.

    • As pesquisas qualitativas são exploratórias, ou seja estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito.
    • Fazem emergir aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea.
    • São usadas quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação

QUANTITATIVA

  • QUANTITATIVA

    • Explanação das causas, por meio de medidas objetivas, testando hipóteses, utilizando-se basicamente da estatíticas.
    • Nas pesquisas sociais utilizam instrumentos estruturados (questionários).
    • Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são mais concretos e, conseqüentemente, menos passíveis de erros de interpretação.

CAMPO

  • CAMPO

    • Tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com a população pesquisada. A pesquisa de campo é aquela que exige do pesquisador um encontro mais direto. Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao espaço onde o fenômeno ocorre – ou ocorreu – e reunir um conjunto de informações a serem documentadas

LABORATÓRIO

  • LABORATÓRIO

    • O Pesquisador cria um meio-ambiente artificial.
    • Tem controle sobre as variáveis, pois ele as criou.
    • Faz testes

  • FIM

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