(Parte 1 de 6)

Página 1 Matérias > Inglês > Verbos

Verbos

Verbo é a palavra que denota uma ação ou um estado. A morfologia do verbo, em Inglês, é mais rica do que a morfologia do substantivo (considerando que não existe frase sem verbo), pois ele (o verbo), diz o que o sujeito está fazendo ou o que está sendo feito para o sujeito, mesmo se este sujeito não estiver fazendo nada.

Sendo assim, podemos dizer que há quatro declinações que podem ser utilizadas com os verbos em Inglês: 1 – s : indica terceira pessoa do singular do presente: Robert plays cards every day. 2 – ed : indica o passado do verbo: He played cards yesterday. 3 – en: indica o particípio passado : She has eaten two apples already. 4 – ing: indica o particípio presente: I am learning English. Categorias do verbo Os verbos são categorizados em cinco tipos (de acordo com o que os precede): 1. verbos intransitivos: aqueles que não possuem objeto: I smoke. 2. Verbos transitivos: aqueles que precisam de um objeto: I eat bread. 3.Verbos bitransitivos: aqueles que possuem dois objetos (direto e indireto): She asked me for a pen. 4. Verbos de ligação: o que precede o verbo está relacionado ao sujeito: We are students.

5. Verbos transitivos complexos: o que precede o objeto relaciona-se com o próprio objeto: I considered the plan a waste of time.

Página 2 Matérias > Inglês > Verbos

Matérias > Inglês > Verbos file:///C|/Alan/10emtudo/Ingles/html_ingles_total.htm (1 of 34) [15/10/2001 16:15:13]

Tempos e Aspectos verbais

Aspecto simples: O aspecto simples se refere aos eventos completos, inteiros, que não possuem desenvolvimento ou mudança no decorrer de sua ação (ao contrário do progressivo, o qual se relaciona à eventos incompletos e imperfeitos, passíveis de mudanças no decorrer de sua ação).

O aspecto simples engloba os seguintes tempos verbais: Presente simples

Usamos o presente simples quando falamos de situações cotidianas, permanentes; ou sobre eventos que ocorrem regularmente, todos os dias:

I read the newspaper every morning.
It is a wonderful day.
I love flowers.

Outras situações em que usamos o presente simples: 1. Verdades universais: Water boils at 100 degrees centigrade. Brazilians love feijoada. 2. Quando usamos o verbo “be” (e outros verbos) para indicarmos estado: There is a lake near my house. I know Ms. Keinne. 3. Para expressarmos futuro: I have a party next week. 4. Para indicarmos ações presentes (isto geralmente se aplica para explicações de procedimentos): Now I add three spoons of butter to the mixture... 5. Para nos referirmos à fatos citados em obras literárias: “ So she looks at him and goes away.”

*Não se esqueça que, ao conjugarmos o verbo na 3º pessoa, precisamos acrescentar o –s ou o –es, dependendo da estrutura do verbo: *

I study. - He/She/It studies. They/We/You work. - She works.

*Ao fazermos perguntas ou frases negativas, devemos usar o do/does:

Matérias > Inglês > Verbos file:///C|/Alan/10emtudo/Ingles/html_ingles_total.htm (2 of 34) [15/10/2001 16:15:13]

I/You/We/They dont study. - negação
He/She/It doesnt study.

Do I/You/We/They study? - pergunta Does He/She/It study?

Página 3 Matérias > Inglês > Verbos

Passado simples

O passado simples, assim como o presente simples, expressa ações completas, as quais, provavelmente, não sofrerão mudanças em seu desenvolvimento. A diferença é que o passado simples dá uma idéia de ação remota, distante, afastada do “agora”.

No caso dos verbos regulares, o passado simples terá sua terminação em -ed
I readDid you read? I didn´t read.
She wroteDid she write? She didn´t write.
We sawDid we see? We didn´t see.

I studied English last year. I worked at that Company last year. I stopped smoking. Já no caso dos verbos irregulares, a terminação do passado simples não é em –ed. I wrote a letter to my friend last week. I went to the cinema with my boyfriend yesterday. I saw John a few days ago. Em perguntas e em sentenças negativas, usamos did/didn´t + infinitivo do verbo (read/write etc.): Atenção ao usar o “do” como verbo principal:

What did you do yesterday?

I/He/She/Itwas/wasn´t

O passado do verbo “be” será was/were: Matérias > Inglês > Verbos file:///C|/Alan/10emtudo/Ingles/html_ingles_total.htm (3 of 34) [15/10/2001 16:15:13]

Was/wasntI/He/She/It?
Were/werentWe/You/They?

We/You/They were/ weren´t E na pergunta será: Como podemos perceber, não usamos o “did” em perguntas e negações feitas com o “was/were”: “I was in a hurry because they were late.” “Was she fine when you were at her house?”

Página 4 Matérias > Inglês > Verbos

Presente progressivo

Nós usamos o presente progressivo quando queremos dizer que estamos realizando uma ação que ainda não está terminada: Eu já comecei a ação no passado, mas eu ainda não a acabei.

“Wheres your mother?”“Shes washing the car.”

Geralmente, a ação está acontecendo no momento da fala: Im doing my homework now. Are they dancing at the party? No entanto, a ação pode não estar acontecendo exclusivamente no momento da fala: “Im working on a project at the moment.”

O falante não está trabalhando no momento da fala, mas ele já começou a trabalhar no projeto em algum lugar do passado e ainda não o concluiu.

Também usamos o presente progressivo ao falarmos sobre coisas que andam acontecendo (hoje/ esta semana/ esta manhã, etc):

“ She is writing a letter to her friend today.” “ Are you working this week?” “ The level of the ocean is rising very fast.”

(Note que no presente progressivo a ação ainda não está terminada, pois ele serve, também, para expressar situações temporárias.)

Matérias > Inglês > Verbos file:///C|/Alan/10emtudo/Ingles/html_ingles_total.htm (4 of 34) [15/10/2001 16:15:13]

Página 5 Matérias > Inglês > Verbos

Passado progressivo

O passado progressivo é indicado para expressar que alguém estava fazendo alguma coisa em um determinado momento. A ação já havia começado, mas ainda não havia sido terminada:

“What were you doing yesterday night?” “I was walking on the street when a dog barked at me.”

Note que no 2º exemplo, usamos o passado progressivo e o passado simples na mesma frase (was walking/barked): esta estrutura indica que algo aconteceu enquanto a ação estava ocorrendo. Também podemos usar este tipo de construção quando queremos enfatizar que uma ação ocorreu imediatamente após a outra:

·Eu já estava assistindo ao filme quando Ed entrou no cinema.
·O filme começou depois que Ed entrou no cinema.

“ I was driving my car on the road when I saw Mary.” Agora, compare: “ When Ed came into the cinema, I was watching the film.” “ When Ed came into the cinema, the film started.”

No entanto, há alguns verbos que nunca são usados na forma progressiva; ou seja, mesmo que a idéia seja de continuidade, o verbo deve ser usado no seu aspecto simples:

Rememberbelieve seem understand prefer need mean depend suppose
consistwant hate realise contain love know like belong

Assim:

“There are too many people at this party: I dont like it!” e não “I´m not liking it”.

Página 6

Matérias > Inglês > Verbos file:///C|/Alan/10emtudo/Ingles/html_ingles_total.htm (5 of 34) [15/10/2001 16:15:13]

Matérias > Inglês > Verbos

Presente perfeito

O presente perfeito é formado com have/has + particípio passado do verbo principal. Este tempo verbal descreve uma ação que aconteceu num tempo indefinido, desconhecido do passado:

I/You/We/They have workedShe/He/It has worked.

I have read that book. (não há um tempo mencionado) They have gone to New York.

Note que, ao usarmos o presente perfeito, a ação tem sempre uma ligação com o “agora”, muito embora ela tenha acontecido no passado:

We met her, but weve forgotten her name. (nós esquecemos do nome dela agora, embora a tenhamos conhecido no passado).

Também usamos o presente perfeito para dar uma informação nova ou recente:

(Parte 1 de 6)

Comentários