Apostila Normas ABNT

Apostila Normas ABNT

(Parte 1 de 3)

NORMAS DA ABNT

1. ESTRUTURA DO TRABALHO

Estrutura

Elemento

Pré-textuais

Capa (obrigatório)

Folha de rosto (obrigatório)

Errata (opcional)

Folha de aprovação (obrigatório)

Dedicatória (opcional)

Agradecimentos (opcional)

Epígrafe (opcional)

Resumo na língua vernácula (obrigatório)

Resumo em língua estrangeira (obrigatório)

Sumário (obrigatório)

Lista de ilustrações (opcional)

Lista de abreviatura e siglas (opcional)

Lista de símbolos (opcional)

Textuais

Introdução

Desenvolvimento

Conclusão

Pós-textuais

Referências bibliográficas (obrigatório)

Apêndice (opcional)

Anexo (opcional)

Glossário (opcional)

1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Capa

Ordem de apresentação das informações sobre o trabalho:

  1. nome do autor;

  2. título;

  3. subtítulo, se houver;

  4. local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;

  5. ano de depósito (entrega).

Exemplo:

Anna Clara Alves Bueno

PARA AONDE VAI O JORNALISMO NO SÉCULO XXI

Universidade Anhembi Morumbi

São Paulo

2004

Folha de Rosto

Ordem de apresentação das informações:

  1. nome do autor;

  2. título;

  3. subtítulo, se houver;

  4. natureza (tese, dissertação e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;

  5. nome do orientador e, se houver, do co-orientador;

  6. local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;

  7. ano de depósito (entrega).

Exemplo:

Anna Clara Alves Bueno

PARA AONDE VAI O JORNALISMO NO SÉCULO XXI

Projeto Experimental apresentado no Curso de Comunicação Social da Universidade Anhembi Morumbi como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo.

Orientador: Prof. João Carlos Gonçalves

Universidade Anhembi Morumbi

São Paulo

2004

Errata

Elemento opcional, que consiste em uma lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguida das devidas correções. Apresenta-se quase sempre em papel avulso ou encartado, acrescido ao trabalho depois de impresso. A errata, se houver, deve ser inserida logo após a folha de rosto, da seguinte maneira:

ERRATA

Folha Linha Onde se lê Leia-se

32 3 publicacao publicação

Folha de aprovação

Deve conter:

  1. nome do autor;

  2. título;

  3. subtítulo, se houver;

  4. local e data de aprovação;

  5. nome e assinatura dos membros componentes da banca.

Exemplo:

Anna Clara Alves Bueno

PARA AONDE VAI O JORNALISMO NO SÉCULO XXI

Banca Examinadora

_________________________

_________________________

_________________________

Universidade Anhembi Morumbi

São Paulo

2004

Dedicatória

O autor, se quiser, presta homenagem ou dedica seu trabalho.

Agradecimentos

O autor, se quiser, dirige-se àqueles que contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho.

Epígrafe

O autor, se quiser, apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

Resumo na língua vernácula

Consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. Deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Constitui-se de uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras.

Sumário

Consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, acompanhado do respectivo número da página.

Lista de ilustrações

Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo número da página. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros).

Lista de abreviaturas e siglas

Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo.

Lista de símbolos

Deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

1.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

Introdução

Parte inicial do texto, da qual devem constar:

  • delimitação do assunto tratado;

  • objetivos da pesquisa;

  • outros elementos necessários para situar o tema do trabalho (justificativa, por exemplo).

Desenvolvimento

Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.

No Relatório Técnico do TCC de Jornalismo, aqui na Anhembi Morumbi, devem constar do desenvolvimento do projeto os seguintes elementos:

INTRODUÇÃO

Tema e delimitação, objetivos e justificativa

I.METODOLOGIA

    1. Métodos e técnicas de pesquisa

    2. Análise de dados (questionário, se houver)

    3. Cronograma

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Pesquisa bibliográfica realizada para o trabalho. O texto deve ser apresentado seguindo as normas da ABNT.

  1. ESTRUTURA DO PROJETO (LIVRO-REPORTAGEM, JORNAL, REVISTA...)

    1. definição conceitual (enxuta) do produto;

    2. descrição do produto (incluindo perfil do público-alvo, linguagem e formato);

    3. viabilidade do produto (incluindo custos).

CONCLUSÃO

Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.

1.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Referências

Consistem em um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificação individual, conforme a NBR 6023, mesmo mencionados em notas de rodapé.

Apêndice

Consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo:

APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias totais aos quatro dias de evolução

Anexo

Consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivos títulos. Exemplo:

ANEXO A – Representação gráfica de contagem de células

Glossário

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