13113196 - passo - a-passo - da - construção - de - uma - casa

13113196 - passo - a-passo - da - construção - de - uma - casa

(Parte 3 de 5)

Use a "prumada-guia" para o nivelamento. Outra opção é usar uma régua marcada com a altura de cada fiada (escantilhão).

Lembre-se de chumbar tarugos de madeira nas bordas dos vãos. Os batentes de portas e janelas, que serão instalados depois, vão ser pregados nesses tarugos. Use uma argamassa bem forte de cimento e areia (1 parte de cimento e 3 partes de areia) para chumbar os tarugos.

Cinta de amarração

A boa prática recomenda fazer uma cinta de amarração na última fiada das paredes (respaldo). Mas lembre-se de deixar passagens para canos e conduítes (eletrodutos) na cinta de amarração.

Evite desperdício. Assim que terminar a alvenaria, converse com um encanador e com um eletricista para saber quando você deverá rasgar as paredes para colocar canos e conduítes (eletrodutos).

As lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança de sua casa. As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas "T" ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas). As lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar.

As lajotas (tavelas) podem ser de concreto ou cerâmica. Elas servem de guia para medir a distância entre as vigotas. Por isso, as lajotas devem ter sempre o mesmo tamanho.

Montagem

As vigotas devem se apoiar pelo menos 5 cm de cada lado da parede. As lajotas devem ser encaixadas sobre as vigotas. A primeira e a última carreiras de lajotas podem ser apoiadas na própria cinta de amarração.

Escoramento

Se o vão a ser vencido pela laje for menor que 3,40 m, coloque uma fileira de pontaletes para escorar as vigotas. Se o vão for maior (3,40 m a 5 m), escore as vigotas com duas fileiras de pontaletes. Nos dois casos, os pontaletes devem ser um pouquinho mais altos que as paredes. A laje deve ficar levemente curvada para cima, formando a contraflecha, recomendada pelos fabricantes.

O próximo passo é colocar as caixas de luz e os conduítes (eletrodutos) para a fiação elétrica. Feito isso, pregue uma tábua de testeira nas extremidades da laje, que vai funcionar como fôrma da capa de concreto da laje.

Espalhe o concreto por toda a laje, evitando a formação de grandes montes, para não sobrecarregar o escoramento em alguns pontos. O escoramento e as fôrmas das lajes só devem ser retirados três semanas após a concretagem. Mantenha o concreto sempre umedecido pelo menos durante a primeira semana. Isso se chama cura do concreto. Durante esse tempo é possível fazer outros serviços sobre a laje, que con- tinua escorada

UsoTraçoRendimentoDica
por saco de

cimento de 50 kg cimento de 50 kg cimento de 50 kg cimento de 50 kg cimento de 50 kg

Lajes1 saco de cimento8 latas ou 0,14m maciçasde 50 kg (armadas)4 latas de areia e capas5 ½ latas de pedra de lajes1 ¼ lata de água pré-fabricadas

ATENÇÃO: A lata de medida deve ter 18 litros. Evite latas amassadas.

Concreto para lajes

Se o vão tiver mais de 5m, consulte o fabricante sobre o escoramentoda laje! DICA

A espessura da capa de concreto deve obedecer às instruções do fabricante da laje, que definirá a armadura complementar a ser utilizada.

Antes de concretar a laje, molhe todas as vigotas e lajotas já montadas.

Nos telhados de fibrocimento (cimento-amianto) o consumo de madeira é menor porque não são usadas ripas. A montagem também é mais rápida.

Se você não pretende construir imediatamente o telhado, a laje deve ser feita com caimento mínimo de 2 cm por metro.

O primeiro passo é construir as empenas (oitões) sobre a laje, para dar caimento ao telhado. Se a casa não tiver laje, construa as paredes de modo que cheguem direto até a altura do telhado.

O caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida, mas a altura da empena depende também da altura da caixa d’água que ficará debaixo do telhado. E lembre-se de que é preciso deixar espaço para abrir a tampa da caixa d'água.

Instale a caixa sobre uma base de caibros. É desejável ter uma distância mínima de 1,50 m entre o fundo da caixa d'água e o chuveiro, para que a água desça com pressão suficiente.

As lojas de material de construção têm as instruções do fabricante de telhas para a montagem do telhado.

Os batentes das portas e das janelas de madeira são fixados diretamente nos tarugos chumbados nas paredes. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados. Deixe espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas.

É melhor chamar um carpinteiro para colocar as portas. Quase sempre elas precisam ser aplainadas e ter encaixes para a colocação das dobradiças e da fechadura.

As janelas, vitrôs ou basculantes já vêm montados com toda a ferragem e, às vezes, até com o vidro colocado. Se não vierem, chame um vidraceiro.

Além das esquadrias de madeira, existem as de ferro (que já vêm de fábrica com chumbadores, grapas ou rabo-de-andorinha) e as de alumínio.

O revestimento mais usado é feito com argamassa. O ideal é fazer três camadas: chapisco, emboço e reboco. Antes de aplicar a primeira camada, tape os rasgos feitos quando foram colocados os encanamentos e os conduítes. Espere cada camada secar, antes de aplicar a seguinte.

Argamassas para revestimento

50 kg

Aplicação Traço Rendimento Dica por saco de cimento de

Chapisco1 lata de cimento30 mO chapisco é a base do revesti- 3 latas de areiamento.Sem ele, as outras camadas de acabamento podem descolar da parede ou do teto. Em alguns casos, como em muros, pode ser o único revestimento. A camada de chapisco deve ser a mais fina possível

Emboço1 lata de cimento17 mO emboço serve para(massa grossa)2 latas de calregularizar a superfície da 8 latas de areiaparede ou do teto. Suaespessura deve ser de 1 cm a 2,5 cm

Reboco1 lata de cimento35 mEsta camada de acabamento (massa fina)2 latas de calfinal da parede ou do teto deve 9 latas de areiaser a mais fina possível peneirada

Assentamento1 lata de cimento 7 mOs azulejos são assentados de azulejos1 ½ lata de calsobre o emboço (massa gros- 4 latas de areiasa). Eles devem ficar mergulhados na água, no mínimo, de um dia para o outro, antes de serem assentados.Para o rejuntamento dos azulejos, utilize uma pasta de cimento branco com alvaiade, mas aguarde três dias para a argamassa de assentamento secar

ATENÇÃO: 1. A lata de medida deve ter 18 litros. Evite latas amassadas. 2. As lojas de material de construção têm argamassas prontas para revestimento e para assentamento e rejuntamento de azulejos. Neste caso, siga as instruções do fabricante.

A fundação do tipo radier já funciona como contrapiso e calçada. Neste caso, os ralos e tubos de esgoto também já devem ter sido colocados.

Antes de fazer o piso, coloque os tubos de esgoto do banheiro e da cozinha com as esperas para os ralos. Calce os tubos com concreto magro.

Depois, nivele o chão e soque bem. Coloque uma camada de, no mínimo, 8 cm de concreto magro sobre o chão, para formar o contrapiso. As calçadas são feitas do mesmo jeito.

ATENÇÃO:1.A lata de medida deve ter 18 litros. Evite latas amassadas. 2.As lojas de material de construção têm argamassas prontas para pisos e para assentamento de ladrilhos e cerâmica. Neste caso, siga as instruções do fabricante.

Concreto para contrapiso

Argamassas para pisos

ATENÇÃO:1. A lata de medida deve ter 18 litros. Evite latas amassadas. 2. Mantenha o concreto molhado durante uma semana após a concretagem (cura). Depois do terceiro dia, já é possível executar outros serviços sobre esse concreto. Mas, para assentar cerâmica no piso, é preciso aguardar quatro semanas.

AplicaçãoTraçoRendimentoDica
por saco de

cimento de 50 kg

Concreto1 saco de cimento14 latas ou 0,25 mO concreto magro serve magrode 50 kgcomo base para pisos em 8 ½ latas de areiageral. Antes de receber o 1 ½ latas de pedraconcreto magro, o solo deve 2 latas de águaser umedecido

AplicaçãoTraçoRendimentoDica
por saco de

cimento de 50 kg

Cimentado1 lata de cimento4 m 3 latas de areia(com espessura de 2,5 cm)

Tacos1 lata de cimento4 m 3 latas de areia

(Parte 3 de 5)

Comentários