Monografia - Administração de Materiais (LOGÍSTICA)

Monografia - Administração de Materiais (LOGÍSTICA)

(Parte 1 de 6)

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E ESTOQUE NA EMPRESA ALUNO: RICHARD ROBERTO CAIRES RA:9085054

CIDADE : CAMPINAS-SP 2010

RICHARD ROBERTO CAIRES RA:9085054 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E ESTOQUE NA EMPRESA

CIDADE: CAMPINAS-SP 2010

Trabalho de Curso apresentado programa de Pósgraduação lato sensu em Administração e Negócios da Unip Interativa, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de especialista em Administração Geral

Orientador: Prof. Dr. Cristiane Betanho

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO GERAL CAMPINAS /2010

Este trabalho tem como objetivo descrever como é desenvolvida a logística empresarial e as áreas de administração de materiais dentro de uma organização. A logística de materiais em grandes empresas facilita o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, e fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável. É um tema de grande importância por estar ligado a lucratividade e sobrevivência da empresa num mundo globalizado e competitivo.

Para realização do trabalho foi realizada pesquisa na área de Logística, através de livros, papers, apostilas e internet.

Buscou-se informações sobre logística de materiais de empresas de grande porte e as principais ferramentas administrativas que compõe o escopo da administração moderna, buscando sempre a satisfação do cliente desde a aquisição de matérias primas até o produto final.

O resultado obtido através da pesquisa foi a identificação de que a globalização tem mudado drasticamente a forma de administrar as empresas. Multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

A importância deste estudo para o avanço da pesquisa de gestão organizacional é descrever o processo logístico e administração que se faz necessário em empresas no mundo e refletir que dentro de um processo complexo dentro da organização como um todo existem muitas vezes outras empresas, funcionários, colaboradores que precisam estar alinhados a filosofia da empresa que pretende se manter e se destacar no mercado competitivo.

A logística tornou-se fundamental com a globalização. Vê-se que feitos no mercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação de empregos em países com mão-de-obra de salários baixos em execução de serviços que não tem necessidade de alta qualificação. Com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagem competitiva no acesso de mercados regionais.

Conclui-se que a globalização é o fator fundamental que afeta todas as áreas da sociedade, principalmente o comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.

Funcionários precisam estar cada vez mais capacitados, pois a necessidade em processar informações ficou mais importante que a sua capacidade de trabalhar como operário graças a automação. O mundo esta todo interligado, onde crises financeiras afetam todos a nível mundial.

Palavras-chave: Administração. Logística. Cliente. Globalização

This paper aims to describe how it is developed business logistics and the areas of materials management within an organization. The logistics of materials in large enterprises facilitates the flow of products from the point of acquisition of raw materials to the point of consumption and information flows that put products on the move, getting adequate service levels to customers at a reasonable cost . It is a subject of great importance because it is linked to profitability and survival in a globalized and competitive.

To perform the work was carried out research in the area of Logistics, through books, papers, handouts and internet.

We tried to information on material logistics companies large and the main tools that make up the scope of modern management, always striving for customer satisfaction since the acquisition of raw materials to finished product.

The result obtained by the research was the identification that globalization has changed the way of managing companies. Multinational or transnational contributed to the realization of the globalization process, given that these companies carry out activities in different territories.

The importance of this study to advance research in organizational management to describe the process and logistics management that is required in companies in the world and reflect that in a complex process within the organization as a whole there are often other companies, officials, employees that need to be aligned with the philosophy of the company you want to stay and stand out in a competitive market.

Logistics has become central to globalization. It is seen that done in the labor market globalization are evident, with the creation of jobs in countries where labor-intensive low-wage service running that does not need highly qualified. With distributed among several countries, is to create a single product, where each company creates a part, is to create the same product in several countries to reduce costs and gain competitive advantage in access to regional markets.

We conclude that globalization is the key factor that affects all areas of society, especially international trade and freedom of movement, with different intensity depending on the level of development and integration of nations across the globe.

Staff need to be increasingly capable, as the need to process information was more important than the ability to work as a laborer through automation. The whole world is interconnected, where financial crises affect all the world.

Keywords: Administration. Logistics. Customer. Globalization

FIGURA1 – Logística internacional – Globalização6
FIGURA 2 – Atividade da distribuição física17
FIGURA 3 – Relação entre distância e tempo – Transportes20
FIGURA 4 – Transporte para abastecimento e atendimento a clientes23
FIGURA 5 – Curva ABC (Valor x Quantidade)31
FIGURA 6 – Software de controle estoque3

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. ERP – Enterprise resource planning GR WEB – Software de Controle Estoque - GR WEB de Aplicativos Comerciais MRP – Planejamento das necessidades de materiais SAP R/3 – Empresa alemã criadora do Software de Gestão de Negócios

INTRODUÇÃO1
1.1 Objetivos2
1.2 Procedimentos Metodológicos2
1.3 Estrutura do trabalho3
DEFINIÇÃO LOGISTICA5
2.1 Conceitos de logística7
2.2 Logística empresarial8
2.3 Missão Logística9
2.4 Custos10
2.5 Logística - Serviços1
2.6 Indicadores12
LOGÍSTICA INTEGRADA15
3.1 Distribuição Física17
3.2 Gestão de Transporte18
3.3 Logística Reversa23
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA ORGANIZAÇÃO25
4.1 Subsistemas Típicos26
4.2 Subsistemas Específicos27
4.3 Armazenamento de Material na Empresa28
4.4.1 Curva ABC30
4.6 Softwares de Gerenciamento e Controle de Estoque
ERP (Enterprise Resource Planning)
RESULTADOS E DISCUSSÃO38
CONCLUSÃO40

1 INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta conceitos relacionados à atividade logística e como esta atividade pode ser melhor compreendida e implementada em qualquer tipo e porte de organização.

O gerenciamento logístico tem a missão de planejar atividades necessárias sempre buscando níveis desejáveis dos serviços e qualidade com custos competitivos.

A logística é a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Para atender a satisfação do cliente a importância com a Qualidade Total dentro da Administração de Materiais deve ser contínua.

Para que possa ser gerenciada de forma integrada é muito importante que a logística seja tratada como um sistema, um conjunto de componentes interligados, que funcione de forma coordenada, com o objetivo de atingir um objetivo comum. Um movimento em qualquer um dos componentes de um sistema tem, em princípio, efeito sobre os outros componentes do mesmo sistema.

Com o mundo globalizado torna-se necessário que organizações se planejem de forma estratégica para poder se manter neste espaço competitivo. Ferramentas de TI para gerenciamento de informações se tornaram importantes dispositivos para empresas integrarem seus sistemas que antes não proporcionavam a confiabilidade e transparência que o mercado exige, gerenciando assim a organização de forma integrada conforme deve ser tratado à logística.

Um ponto de grande importância para todo sistema logístico é o comprometimento de todos os funcionários e pessoas ligadas ao trabalho de logística, independente da especialidade.

Os trabalhadores devem ter conhecimento básico da importância que a sua tarefa tem para o bom desempenho do processo no contexto geral.

Desafios são enormes dentro do gerenciamento logístico, mas um desafio que deve ser encarado com maior atenção é fazer a integração com os funcionários, mostrando como funções específicas estão ligadas entre si e que a atividade não acaba em si mesma, portanto a comunicação entre pessoas envolvidas é muito importante para que os resultados sejam positivos.

1.1 Objetivos

O objetivo deste trabalho é descrever a logística moderna e as áreas de administração de materiais dentro de uma empresa. Entender a logística de materiais em grandes empresas, que facilita o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, e fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável. Entende-se que a Qualidade visa o atendimento das necessidades do cliente continuamente.

Para uma boa administração de materiais, existem pontos importantes que serão descritos neste trabalho, como controle de estoques, preservação de material, alocação de material, curva ABC, classificação de materiais, inspeção de materiais, sistemas de gerenciamento ERP, entre outros pontos importantes que fazem parte do escopo da logística empresarial moderna que assume uma nova postura com o mundo globalizado.

1.2 Procedimentos Metodológicos

Para realização do trabalho foi realizada pesquisa na área de logística, Administração de

Materiais, através de livros, papers, apostilas e internet.

Foi estudado como é realizada a logística de materiais em grandes empresas e as principais ferramentas administrativas que compõe o escopo da administração moderna, buscando sempre a satisfação do cliente desde a aquisição de matérias primas até o produto final.

seus clientes

Vive-se hoje uma grande busca de mercado e maiores lucros entre as empresas a níveis mundiais, pois efeitos na indústria e serviços com a globalização são evidentes. É de grande importância o estudo da logística que é um conjunto de funções que devem ser racionalizadas desde a aquisição de matérias primas, preservação de produtos até a entrega, assegurando vantagens competitivas dentro da cadeia de abastecimento e conseqüentemente a satisfação de A tamanha importância do assunto em questão levou a pesquisa a esta direção.

1.3 Estrutura do trabalho:

O trabalho aborda o que é a Logística de Materiais, as ferramentas para a Administração, o controle e gerenciamento da informação nos serviços de logísticas.

Com o mercado extremamente e o mundo globalizado, conforme IMAM (2008), empresas foram obrigadas a traçar sua estrutura reunindo os meios necessários como capitais, mercadorias, recursos humanos de forma lógica e objetiva com maior controle e identificação de oportunidades para redução de custos, redução nos prazos de entrega, disponibilidade constante dos produtos nos clientes, programação eficientes de entregas, facilidade na gestão dos pedidos e constante adequação dos negócios, necessitando de serviços com maior controle de qualidade.

Vê-se que empresas para manter-se no mercado precisam estar alinhadas, buscando atender seus clientes de forma satisfatória e buscando sempre a melhoria contínua de seus serviços, produtos enfim satisfazer seus clientes.

Portanto é de grande importância o estudo e aplicação da logística de materiais em empresas.

Conforme o Gerente (2009), Logística é o conjunto de Planejamento, Operação e

Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de abastecimento e a conseqüente satisfação dos clientes. Existem diversas ferramentas para administração de materiais que fazem parte da logística da empresa.

(Parte 1 de 6)

Comentários