(Parte 3 de 9)

3.2.2 Lado Oposto. Soldas do outro lado da junta deverão ser representadas pela colocação do símbolo de solda acima da linha de referência (ver 3.1.1).

3.2.3 Ambos Lados. Soldas de ambos lados da junta deverão ser representadas colocando-se os símbolos de solda tanto abaixo como acima da linha de referência.

3.2.3.1 Símbolos de Soldas Simétricas. Se os símbolos de solda usados, em ambos lados da linha de referência, tiverem eixos de simetria que são perpendiculares à linha de referência, então estes eixos dos símbolos deverão estar diretamente alinhados através da linha de referência. Soldas descontínuas intercaladas são exceção.

3.2.3.2 Símbolos de Soldas Não Simétricas. Se os símbolos de solda usados em ambos os lados da linha de referência tiverem falhas no eixo de simetria perpendiculares à linha de referência, então os lados esquerdos dos símbolos de solda deverão estar alinhados através da linha de referência. Soldas descontínuas intercaladas são exceção.

3.3 Orientação de Símbolos Específicos de Solda. Símbolos de solda filete, chanfro em bisel, chanfro em J, e chanfro em bisel curvado deverão ser desenhados com a perna perpendicular sempre à esquerda.

3.4 Quebra da Seta. Quando apenas um membro da junta é para ter o chanfro em bisel, ou em J, a seta deverá ter uma quebra, e deverá apontar em direção àquele membro (ver figura 6). A seta não precisa ser quebrada se for óbvio qual membro é para ter o chanfro em bisel ou em J. A seta não deverá ser quebrada se não houver preferência para qual membro deverá ter o chanfro em bisel ou em J.

Figura 6 - Aplicações de Quebra de Seta para Símbolos de Soldagem (cont.)

weld cross sectionsymbol weld cross section symbol
(seção da solda)(símbolo) (seção da solda) (símbolo)
(A) arrow side (lado seta)(B) other side (outro oposto)
weld cross sectionsymbol
(seção da solda)(símbolo)

(C) both side (ambos lado) Figura 6 - Aplicações de Quebra de Seta para Símbolos de Soldagem

3.5 Símbolos de Solda Combinada. Para juntas que necessitem de mais que um tipo de solda, um símbolo deverá ser usado para especificar cada tipo de solda. (ver figura 7)

Figura 7 - Combinação de Símbolos de Solda (cont.)

weld cross sectionsymbolweld cross section symbol
(seção da solda)(símbolo) (seção da solda) (símbolo)
(A) back or backing, single -J-Groove and fillet weld(B) double-bevel-groove and fillet weld
symbols(símbolos de solda com solda lado raizsymbols (símbolos de solda de chanfro
ou contra-solda, chanfro em J simples e solda filete)em bisel duplo e filete simples)
weld cross sectionsymbolweld cross section symbol
(seção da solda)(símbolo) (seção da solda) (símbolo)
(C) single-bevel-groove and double fillet weld(D) double-square-groove and double fillet
symbols (símbolos de solda de chanfro emweld symbols (símbolos de solda de
bisel simples e filete duplo)chanfro quadrado duplo e filete duplo)

Figura 7 - Combinação de Símbolos de Solda

3.6 Linhas com Setas Múltiplas. Duas ou mais setas podem ser usadas com uma única linha de referência para apontar locais onde soldas idênticas são especificadas (ver figuras 9(A) e 10).

3.7 Linhas de Referência Múltiplas

3.7.1 Sequência de Operações. Duas ou mais linhas de referência podem ser usadas para indicar uma sequência de operações. A primeira operação é representada na linha de referência mais próxima da seta. Operações subsequentes são representadas seqüencialmente nas outras linhas de referência.

3ª operação

operação
1ª operação

3.7.2 Dados Suplementares. A cauda das linhas de referência adicionais pode ser usada para especificar dados suplementares à informação do símbolo de soldagem.

3.7.3 Símbolos de Solda de Campo e Em Toda Volta. Quando necessário, o símbolo de solda- (ou ensaio) em toda volta deverá ser colocado na junção entre a seta e a linha de referência para cada operação que seja aplicável. O símbolo de solda de campo pode também ser aplicado no mesmo local.

UT = ensaio por ultrasom

3.8 Símbolo de Solda de Campo. Soldas de campo (soldas não efetuadas na fábrica ou no local da construção inicial) deverão ser representadas acrescendo-se o símbolo de solda de campo. A bandeira deverá ser colocada em ângulo reto, e em ambos lados, com a linha de referência na junção com a seta (ver anexo B3.8).

3.9 Extensão de Soldagem Denotada por Símbolos

3.9.1 Continuidade de Solda. A menos que especificado em contrário, os símbolos de soldagem deverão denotar soldas contínuas.

3.9.2 Mudanças de Direção de Soldagem. Os símbolos somente se aplicam entre quaisquer mudanças na direção de soldagem, ou até a extensão do hachurado ou das linhas de cota (ver figura 8), exceto quando o símbolo de solda em toda volta for usado (ver figura 9(B), (C), (D) e (E)). Símbolos de soldagem adicionais ou de setas múltiplas deverão ser usados para representar as soldas necessárias para quaisquer mudanças de direção. Quando for desejável usar setas múltiplas num símbolo de soldagem, as setas deverão ser originadas a partir de uma única linha de referência (ver figura 9(A)) ou a partir da primeira linha de referência no caso de um símbolo com linha de referência múltipla. Ver anexo B3.9.2 para aplicações envolvendo tubulação quadrada e retangular.

welds (soldas)symbols (símbolos) welds (soldas) symbols (símbolos)

Figura 9 - Representação da Extensão de Soldagem (cont.)

welds (soldas)symbols (símbolos)

(A) welds with abrupt changes in direction (soldas com mudanças bruscas de direção)

welds (soldas)symbol (símbolo) welds (soldas) symbol (símbolo)

Figura 9 - Representação da Extensão de Soldagem (cont.)

welds (soldas) symbol (símbolo) (B) application of weld-all-around symbol (aplicação do símbolo em toda volta)

A
A
welds (soldas)(Seção A-A) symbol (símbolo)

Section A-A (C) weld in several planes (solda em diversos planos)

weld cross sectionsymbol
(seção da solda)(símbolo)

(D) edge weld with weld-all-around symbol (solda de aresta com símbolo de solda em toda volta) seal weld

(solda estanque) 1/8

symbol (símbolo) weld (solda)

(E) seal weld (solda estanque) Figura 9 - Representação da Extensão de Soldagem

3.9.3 Membros Ocultos. Quando a soldagem de um membro oculto (linha tracejada) é a mesma daquela para um membro visível (linha cheia), pode-se representar conforme mostrado abaixo. Se a soldagem de um membro oculto é diferente daquela de um membro visível, informação explícita para a soldagem de ambos deverá ser especificado. Caso necessário, ilustrações ou vistas auxiliares deverão ser providenciadas para efeito de clarificação.

2 cantoneiras

típico para ambas cantoneiras

3.9.4 Representação da Localização de Solda. Uma solda, cujo comprimento seja menor que o comprimento disponível da junta, e cuja localização seja importante, deverá ser representada no desenho (ver figura 8(C).

welds (soldas)

simbols (símbolos)

(A) -combined intermittent and continuous welds (one side of joint) - (soldas combinadas intermitentes e contínuas (um lado da junta) welds (soldas)

simbols (símbolos)

(B) -combined intermittent and continuous welds (both sides of joint) - soldas combinadas intermitente e contínua (ambos lados da junta)

Figura 8 - Representação de Localização e Extensão de Soldas Filete (cont.)

(soldas)(símbolos)

welds simbols (C) -welds definitely located (soldas com localização determinada)

weldssimbols
(soldas)(símbolos)

(C) -welds approximately located (soldas aproximadamente localizadas)

Figura 8 - Representação de Localização e Extensão de Soldas Filete

3.9.5 Não Representação de Localização de Solda. Uma solda, com um comprimento menor que o comprimento disponível da junta, e não crítica com relação à localização, pode ser representada sem indicação da localização, conforme mostrado na figura 8(D).

3.10 Símbolo de Solda em Toda Volta

3.10.1 Soldas em Planos ou Direções Múltiplas. Uma solda contínua, se do tipo combinada ou única, estendendo-se à volta de uma série de juntas interligadas, pode ser representada pela adição de símbolo em toda volta na junção da seta com a linha de referência. A série de juntas pode envolver diferentes direções e pode estar em mais que um plano (ver figura 9(B), (C), (D), (E) e o Anexo B.3.10.1).

3.10.2 Soldas Circunferenciais. Soldas estendendo-se à volta da circunferência de um tubo são excluídas do requisito no que se refere a mudanças de direção e não necessitam do símbolo em toda volta para se representar uma solda contínua.

3.1 Cauda do Símbolo de Soldagem

3.1.1 Soldagem e Representação de Processos Congêneres. A soldagem e processos congêneres a serem usados podem ser representados pela colocação na cauda do símbolo de apropriadas designações abreviadas extraídas da tabela 1.Um sufixo auxiliar da tabela 4 pode ser usado. As tabelas 1 e 4 estão no final desta norma; não traduzimos as tabelas 2 e 3 originais em inglês por se tratarem de abreviaturas em sequência alfabética, e por a tabela 1 não apresentar dificuldade de localização de qualquer processo de soldagem e processos congêneres.

(Parte 3 de 9)

Comentários