200 questões fisiologia humana

200 questões fisiologia humana

(Parte 1 de 7)

BIOEXERCÍCIOS FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA CARDIORESPIRATÓRIO 01) (FUVEST-2007) As figuras abaixo ilustram um experimento realizado por William Harvey, cientista inglês do século XVII, que desvendou aspectos importantes da circulação sanguínea humana. Harvey colocou um torniquete no braço de uma pessoa, o que fez certos vasos sanguíneos tornarem-se salientes e com pequenas protuberâncias globosas (Fig. 1). Ele pressionou um vaso em um ponto próximo a uma protuberância e deslizou o dedo em direção à mão (de O para H na Fig. 2) de modo a espremer o sangue. O vaso permaneceu vazio de sangue entre O e H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida.

a) 1. Que vasos sanguíneos estão mostrados nos desenhos do experimento de Harvey? a) 2. Por que eles se tornaram salientes com a colocação do torniquete? b) Por que o vaso permaneceu vazio, entre a protuberância O e o ponto H, enquanto a pressão sobre esse último ponto foi mantida?

02) (FUVEST-2007 1ª Fase) O gráfico abaixo mostra a variação na pressão sanguínea e na velocidade do sangue em diferentes vasos do sistema circulatório humano.

Qual das alternativas correlaciona corretamente as regiões I, I e II do gráfico com o tipo de vaso sanguíneo?

I I II a) artéria capilar Veia b) artéria Veia Capilar c) Artéria Veia Artéria d) Veia Capilar Artéria e) Veia Artéria capilar

03)(MACK-2007) Num infarto, células do músculo cardíaco morrem. Em casos mais graves, há necessidade da colocação de uma ponte de safena. Esse procedimento consiste: a) na colocação de um fragmento de um vaso retirado da perna no coração para que o sangue volte a circular. b) na substituição de parte da arteira aorta, diminuindo a pressão com que o sangue sai do coração. c) no transplante de células retiradas do músculo da perna, que substituirão a parte morta do músculo cardíaco. d) na implantação de um dispositivo que aumente o diâmetro dos vasos que trazem sangue ao coração. e) na colocação de uma válvula artificial para impedir o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio.

04) (PUC-Minas -2007) O gráfico apresenta os resultados da medida de gás carbônico (CO2) liberado por dois diferentes animais (A e B), em função da temperatura ambiental a que foram submetidos.

Analisando os resultados de acordo com seus conhecimentos, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O animal B é classificado como ectotérmico, e seu metabolismo se beneficia do aumento da temperatura ambiental dentro de determinados limites. b) O organismo do animal A trabalha para que sua temperatura corporal se mantenha a despeito da variação da temperatura ambiental.

c) O animal B aumenta a liberação de CO2 como forma de perder calor e melhor se adaptar ao aumento da temperatura. d) Em baixas temperaturas, o animal A normalmente apresenta maior consumo de nutrientes do que o animal B.

05) (PUC-Minas -2007) Precisamos respirar a cada minuto de nossas vidas, mas não nos preocupamos com a nossa necessidade de respirar e nem mesmo pensamos sobre isso freqüentemente. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA. a) Respirar é uma função controlada pelo sistema nervoso, podendo ser afetada pelo sistema endócrino. b) O aumento da freqüência respiratória normalmente está acompanhado pelo aumento da taxa circulatória. c) A hematose é um processo contínuo podendo ser favorecida pelo aumento da freqüência respiratória. d) O padrão de respiração ajusta-se facilmente em coordenação com outras atividades, como falar e comer.

06) O termo "aterosclerose" (Gr. atheros-papa) foi criado por Marchand, em 1904, para descrever a esclerose (endurecimento) arterial, que era acompanhada de depósitos gordurosos nas artérias. De todas as formas de esclerose arterial, a aterosclerose é a mais importante, posto que as placas fibroateromatosas, que a caracterizam, podem levar à oclusão (fechamento ou entupimento) do vaso e à instalação de várias síndromes graves, como o infarto do miocárdio, má circulação cerebral e gangrena de membros inferiores. Sobre as artérias e os processos mencionados, é INCORRETO afirmar: a) A artéria coronária alimenta o músculo cardíaco e lhe fornece sangue arterial, mesmo de seu lado direito. b) Toda artéria conduz sangue arterial impulsionado pela contração cardíaca e direcionado pelas válvulas cardíacas. c) A perda de elasticidade das artérias pode acarretar alterações na pressão mínima e máxima e sobrecarregar o coração. d) É considerado fator favorecedor da aterosclerose o excesso de partículas LDL, que transportam grandes quantidades de colesterol no plasma sangüíneo.

07) (PUC - RIO 2007) Quando sobem montanhas muito altas, indivíduos, principalmente aqueles com pressão sanguínea alta e que vivem no nível do mar, apresentam sangramento no nariz. Isto é causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos na mucosa nasal. Esta ruptura de vasos sanguíneos nesta situação é causada por: a) aumento da pressão externa do ambiente em relação à pressão sanguínea do corpo. b) diminuição da concentração de oxigênio atmosférico em grandes altitudes. c) aumento da concentração de oxigênio atmosférico em grandes altitudes. d) diminuição da pressão externa do ambiente em relação à pressão sanguínea do corpo. e) aumento da concentração de gás carbônico atmosférico em grandes altitudes.

08) (UEL-2007) Assinale a alternativa correta. Na pequena circulação ou circulação pulmonar dos mamíferos, o sangue oxigenado flui: a) Do ventrículo esquerdo do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. b) Do ventrículo direito do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. c) Dos pulmões ao átrio direito do coração através das veias pulmonares. d) Dos pulmões ao átrio esquerdo do coração através das veias pulmonares. e) Dos pulmões ao ventrículo direito do coração através das artérias brônquicas.

09) (UFPA) A respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extraírem a energia química armazenada nos alimentos e a sua utilização nas diversas atividades metabólicas do organismo . Uma das etapas desse processo engloba o mecanismo de trocas gasosas entre as células e o meio ambiente. Sobre esse aspecto, responda; a) Nos organismos mais simples como esponjas , os celenterados , os platelmintos e os asquelmintos , onde e como ocorre as trocas gasosas ? b) Nos mamíferos , inclusive o homem , em que estrutura pulmonar ocorre as trocas gasosas ? Explique como se processa esse fenômeno.

10) Examine as afirmativas abaixo, relativas à respiração humana: I - Ela é responsável pela absorção de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2) . I - O feto humano respira através de brânquias enquanto está na bolsa amniótica e, a partir do oitavo mês, as brânquias se transformam em

c) I e IV

pulmões. I - O sangue se utiliza dos glóbulos brancos para transportar o oxigênio, pois estes aumentam bastante a capacidade do sangue de transportar gases. IV - O ar penetra pelo nariz e passa pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde se dá a troca dos gases. Estão corretas somente as afirmativas: a) I e I b) I e II d) I, I e IV e) I, II e IV

a) I e I
c) I, I e II

1) A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Nela o ar entra e sai dos pulmões graças à contração do diafragma. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem: I - Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce aumentando o volume da caixa toráxica. I - Quando a pressão interna na caixa toráxica diminui e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões. I - Durante a expiração, o volume toráxico aumenta, e a pressão interna se torna menor que a pressão do ar atmosférico. IV - Quando o diafragma relaxa, ele reduz o volume toráxico e empurra o ar usado para fora dos pulmões. Assinale as opções corretas: b) I, II e IV. d) I, I e IV. e) Todas.

12) (UFPA-PSS3/2004) A prática de um exercício extenuante altera os níveis fisiológicos normais do organismo. Nos seres humanos, pode ocorrer uma elevação de até 2.0% na taxa metabólica de um corredor de maratona. Quando nos exercitamos, as células musculares passam a respirar mais, produzindo, assim, maior quantidade de energia para a contração dos músculos. Este aumento metabólico leva a um aumento do ritmo respiratório e o indivíduo fica ofegante. Explique como o aumento da respiração celular atua na regulação do ritmo respiratório.

13) (FUVEST 2000 - 2a Fase) Em condições normais, nem todo o gás oxigênio transportado pelo sangue é liberado nos tecidos corporais; um pouco dele continua retido nas moléculas de hemoglobina.

No entanto, um aumento da temperatura ou uma queda do pH faz com que a hemoglobina libere uma quantidade adicional de gás oxigênio. a) Explique a relação entre atividade muscular e aumento de temperatura. b) Explique a relação entre atividade muscular e queda de pH. c) Explique de que maneira o comportamento da hemoglobina, descrito no texto, pode ser benéfico para músculos em atividade intensa.

14) Em um caso surpreendente de um paciente que tomava soro via parenteral, a agulha de soro desprendeu-se e, após ter percorrido os vasos sangüíneos, o coração e a artéria pulmonar, foi encontrada alojada no pulmão. Considere o esquema abaixo e apenas o trajeto da agulha no coração para responder os itens:

a)Cite o número e o nome da cavidade cardíaca pela qual a agulha passou primeiro: b)Cite o número e o nome da válvula pela qual a agulha passou para o ventrículo: c)Cite o nome da contração ventricular que, ao bombear o sangue, possibilitou a passagem da agulha ao pulmão: d)No trajeto da agulha, qual foi o papel da estrutura indicada pelo número VIII?

15) (UFRA-2004) A contração e descontração das aurículas e ventrículos do coração constituem o que se chama de ciclo cardíaco. Assinale o(s) vaso(s) que chega(m) à aurícula direita do coração humano: a) artéria pulmonar b) artéria pulmonar e veia pulmonar c) veias cava inferior e superior d) veias pulmonares e) veias coronárias

16) (UNICENTRO) O esquema mostra o coração humano em vista frontal.

A partir da análise da ilustração, em relação à circulação no homem, pode-se afirmar: a) O sangue, impulsionado pela contração do ventrículo esquerdo, segue para os pulmões através do vaso indicado por 1. b) A sístole atrial e a sístole ventricular ocorrem simultaneamente no ciclo cardíaco. c) O sangue proveniente dos pulmões chega ao coração através da artéria pulmonar, representada por 2. d) A sístole ventricular promove a abertura das válvulas atrioventriculares, favorecendo o retorno do sangue aos átrios. e) O sangue, pela circulação sistêmica, chega ao coração pelas veias cavas, representadas por 3.

18) (FUVEST/2002) Algumas crianças nascem com um defeito no coração denominado comunicação interventricular, ou seja, uma comunicação entre os dois ventrículos. a) Faça um esquema do coração humano, indicando suas câmaras e como normalmente elas se comunicam. Represente nele a comunicação interventricular. b) Que conseqüência imediata o defeito traz para a circulação sangüínea da criança? c) Qual grupo de vertebrados tem a estrutura normal do coração semelhante à de um coração humano com a comunicação interventricular?

19) (FUVEST/2004) A figura abaixo esquematiza o coração de um mamífero.

a) Em qual das câmaras do coração, identificadas por A, B, C e D, chega o sangue rico em gás oxigênio? b) Em qual dessas câmaras chega o sangue rico em gás carbônico? c) Qual dos vasos, identificados por I, I, II e IV, leva sangue do coração para os pulmões? d) Qual desses vasos traz sangue dos pulmões?

20) (FUVEST/2004) Na figura, as curvas mostram a variação da quantidade relativa de gás oxigênio

(O2) ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2 (PO2), em pH 7,2 e pH 7,4.

Por exemplo, a uma PO2 de 104 m Hg em pH 7,4, como a encontrada nos pulmões, a hemoglobina está com uma saturação de O2 de cerca de 98%.

a) Qual é o efeito do abaixamento do pH, de 7,4 para 7,2, sobre a capacidade de a hemoglobina se ligar ao gás oxigênio? b) Qual é a porcentagem de saturação da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade metabólica, em que a PO2 do sangue é de 14 m Hg e o pH 7,2, devido à maior concentração de gás carbônico (CO2)? c) Que processo celular é o principal responsável pelo abaixamento do pH do sangue nos tecidos com alta atividade metabólica? d) Que efeito benéfico, para as células, tem o pH mais baixo do sangue que banha os tecidos com alta atividade metabólica?

21) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto referente ao esquema abaixo, que representa a pequena circulação.

O vaso sangüíneo de número 1 chama-se _ e transporta sangue _ O vaso sangüíneo de número 2 chama-se _ e transporta sangue _ a) artéria aorta - arterial - veia pulmonar - venoso b) artéria pulmonar - arterial - veia pulmonar - venoso c) veia cava - venoso - artéria aorta - arterial d) veia pulmonar - arterial - artéria pulmonar - venoso e) veia cava - venoso - artéria pulmonar – arterial

2) -(UNESP) A figura refere-se a um esquema simplificado do sistema circulatório de um mamífero.

De acordo com o esquema, é correto afirmar que: a. a estrutura I representa a artéria aorta, que conduz sangue arterial a partir do ventrículo direito do coração. b. a estrutura I representa as veias cavas, que transportam sangue venoso ao átrio direito. c. a estrutura I indica as veias pulmonares, que conduzem sangue venoso a partir do ventrículo direito. d. a estrutura IV refere-se à artéria pulmonar, que leva sangue arterial ao átrio esquerdo. e. nas estruturas I e I as taxas de O2 e CO2 sofrem profundas alterações, quando o sangue passa pelo coração, e este fenômeno denomina-se hematose.

23) Durante o almoço, Guilherme observou que a garçonete que trabalhava no restaurante estava grávida e usava meias elásticas. O professor falou que talvez fosse recomendação do médico para evitar que as pernas ficassem inchadas. As meias diminuem o inchaço nas pernas porque: a) reduzem o funcionamento das válvulas venosas. b) ajudam a passagem de sangue nas artérias. c) facilitam o retorno de sangue para o coração. d) diminuem a chegada de sangue nas pernas.

24) (Unitau) Em relação ao sistema circulatório humano, são feitas as seguintes afirmativas: I - No coração, o sangue que penetra na aurícula esquerda é arterial e chega através das veias pulmonares. I - O coração envia sangue venoso aos pulmões através das artérias pulmonares, que saem do ventrículo esquerdo. I - Através da artéria aorta, o sangue chega ao ventrículo esquerdo de onde é distribuído para todo o corpo. Indique a alternativa correta:

a) todas são verdadeiras. b) somente I e I são verdadeiras. c) somente I e II são verdadeiras. d) somente I é verdadeira. e) somente I é verdadeira.

25) (Unesp) Considere o coração de um mamífero, por exemplo, o do homem. a) Qual das quatro cavidades apresenta parede mais espessa? b) Por quê?

26) (Cesgranrio) Ao observarmos a circulação humana, quando comparamos artérias e veias, podemos afirmar que: a) veias conduzem sempre sangue carbonado, assim como as artérias sempre possuem sangue oxigenado. b) veias levam sangue do coração para os tecidos, e as artérias trazem sangue dos tecidos para o coração. c) artérias e veias apresentam grande número de válvulas que impedem o retorno do sangue ao coração. d) o grau de elasticidade do tecido muscular liso presente em artérias e veias é o mesmo. e) a pressão do sangue nas veias é mais baixa que nas artérias.

(Parte 1 de 7)

Comentários