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Guias e Dicas
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Comunicação através da redação de documentos oficiais, Notas de estudo de Enfermagem

COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS

Tipologia: Notas de estudo

2010
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Compartilhado em 02/11/2010

Egberto_Ludghério
Egberto_Ludghério 🇧🇷

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Baixe Comunicação através da redação de documentos oficiais e outras Notas de estudo em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! CURSO GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS Profa. Jéssica Jeórgia OFÍCIO UTILIZAÇÃO: para comunicação, mas não estritamente, entre órgãos do serviço público. DETALHES: • Cada ofício deve conter um único assunto. • A numeração dos ofícios recomeça a cada ano. • A paragrafação pode seguir o estilo americano (sem entradas de parágrafo), ou estilo tradicional. a) TIMBRE: impresso no alto do papel. b) NÚMERO: cerca de 3 linhas do timbre, e à esquerda da folha. Escreve-se: Ofício nº na margem esquerda, seguido do número do ofício com os algarismos do ano. Se houver mais de um órgão autorizado a emitir ofícios, coloca-se a sigla do órgão antes do número. MODELO DE OFICIO PARA PATROCÍNIO À (empresa ou órgão) (departamento, se conhecido) Ref. Apoio / Patrocínio Vimos pelo presente expor e solicitar a Vossa Senhoria apoio para o (nome do evento) a ser realizado no dia (dia) de (mês) de (ano), no (informar o local de realização). O evento vai proporcionar (descrever todos os benefícios e a visibilidade alcançada pelo evento a ser patrocinado, seja na TV, rádio, jornais ou pela quantidade de participantes). Anexo a este ofício, segue projeto do evento, programação e cotas de patrocínio, que podem ser alteradas conforme acordo entre as partes. Certos de que poderemos contar com seu importante apoio, nos colocamos à disposição no aguardo da resposta. Atenciosamente, (assinatura) (nome completo) (instituição, se for o caso) (endereço e telefones de contato) localidade MODELO DE OFÍCIO – deve ser feito em papel timbrado da Unidade São Paulo,........ de ........................... de 2010. Ofício nº .........../2010 Assunto: Pedido de autorização Prezado Senhor, A (nome da entidade), inscrita no CNPJ nº (informar), com sede à (endereço), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria solicitar autorização para realização de (informar o evento) na (endereço onde ocorrerá o evento) em (data e horário do evento). O evento se destina à (informar a que se refere o evento, qual seu objetivo, qual o público esperado e outras informações relevantes). Certos do deferimento do pedido, aguardamos a autorização. Atenciosamente, ....................................... (assinatura e carimbo) Ilmo. Sr. Valderlei Fontes Silva Dirigente Regional de Ensino São Paulo-SP (4)............................Sem mais que se apresenta no momento (11), subscrevemo-nos (12) Atenciosamente _______________________________ (13) Tiago Almeida Diretor Comentários sobre o modelo antigo 1. Elimina-se a preposição "A", desnecessária no caso. 2. Elimina-se o endereço do destinatário, uma vez que ele consta do envelope. 3. Suprimem-se os dois pontos na invocação. 4. Não é necessário marcar o parágrafo. Basta deixar espaço duplo vertical, indicando-o. 5. Retirar a expressão "em resposta", porque o destinatário sabe que se está respondendo a algo. 6. Suprime-se o número 10, uma vez que a palavra dez já está mencionada. 7. Expressão desnecessária. 8. A data em que o título foi encaminhado é um dado desnecessário. 9. Dispensa-se a expressão próximo passado, porém dentro do próprio mês, é aconselhável. 10. "...para providências cabíveis..." é uma expressão desnecessária, considerada como tapa-margem. A margem direita da carta comercial não precisa ser uniforme. 11. Um fecho óbvio como este é desnecessário, pois, se houvesse algo mais, seria acrescentado à carta. Há secretárias que consideram pouco caso do emissor a falta do fecho. 12. Expressão desnecessária, porque está implícita no final. 13. Não se usa mais a pauta para a assinatura do remetente. MODELO NOVO A carta ficaria assim: TIMBRE Rua X - Porto Alegre - caixa postal, 47 ...... Porto Alegre, 6 de novembro de 1995. (A) Fernando de Barros & Cia. Ltda. (B) Prezados senhores (C) À solicitação feita pelo escritório de V.Sas., representado, em nossa cidade, pelo Sr. Marcelo Silveira, informamos que seguiram, via aérea, dez caixas dos medicamentos pedidos. Comunicamos que a duplicata no. 086013 foi encaminhada ao Departamento de Cobrança.(D) Atenciosamente(E) Tiago Almeida (F) Diretor MODELO DE CARTA COMERCIAL **Timbre** DRH 123/08 (departamento e contagem deve ser reiniciada a cada ano) Cidade, XX de maio de 2008. Ref.: assunto tratado na carta (opcional). Senhor Diretor Informamos a vossa senhoria que será oferecido, no dia 21 de agosto de 2008, curso sobre segurança no trabalho. Assim, solicitamos a liberação de todos os funcionários da diretoria. Atenciosamente, Fulano de tal, Diretor de Recursos Humanos. Anexo: Programação do curso. MEMORANDO Este documento é uma forma de comunicação escrita entre unidades dentro de uma empresa ou instituição. O memorando pode ser usado por unidades administrativas de mesmo nível hierárquico ou de níveis diferentes. Seu uso é eminentemente interno. Não é tão formal quanto a carta comercial ou ofício, mas também não pode ser tão informal a ponto de ser mandados por eles abraços e beijos. "É um modo de comunicar políticas, decisões e instruções. Na atualidade, quando há uma rede de lojas ou repartições públicas, o memorando é passado como fac-símile (fax). Difere da carta comercial e do ofício por ter circulação limitada ao âmbito da empresa, enquanto que a carta e o ofício destinam a interesses externos, a clientes, consulentes, representantes, fornecedores, autoridades. Sua característica principal é a agilidade (tramitação rápida e simplicidade de procedimentos burocráticos). Observações: a) Tratar um só assunto em cada memorando. b) A empresa ou repartição poderá ter um impresso próprio para memorando, com diagramação adequada, logotipo. c) O papel usado para qualquer tipo de memorando é o de meio-ofício. d) O destinatário dever ser mencionado pelo cargo que ocupa, nunca pelo nome. Ex.: De: Pró-Reitor de Administração Para: Diretora de Recursos Humanos Quando a empresa ou a repartição pública precisam de passar uma informação a vários destinatários, elas usam a circular. Seu texto é informal e direto, dispensa-se as formalidades. É reproduzida na quantidade necessária, por meio de mimeógrafo, xérox, telefax ou outro meio. É, portanto, correspondência multidirecional...", esclarecem ainda que "na circular não consta destinatário, pois ela não é unidirecional. O endereça-mento vai no envelope. Por outro lado, se um memorando, um ofício ou uma carta forem dirigidos multidirecionalmente, serão chamados de memorando-circular, ofício-circular e carta-circular". Modelo Indústria Gimenes S.A. Campinas - Jundiaí - Curitiba - Araçatuba Circular nº 36/95 Prezados funcionários Convidamos a todos e seus familiares para nossa "Festa Junina", no dia 30 próximo, a partir das 17h na Chácara São José. O transporte até o local será feito pelos ônibus que servem a empresa, cujo horário de saída será oportunamente divulgado. Para os que preferirem condução particular, encontra-se à disposição, nesta gerência, roteiro de percurso. Compareçam e participem das inúmeras atrações. Araçatuba, 15 de junho de 1996. Gerência de Relações Públicas REQUISIÇÃO A requisição é o documento por meio do qual se faz a solicitação ao departamento responsável para aquisição de determinados materiais necessários à atividade desenvolvida. Segue um modelo de requisição de compra de material: REQUISIÇÃO DE COMPRA (localidade), (dia) de (mês) de (ano). À: (departamento) Sr(a). (nome do(a) responsável) Venho por meio desta apresentar a lista de compra com os materiais necessários para execução das atividades do escritório no próximo mês, conforme previamente mencionado. Segue a lista: - Primeiro item; - Segundo item; - Terceiro item; - Etc. Atenciosamente, (assinatura) (nome e cargo) Requerimentos Requerimentos são instrumentos utilizados para os mais diferentes tipos de solicitações às autoridades ou órgãos públicos. A seguir, apresentamos um modelo, que pode ser adaptado para os diferentes casos. Nele, podemos observar as seguintes partes: NOME E QUALIFICAÇÃO DO REQUERENTE EXPOSIÇÃO E SOLICITAÇÃO PEDIDO DE DEFERIMENTO LOCALIDADE E DATA ASSINATURA MODELO DE REQUERIMENTO SOLICITAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE DISTRITO POLICIAL Exmo. Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Senhor Secretário, __(nome completo)___, brasileiro(a),__(estado civil)__, __(profissão)__, portador da Cédula de Identidade R.G. nº ___________, residente na Rua _____________, nº ______, Bairro de _________, cidade e Município de _______________, vem à presença de V.Exa. para expor e requerer o que segue: (Exemplo) Na localidade em que o requerente reside tem aumentado muito o número de assaltos, agressões e até mortes, dada a insegurança que passou a existir no local nos últimos tempos. Já não é possível transitar com o mínimo de tranqüilidade nem mesmo durante o dia. Diante do exposto, a fim de garantir a segurança dos moradores e facilitar o acesso à Polícia, requer a V.Exa. sejam adotadas as providências necessárias para a instalação de um Distrito Policial no bairro, bem como a presença ostensiva de policiamento. Pede Deferimento __________________________ Local/data _______________________ Nome/assinatura DECLARAÇÃO O Modelo de Declaração é utilizado quando se quer atestar / confirmar algum fato para garantir um direito a uma determinada pessoa. MODELO DA DECLARAÇÃO (timbre da empresa ou instituição com nome e endereço) D E C L A R A Ç Ã O Declaramos para fins de comprovação perante a UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Diretoria de Registros Acadêmicos, que _________________________ _______________________ estagiou nesta empresa, _______________________ (Departamento/Seção), cumprindo ___________horas, com o objetivo específico de efetuar o trabalho sob o título _____________________________________necessário para a obtenção do diploma de Bacharel em Administração. A seguir, uma breve descrição das atividades exercidas pelo aluno no período de estágio: (Data) ______________________ nome e assinatura cargo A declaração de trabalho é o documento por meio do qual uma empresa declara, para os fins devidos, de maneira formal, que uma determinada pessoa integra o seu quadro funcional. Segue abaixo um modelo de declaração de trabalho:
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