Aula 07 - Mapas de Riscos

Aula 07 - Mapas de Riscos

Aula 07: Mapas de Riscos

A Corcomo fator de Segurança •Tem influencia no USO e no CONSUMO

•Podem ser usadas como forma de: •Conforto visual

•Indicação técnica

Mapa de Risco

É uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho,

Capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.

(sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial)

Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)”.

Mapa de Risco Mapa de Risco

1.Identificação dos riscos; 2.Levantamento e sistematização dos processos a.Fluxograma de produção; b.Descrição dos equipamentos e instalações; c.Descrição dos produtos, materiais e resíduos; d.Descrição das equipes de trabalho; e.Descrição das atividades desenvolvidas;

f.Grupo de risco x Fontes x Sintomas x Doenças de trabalho / acidentes;

3.Representação gráfica

4 Passos Básicos para montar o mapa de Risco:

1º) PASSO: Reunião com os funcionários para fazer a tempestade de idéias (Brainstorm); 2º) PASSO: Elaboração da Tabela de Controle;

3º) PASSO: Montagem do Mapa de Risco. 4º) PASSO: Revisão do Mapa de Risco.

4 Representação de Mapa de Risco

Exemplos de Mapa de RiscoExemplos de Mapa de Risco

Dificuldade ?Dificuldade ?

A maior dificuldade das empresas no mapeamento dos riscos ambientais, está na falta de capacidade, informação e subsídiosde capacidade, informação e subsídios técnicos para identificar, avaliar e controlar técnicos para identificar, avaliar e controlar os riscos existentes dentro de seus os riscos existentes dentro de seus processo produtivos. processo produtivos.

OOs s MAPAS DE RISCOMAPAS DE RISCO, devem ser refeitos a , devem ser refeitos a cada gestão da CIPAcada gestão da CIPA..

•Para fazer o Lay-out.

––Dica: Utilizando ferramentas de desenho no Word ou Dica: Utilizando ferramentas de desenho no Word ou

Powerpoint, inserir linhas e na opção formatar auto forma Powerpoint, inserir linhas e na opção formatar auto forma definir o tamanho.definir o tamanho.

•Para inserir círculos

––Dica: Utilizando ferramentas de desenho (auto formas) no Dica: Utilizando ferramentas de desenho (auto formas) no

Word ou Powerpoint, inserir círculos e semicírculos e na Word ou Powerpoint, inserir círculos e semicírculos e na opção formatar auto forma definir o tamanho e a cor.opção formatar auto forma definir o tamanho e a cor.

Benefícios Para a empresa:Para a empresa:

Facilita a administração da prevenção de Facilita a administração da prevenção de acidentes e de doençasacidentes e de doençasdo trabalho;do trabalho;

Ganho da qualidade e produtividade;Ganho da qualidade e produtividade;

Aumento de lucros diretamente;Aumento de lucros diretamente;

Informa os riscos aos quais o trabalhador está Informa os riscos aos quais o trabalhador está expostos, cumprindo assim dispositivos legais.expostos, cumprindo assim dispositivos legais.

BenefíciosBenefícios Para os trabalhadoresPara os trabalhadores

Propicia o conhecimento dos riscos que Propicia o conhecimento dos riscos que podem estar sujeitos os colaboradores;podem estar sujeitos os colaboradores;

Fornece dados importantes relativos a Fornece dados importantes relativos a sua saúdesua saúde;;

Conscientiza quanto ao uso dos Conscientiza quanto ao uso dos EPIEPIs.s.

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