Capitulo 92

Peugeot

Bosch Monomotronic MA 3.1

Peugeot 106 / 106 Soleil

Como funciona o Sistema

Código de falhas por piscadas

Como zerar a unidade central

Aterre o pino 2 do conector de diagnósticos por 10 segundos e repita novamente o ação para confirmação.

Após faça o jumper para conferir a ordem de reset de memoria.

O sistema Bosch Monomotronic é um sistema monoponto isto quer dizer que tem somente uma válvula injetora possui sistema de alto diagnóse que é reconhecida a falha através de códigos de piscadas.Que podem ser contadas através do código de piscadas da lampada de defeito no painel do veculo .

CódigoSignificados

11Fim de seqüência 12Começo da seqüência 13Sensor de Temperatura do ar de admissão

14Sensor de temperatura da água 15Bomba de Gasolina 18Bomba de resfraiador do turbo 21Sensor de posição da borboleta 22Motor de passo 23Válvula de controle de ar de marcha-lenta 25Válvula solenóide de entrada variável (L) 26Válvula solenóide de entrada da variável (C) 27Sensor de velocidade do veiculo 31Sonda Lambada 32Controle automático de mistura 33Sensor de pressão do coletor de admissão (map) 34Válvula de Canister 35Interrruptor de abertura total da borboleta 36Sensor de resistência do aquecedor da sonda lambada 41Sensor de rotação 42Injetorses de Combustível 43Controle do sensor de rotação 44Sensor de detonação 45Função de comando da Bobina 47Regulagem da pressão do turbo

51Sensor de Oxigênio 52Função de regulação de riqueza 53Tansão da bateria 54 ECU 55Resistor de ajuste de CO 56 Anti-arranque codificado 57Função de comando da bobina 2 58Função de comando da bobina 3 59Função de comando da Bobina 4 61Válvula de rgulagem do turbo 62Sensor de Detonação 2 63Sensor de oxigenio 2 64Controle de mistura B 65Sensor do comando de válvulas 71injetor 1 72Injetor 2

Busca de Falha Pelo Sintoma

73Injetor 3 74Injetor 4 75Injetor 5 76Injetor 6 79Sensor MAP 81Relé da bomba de gasolina 82Injetor 83Motor de regulagem da marcha lenta 84Válvula de Canister

85Relé do compressor de refrigeração 95

97 Sinal de consumo de carburante

96Sinal de velocidade do motor

Motor de partida vira mas não pega ou pega com dificuldade

1.Teste de centelha 2.Sistema de combustível 3.Sensor de Temperatura da Água 4.Sistema de ignição 5.Fusíveism e relés do sistema de injeção e da bomba. 6.Compressão/Vácuo 7.Sensor de Rotação

Motor pega ,mas morre em seguida

1. Sensor temperatura de água 2.Sensor de rotação 3.Atuador de marcha lenta

Problemas com Marcha- Lenta

(rotação,gases de escape, etc).

1. Sistema de Ignição 2.Atuador de marcha-lenta 3.Sonda lambada 4.Bomba de combustível 5.Válvula de Injetora

6.Compressão/Vácuo 7.Sensor de Temperatura do ar

Má retomada de aceleração

1.Sistema de ignição 2.Válvula injetora 3.Sistema de Combustível 4.Sonda lambda 5.Sensor de tempearatura do ar 6.Sensor de temperatura da água 7.Sensor de Posição da borboleta 8.Válvula termostática 9.Compressão/Vácuo

Motor com falha temporária (motor reteia/hesita)

1.Sistema de combustível 2.Sonda lambada 3.Sistema de ignição 4.Válvula injetora 5.Sensor de rotação

Motor corre quando o carro pára

1. Carga da bateria 2.Sonda lambda 3.Atuador da Marcha-Lenta 4.Circuitos de vácuo 5.Sensor de posição da borboleta

Motor falha (ignição , injeção)

1.Sistema de Combustível 2.Sonda Lambada 3.Potênciometro da Borboleta 4.Válvula injetora 5. Sistema de ignição

Consumo de Combustível muito elevado

1.Sistema de combustível 2.Sistema de ignição 3.Sistema de arrrefecimento 4.Sensor de temperatura da água

Esquema elétrico Peugeot Soleil

5.Válvula injetora

Baixa potência do motor com carga máxima

1.Sistema de ignição 2.Compressão/Vácuo 3.Válvula Injetora 4.Sensor de Posição da borboleta

5.Sistema de combustível

Motor continua funcionando após desligado

1. Sistema de Combustível

2.Compressão/Carbonização

Motor aquece muito

1.Sistema de Ignição 2.Barra termostática/Sistema de arrefecimento 3.Índice de CO / sonda lambada 4.Sensor de temperatura da água compreção a vácuo

Dificuldade de partida com motor frio

1.Sistema de combustível 2.Compressão /Vácuo 3.Conexão ao terra da bateria e do motor 4.Entrada falsa de ar 5.Sensor de temperatura da água 6.Atuador da marcha lenta 7.Sensor de temperatura do ar

Dificuldade de partida como o motor quente

1.Sensor de temperatura da água 2.Conexão ao terra da bateria e do motor 3.Entrada falsa de ar 4.Sistema de combustível 5.Atuador de marcha-lenta 6.Sensor de Temperatura do ar 7.Compressão/vácuo

Motor detona bate pino

1.Combustível 2.Compressão/vávuo/carbonização 3.Ssitema de ignição 4.Sensor de rotação

Esquema elétrico - Pegeut 106 Esquema elétrico - Pegeut 106

01-Como testar Sensor temperatura da Água

Resistênciado enrolamento primário0,6 a 0,8Ω
Resitência do enrolamento secundário7,5 K a 8,5 KΩ
Tensão de Alimentação12V

MEDIDAS DO SISTEMA Bobinas de Ignição

Tensão de alimentação5 V
Resistência Motor Frio0,7k a 3,0kΩ

Sensor de Temperatura do ar

Tensão de Alimentação5V
Resistência motor Frio700 a 3000Ω
Resitência do Motor Quente175 a 230Ω

Sensor de Temperatura da água

Resistência do inrolamento350 a 500 (20° C)
Resistência do inrolamento14 a 16Ω
Resistência do enrolamento40 a 60 Ω
Resistência de aquecimento2 a 3Ω

Tabela 02-Como testar o Sensor de temperatura do ar

Tabela 03-Como testar Sensor de Oxigênio-Sonda lambada

TESTANDO 1-PONTA DE PROVA no fio 1336, ligado ao pino 26 da ECU - negativo-.

2-MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro no fio 1235, que esta ligado ao pino 25 da Unidade central compare com a temperatura da tabela abaixo.

3-MULTITESTE DIGITAL modo voltimetro no fio 1235, que esta ligado ao pino 25 da Unidade central compare com a temperatura da tabela abaixo.

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio 1342 ligado ao pino 26 da ECU - negativo-.

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltimetro no fio 1243, compare com a tabela abaixo.

04-Como testar sensor de Rotação 05-Como testar Sensor da Posição da borboleta

1- Motor funcinando, PONTA DE PROVA no fio 123, ligado ao terminal 9 do relé duplo - positivo (+) 12V.

2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio M133 da sonda ligado ao terra - negativo.

3-Ignição desligada, desconectar a sonda do chicote.Com o MULTITESTE DIGITAL medir resistência de aquecimento da sonda - resistência de 2 a 3Ω .

4-Motor funciona, PONTA DE PROVA no fio 131 da sonda ligado ao pino 10 da ECU - Negativo

5-Motor funciona e aquecido, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro, no fio 130 da sonda ligado ao pino 26 da ECU.Acelere o motor várias vezes - Tensão deve ficar oscilando entre 0,1 V e 0,8 V.

1-Ignição desligada, desconectar o sensor do chicote, com o MULTIMETRO DIGITAL, modo ohmímetro, medir resistência do sensor - resistência de 350 a 500Ω (a 20°).

2-Conectar o sensor ao chicote. Instalar o MULTITESTE digital com a garrafa gafanhoto no fio 132 (Ligado ao pino 30 da ECU).Selecionar no MULTITESTE DIGITAL tensão altenada dar partida no motor - Deve indicar um valor entre 3,0 e 5,0 vac na partida.

Tabela 1 Tabela 2

06)-Como testar Sensor de Velocidade

1-Ignição ligada, PONTA DE PROVA no fio 1351 (ligado ao pino 26 da ECU) -negativo - .

2-Ignição ligada, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro, no fio 1350 ligado ao pino 12 da ECU - Tensão de 5,0 V ± 5%.

3- Ignição ligada, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no 1353 fio ligado ao pino 29 da ECU. Gire lentamente o eixo da borboleta até o final - As leituras devem estar de acordo com a tabela 1. A variação de tensão entre Fechada e Aberta deverá ser linear.

4-Ignição ligada, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio 1351 ligado ao pino 26 da ECU. Gire lentamente o eixo da borboleta até o final - As leituras devem estar de acordo com a tabela 2.A váriação de tensão entre fechada e aberta deverá ser linear.

Posição da Borboleta Tensão (V) Borboleta Fechada0,2 a 0,7 V Borboleta aberta4,4

Posição da Borboleta Tensão (V) Borboleta Fechada1,9 a 2,2 V Borboleta 1/3 em diante4,0 a 5,0 V

07 -Como testar Válvuala Injetora 106

08-Como testar Válvula Injetora Peuget 106 Soleil:

09 - Motor de passo - Controle da Marcha Lenta Teste do interruptor da marcha lenta

1- PONTA DE PROVA no fio M138 ligado ao terra - negativo -. 2- PONTA DE PROVA no fio 1221 ligado 12 V +positivo+.

3- Ignição ligada, motor parado, Levantar uma das rodas dianteiras do veículo. Ponta de prova no fio 1360 ligado ao pino 9 da ECU. Girar a roda - Os leds devem piscar enquanto a roda girar.

1- PONTA DE PROVA no fio 1311 led verde deve piscar. 2-PONTA DE PROVA no fio 1211 led verde deve piscar. 3- PONTA DE PROVA no fio 1311 + positivo 12V +.

4-MULTITESTE DIGITAL modo ohmímero, medir resistência da válvula injetora - Resistência de 14 a 16Ω.

1-PONTA DE PROVA no fio 1310 ligado ao relé duplo +Positivo + 12 V

2- PONTA DE PROVA no fio 1211 ligados ao pino 17 ECU . Dê partida no motor -Led Verde pisca durante partida ou com motor funcionamento.

3-MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir resistência da válvula injetora - Resitência de 14 a 16Ω.

16- Teste do atuador de marcha-lenta 10-Como testar Bobina de Ignição

1-PONTA DE PROVA no fio M122 ligado ao pino 14 da ECU - Negativo-

2-PONTA DE PROVA no fio 1230 ligados ao pino 31 ECU -Negativo-, com o pedal do acelerador em repouso e os dois led's acesos pisando levemente no pedal do acelerador.

1-PONTA DE PROVA nos fios 1240 ligado ao pino 15 da ECU e 1241 ligado ao pino 33da ECU - deve variar de positvo para negativo conforme varia a rotácão de marcha lenta do motor.

2-Ignição ligada, motor parado. Retire o conector do atuador de marcha-lenta e meça sua resitência entre os pinos ligados aos terminais 15 e 3 da ECU - Deverá ser de 3 a

3- Ignição ligada, motor parado. PONTA DE PROVA no fio 1222 ligado ao terminal 5 do relé -Positivo +.

4-Ignição ligada, motor parado.MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio 1231 (ligado ao pino 24 da ECU. Tensão de aproximadamente 10,5V.

5-Ignição ligada, motor funcionando, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio 1231 ligado ao pino 24 da ECU. Tensão de aproximadamente 0,5 V.

1- Como testar Bomba e Circuito de Combustível Bomba funcionando teste de pressão do sistema

1-Cenetelhador colocado na bobina.Dar partida no motor Centelhador forte (mínimo 2 cm ) durante a partida.

2-PONTA DE PROVA no fio1226 ligado ao Relé Duplo +Positivo + (12V) durante a partida e/ou com o motor funcinando.

3-PONTA DE PROVA no fio 110 ligado ao terminal 1 da ECU e fio 113 (106) / 1 (106 Soleil) ligado ao terminal 20 da unidade central .Ignição ligada motor funcionando o led verde deve piscar cotinuamente com o motor ligado .

4-MULTITESTE DIGITAL no modo homímetro, medir resistência do primário entre o fio 1226 os fio s ligados aos pinos 1 e 20 da unidade central e do secundário da bobina

(entre as saidas para as velas )- primário : 0,6 a 0,8ΩSecundário: 7,5 kΩ a 8,5 K

1-PONTA DE PROVA no fio 121 da bomba.Dar partida no motor + Positivo + 12V durante partida.

2-PONTA DE PROVA no fio M121 da bomba - Negativo-.

12-Como testar Válvula de Canister

13-Como testar aquecedor de corpo de borboletas ( somente 106 Soleil) 14-Como testar o Relé Duplo

1-Pressurizar o sistema : Ignição desligada, retire o conector da bomba e dê partida no motor por alguns segundos .Após despressurizadar , reinstale o conector .Instalar manômetro na linha de entrada de combustível.Dar partida no motor - Pressão de aproximadamente 1,0 bar com motor fucnionando.

2-Motor funcionando, feche a válvula de passagem.A pressão deve subir até 2 bar e permanecer constante.

1-PONTA DE PROVA nos fio ligado ao relé duplo. Dar partida no motor - positivo + 12V durante a partida e/ou com o motor funcionando.

2-Ignição desligada, desconectar a válvula do chicote . Com MULTITESTE DIGITAL , medir a resistência elétrica entre os terminais da válvula - Resistência entre os terminais da válvula - Resistência entre 40 e 60Ω.

3-MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio 1232 ligado ao pino 5 da ECU . Acelere o motor algumas vezes . Leitura deve oscilar entre 0 e 6 vcc por alguns instantes.

TESTANDO 1-PONTA DE PROVA no fio m227 do aquecedor -negativo-. 2-PONTA DE PROVA no fio 1227 do aquecedor - Positivo + (12 V).

3- Ignição desligada, desconecte o aquecedor do chicote .Com o MULTITESTE DIGITAL ohmímetro medir a resitência elétrica entre os terminais do aquecedor - 3 a 5

15-Alimentação da Unidade Central

TESTANDO 1-PONTA DE PROVA nos terminais 8 e 1 do relé .+positivo+. 2-PONTA DE PROVA nos terminais 2,10 e 14 do relé . +Positivo +.

3- PONTA DE PROVA no terminal 7 e 10 do relé . Dê partida no motor -Negativo- durante partida ou com motor funcinando.

4-PONTA DE PROVA no terminal 7 e 10 do relé.Dê partida no motor - Negativo- durante partida ou com o motor fucnioando.

Peugeot 106 Soleil:

TESTANDO 1- PONTA DE PROVA nos fios ligados ao pino 37 e pino 18 da ECU - Positivo +. 2-PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 2 e 19 -Negativo-.

TESTANDO 1-PONTA DE PROVA nos fios ligados ao pino 37 e pino 18 da ECU - Positivo +. 2-Ignição desligada, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 2 e 19 -Negativo-.

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