Apostila de Musculação (com Foto)

Apostila de Musculação (com Foto)

(Parte 1 de 14)

C A P T A Ç Ã O E R E T E N Ç Ã O D E C L I E N T E S

Organização : Prof. Amauri Marcello

Prescrição de Exercícios para o Fitness Cardiorespiratório e controle do Peso

I N D I C E p. 04

Prescrição de Exercícios para a melhora da Força e Endurance Muscular

p. 05

Prescrição de Exercícios para Flexibilidade

p. 06

Recomendações práticas para o atendimento e orientação na musculação

p. 07

Nomenclatura dos Exercícios na Musculação

p. 09

Recomendações Básicas para Prescrição do Treinamento de Flexibilidade

p. 1

Prescrição do treinamento de atividades aeróbias: Prof. Rodrigo Henrique

p. 14

Programas Variados de musculação

p. 17

Recomendações ao colocar os clientes nos aparelhos de musculação na primeira aula

p. 18

Recomendações por aparelhos para exercícios de musculação e dicas básicas de correção .. p. 19

Amplitude de movimento ideal nas diversas lesões do joelho

p. 25

Metodologia A!Body Tech de Avaliação do Treinamento

p. 26

Netto

Single Set x Multiple sets: Últimas Evidências para soluções das controvérsias: Prof. Eduardo p. 26

Suplementos Dietéticos e Performance

p. 28

Conduta obrigatória do professor em sala em 5 Passos

p. 31

com estrutura corporativa, como a A!Body Tech

Cronograma de Metodologia de Trabalho do Professor de Educação Física em Academias p. 32

Cliente ou Aluno? O que fazer para mantê-lo!

p. 3

Perfil do profissional que uma academia precisa para o seu aprimoramento e crescimento

p. 36

O que o Marketing e a Venda tem com o Professor de educação Física

p. 37

O nosso atendimento também depende de você Cliente

p. 40

Redes de clientes: Você deve e tem que montar a sua!

p. 42

Os 10 pontos da Retenção em academias de ginástica

p. 43

Técnica de Aderência a Atividade Física na Academia e Retenção de Clientes

p. 45

O que as empresas tem a lhe ensinar?

p. 47

Como fazer um tour de visita. Você também deve mostrar e vender a academia

p. 48

Programa de Atividades A!Body Tech

p. 52

Histórico recente das academias

p. 56

Programa de premiação anual A!Body Tech Excellence

p. 57

Os diferenciais A!Body Tech Leblon

p. 58

Bibliografia resumida

p. 59

Anexos

p. 61

Caro(a) profissional A!Body Tech,

Felizmente hoje, a A!Body Tech atingiu o status de Líder de Mercado na Indústria do Fitness, não apenas no

Rio de Janeiro mas em todo o Brasil.

palavras que caraterizam os nossos profissionais

Esta posição de destaque permite-nos fazer uma seleção muito rigorosa dos profissionais que trabalham na empresa. Hoje o nosso profissional tem de estar inserido no modelo corporativo em que nós funcionamos. Carisma, bom currículo acadêmico, formação constante, prescrição de treinamento com bases cientificas, atendimento muito forte, são

Por isso, os nossos parabéns por estar conosco!!!

É com grande satisfação que lhe apresentamos a nossa apostila de musculação. Ela foi totalmente revisada, atualizada, e contém vários assuntos e temas do seu interesse.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou discorde de algum tema contido na apostila, não hesite em me procurar. Alguns temas aqui abordados ás vezes parecem um pouco repetidos mas se complementam pois foram escritos isoladamente e em períodos diferentes, mas organizados em seqüência lógica. O importante é que temos uma metodologia na musculação exclusiva, consistente, inovadora e com bases científicas, que fazem do nosso trabalho único e de qualidade.

Gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram como os professores: Alberto Caldas, André Albuquerque,

Eduardo Netto, Guilherme Noira, Luciana Neder, Ricardo Lallo, Rodrigo Henrique e Roberto Rodrigues, além dos coordenadores de unidades e programas que através de conversas e reuniões tanto me estimularam e incentivaram neste importante trabalho.

uma equipe de professores de tão alto nível. Mas não esqueça que ainda temos muito que crescer e avançar
Estamos no caminho certo e vamos continuar avançando!

Leia a apostila atentamente, e para encerrar, gostaria de expressar a minha satisfação em poder trabalhar com

Atenciosamente,

Prof. Amauri Marcello Diretor da Rede de Academias A!Body Tech Club

Rio de Janeiro, julho de 2005.

Recomendações de quantidade e qualidade de exercícios para o desenvolvimento e manutenção da flexibilidade, capacidade cardiorespiratória e muscular de adultos saudáveis. ACMS, 1998 Position Stand

Prescrição de Exercícios para o Fitness Cardiorespiratório e controle do Peso

A intensidade do treinamento aeróbio deve ser de 5/65% a 90% da freqüência cardíaca máxima. 35/65% F.C. podem ser usados para a prescrição do treinamento de pessoas sedentárias ou que tenham um nível de adesão ao exercício baixo. Indivíduos mais bem condicionados necessitam treinar em intensidades mais fortes. Pode-se também usar a escala de Borg (moderado, forte e muito forte) que tem uma grande correlação entre a prescrição pelo VO2 máx, e freqüência cardíaca máxima.

Somente 15% a 25% (dependendo do estudo e população) dos americanos adultos participam de programas de condicionamento físico com o mínimo de freqüência semanal e duração recomendados pelo ACMS. No Brasil não deve ser diferente.

Entre 10 a 20 semanas de treinamento, 25 a 35% dos adultos que iniciam atividades físicas param. A duração ideal é de 20 a 60 minutos de trabalho contínuo ou em sessões diárias de no mínimo 10 minutos (2 é o mínimo). Sessões curtas (20 a 30 min) podem ser feitas em alta intensidade enquanto sessões longas (mais de 30 min) podem ser feitas em baixa intensidade. Exercícios em alta intensidade prejudicam a adesão aos exercícios e propiciam maior caso de lesões músculo-esqueléticas, apesar de terem grandes beneficios fisiológicos.

FCMÁX : 220- idade. Fórmula simples e prática, mas deve estar associada a um outro parâmetro como a TEP para melhor correlação. Apresenta um desvio padrão de 10 a 12 batimentos/min para cima e para baixo. Ou seja se a FC MÁX de um indivíduo for 130, ela pode ser 142 ou 112 batimentos/min.

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