2010 Apostila laboratýrio final

2010 Apostila laboratýrio final

(Parte 1 de 9)

Aluno: _ Professor: _ Período: _

Mossoró/RN

Autores: Francisco Klebson Gomes dos Santos Kalyanne Keyly Pereira Gomes Marta Ligia Pereira da Silva

Apostila de Laboratório de Química Geral

Aula 01 Explanação sobre a disciplina, confecção do relatório e segurança no laboratório

1) Confecção do Relatório

1- Só serão aceitos os relatórios dos alunos que fizeram a prática. O Aluno que perder a prática terá nota zero no relatório referente à prática perdida. 2- O relatório deve ser escrito a mão, em folhas de papel A4. Cada equipe produzirá um relatório. 3- O prazo máximo de entrega do relatório será sempre a aula seguinte ao experimento. 4- Os relatórios devem ser entregues com o comprovante de recebimento previamente preenchido e anexado à capa. (Ver modelo nas páginas seguintes). 5- Na capa, colocar o local, nome da disciplina, turma, nome do professor, título da experiência, nome da equipe e data. (Ver modelo nas páginas seguintes). 6- Nas próximas páginas colocar os seguintes itens:

I – Introdução: Uma breve descrição sobre o contexto teórico abordado pela prática. I- Objetivos: Objetivos da experiência. I – Metodologia experimental: Detalhar a metodologia experimental empregada, apresentando também materiais e reagentes utilizados. IV- Resultados e Discussão: Apresentar os resultados, e observações feitas durante a experiência e discutir estes resultados procurando chegar a conclusões pertinentes ou dar a explicação científica adequada para os resultados obtidos. Os resultados podem ser apresentados em Tabelas. V – Conclusões: Principais conclusões obtidas, levando em consideração os objetivos traçados. VI – Pós-laboratório: Resolução do questionário do pós-laboratório que se encontra ao fim do procedimento experimental. Responder as perguntas na ordem. Escrever o enunciado da questão. VII – Referências: Colocar os livros, ou site, e outros que ajudaram você na elaboração o relatório.

Apostila de Laboratório de Química Geral

Comprovante de recebimento

Turma:Professor: __________

Aluno/Matrícula: 1)_/_ 2)_/_ 3)_/_ 4)_/_ 5)_/_ Nome do Experimento: _ Visto do Professor _ Data _/_/__

Turma:Professor: __________

Aluno/Matrícula: 1)_/_ 2)_/_ 3)_/_ 4)_/_ 5)_/_ Nome do Experimento: _ Visto do Professor _ Data _/_/__ Veja a seguir um modelo da capa:

Apostila de Laboratório de Química Geral

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL - 1200538 TURMA: 01 PROFESSOR: Nome do Professor

Experiência No 1: Medidas e Tratamentos de Dados

Equipe 1: João da Silva – jaos@hotmail.com Ilmar Souza – souza@gmail.com

Mossoró, 08 de Março de 2010.

Apostila de Laboratório de Química Geral

2) Normas e Segurança no laboratório

Um laboratório de Química é um local onde são manipuladas substâncias tóxicas, inflamáveis, corrosivas, etc. A minimização dos riscos de acidentes no laboratório passa pela obediência a certas normas. A seguir encontram-se algumas normas que deverão ser observadas e seguidas pelos alunos antes, durante e após as aulas práticas de Laboratório de Química Geral e Química Básica:

- As informações referentes ao experimento a ser realizado deverão ser previamente lidas na apostila como também na bibliografia sugerida para a disciplina.

- O prazo de tolerância para o atraso nas aulas práticas é de 10 minutos, após esse prazo o aluno não poderá assistir à aula. No início de cada aula prática o professor fará uma explanação teórica do assunto e discutirá os pontos relevantes, inclusive em relação à segurança dos experimentos. Um aluno que não tenha assistido a uma parte dessa discussão irá atrasar seus colegas e até colocar em risco a sua segurança.

- É proibido o uso de “short” e “mini-saias” durante as experimentações. Usar calça comprida e calçado fechado. Essa é uma norma de segurança, uma vez que uma calça e sapatos fechados protegem a pele de eventuais contatos com reagentes danosos.

- O uso de bata é obrigatório durante a aula prática. A bata é um equipamento de proteção individual indispensável ao experimentador.

- Não jogue nenhum material sólido dentro da pia ou nos ralos.

- Não serão toleradas brincadeiras durante as aulas práticas, o grupo deve se concentrar na realização das atividades propostas, pois o tempo é exíguo e a experimentação exige atenção. Aliás, vários acidentes em laboratórios de ensino advêm da falta de atenção do aluno experimentador.

- Cada grupo será responsável pelo material utilizado durante a aula prática, ao final da experiência o material deverá ser lavado, enxaguado com água destilada e ordenado na bancada, exatamente da forma como foi inicialmente encontrado.

- Cada grupo deverá apresentar o relatório da aula anterior para efeito da pontuação referente às aulas práticas.

- Caso o aluno falte a uma aula prática não haverá reposição da mesma. Isso acarretará a perda da pontuação referente a essa aula.

Apostila de Laboratório de Química Geral

- Em cada avaliação será atribuída uma pontuação de 6,0 (seis pontos) para a prova escrita e uma pontuação de 4,0 (quatro pontos) referente à participação do aluno nas aulas práticas e entrega do relatório.

- Sempre usar bata e outros equipamentos de proteção individual necessários (óculos de proteção, máscara, luvas, etc.), quando estiver realizando uma experiência.

- Nunca realizar experiências que não estejam no roteiro, pois pode ocorrer a liberação de gases perigosos, explosões, ejeção violenta de líquidos, etc.

- Mantenha a bancada limpa e desocupada, colocando sobre ela apenas o indispensável, evitando colocar cadernos, bolsas, cadernos etc.

- Quando da diluição de um ácido concentrado, adicionar sempre o ácido à água, lentamente, se possível com resfriamento do recipiente onde se realiza a diluição. Nunca adicionar água a um ácido concentrado!

- Quando do aquecimento de uma substância em um tubo de ensaio, observar que a boca do tubo não esteja direcionada para alguém, pois pode ocorrer uma ejeção de líquido quente.

- Os frascos contendo reagentes devem ser identificados sempre. Indicar o nome da substância, sua concentração, o nome do responsável e a data da fabricação.

- Nunca aquecer uma substância inflamável em chama direta, usar sempre um aquecedor elétrico ou uma manta de aquecimento.

- Não sentir o odor de uma substância colocando diretamente o nariz sobre o frasco que o contém. Deve-se, com a mão, fazer com que o odor seja deslocado até o olfato do experimentador.

3) Seleção e manuseio de reagentes e produtos químicos

3.1 - Classificação dos Produtos Químicos 3.1.1 - Grau do Reagente

Os produtos químicos de grau reagente estão de acordo com os padrões mínimos estabelecidos pelo Comitê de Reagentes Químicos da American Chemical Society

Apostila de Laboratório de Química Geral

(ACS) e são utilizados onde for possível no trabalho analítico. Alguns fornecedores rotulam seus produtos com os limites máximos de impureza permitidos pelas especificações da ACS; outros mostram nos rótulos as concentrações verdadeiras para as várias impurezas.

3.1.2 - Grau-Padrão Primário

Os reagentes com grau padrão primário foram cuidadosamente analisados pelo fornecedor e a dosagem está impressa no rótulo do frasco. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (National Institute of Standards and Technology - NIST) é uma fonte excelente de padrões primários.

3.1.3 - Reagentes Químicos para Uso Especial

Os produtos químicos que tenham sido preparados para uma aplicação específica também estão disponíveis. Entre eles estão incluídos os solventes para espectrofotometria e para cromatografia líquida de alta eficiência. As informações pertinentes ao uso pretendido são fornecidas juntamente com esses reagentes.

Apostila de Laboratório de Química Geral

Aula 02 Equipamentos e vidrarias utilizados em laboratório de química

(Parte 1 de 9)

Comentários