Relatório de estágio supervisionado I

Relatório de estágio supervisionado I

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Relatório final do Estágio Supervisionado I

Curso de Química Licenciatura

Presidente Prudente

Dezembro/2009

Gabriela Dias da Silva

Relatório final do Estágio Supervisionado I

Curso de Química Licenciatura

Trabalho acadêmico apresentado à UNESP - Campus de Presidente Prudente, do curso de licenciatura plena em química, como parte dos requisitos para a aprovação parcial na disciplina de Estágio Supervisionado I ministrada pelo docente Murilo F. Gromboni.

PRESIDENTE PRUDENTE

DEZEMBRO/2009

Conteúdo

Conteúdo 3

1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO E DEMAIS ENVOLVIDOS 3

1.1. ESTRUTURA FÍSICA 4

1.1.1.Sobre a química 4

1.2. ESTRUTURA PEDAGÓGICA 5

1.3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 6

1.4. BIBLIOTECA 9

1.5. MERENDA ESCOLAR 10

1.5. OBSERVAÇÃO DE ATIVIDADES OFERECIDAS DURANTE O FINAL DE SEMANA 10

2. INTRODUÇÃO 11

3.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 12

3.1.IDENTIDADE DAS CLASSES: 12

3.2.Estágio de Observação: 13

4.Consideracões Finais 13

ANEXO I 15

Diários de Classe 15

1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO E DEMAIS ENVOLVIDOS

As observações foram realizadas na Escola Estadual Profº Lucia Silva Assumpção, situada na Rua: José de Alencar, nº 830; no centro de Pirapozinho / SP. A escola é dirigida pelo Prof.º Dionísio Danieletto Filho e coordenada por Prof.ª Iracema de Paiva Matias.

O estágio foi acompanhado pela Professora Vilma da Silva Marques Vieira, licenciada na universidade do oeste paulista (UNOESTE) em química e física e pós - graduada em ensino de ciências, com onze anos de magistratura.

1.1. ESTRUTURA FÍSICA

1) Quando foi a ultima reforma realizada no prédio?

Foi em Julho de 2006. As paredes foram repintadas.

2) Em quais condições foi adquirida a verba pra tal finalidade?

Através do FDE (Fundo do Desenvolvimento da Educação) e do MEC. Quem envia uma quantia x à escola a cada três meses.

3) Há quantos anos a Escola está em funcionamento?

50 anos.

4) Durante sua construção foram levadas em consideração a condições climáticas do local?

Sim, pois foi construída por um engenheiro da Secretaria da Educação.

5) Quantos computadores possuem a sala de informática? Quantos vídeos e televisões a escola possui?

A escola possui quatorze computadores e quatro aparelhos de televisões.

      1. Sobre a química

7) Quais são os materiais disponíveis para as aulas de Química?

Em 2008, com o auxílio de Ranulfo Cômbuca Junior e Alex Silva santos, ambos graduados no curso de Licenciatura plena em química na FCT-UNESP, o laboratório de química foi reativado. E desde então escola Lúcia Silva de Assumpção contam com apoio de recursos laboratoriais que permitem o desenvolvimento de aulas experimentais de química.

Informações Adicionais

A escola possui: uma biblioteca, um anfiteatro, um estacionamento, a secretaria, a sala da diretora, a sala da coordenação, a sala de professores, 14 salas de aula (incluindo a sala de educação física que fica afastada destas e próxima à quadra), uma sala pra reuniões e HTP, um refeitório, um laboratório de informática, um palco e um pátio, duas quadras sendo que uma é coberta, áreas livres, uma cantina, e um campo de futebol e um laboratório de química. Existem sete banheiros femininos e sete masculinos, dentre os quais dois são adaptados a pessoas com deficiência física. Existem nestes banheiros quatro torneiras, e no pátio doze bebedouros.

Através de observação também foi possível notar que as carteiras e cadeiras estão rabiscadas com caneta, lápis e corretivo, pela ação delinqüente dos alunos, e nas salas de aula o chão encontra-se visivelmente sujo em algumas salas (principalmente ao final do período, por ação dos próprios alunos); apesar de a limpeza das salas ser realizada ao final de cada período. A escola possui também um considerável número de arvores, o que confere a ela um ambiente agradável e arejado.

1.2. ESTRUTURA PEDAGÓGICA

1)De quantos membros se constituem o corpo docente?

Contamos atualmente com 57 professores.

2)E discente?

São aproximadamente 940 alunos ao todo.

3)Quantos funcionários trabalham atualmente?

Treze.

4)Existem aulas de recuperação?(Reforço escolar)

Sim.

Informações Adicionais

A pedido da entrevistadora (autora deste trabalho) a coordenadora se dispôs a resumir a função geral dos cargos descritos a seguir, com base no Regimento Escolar.

Diretor (a): Administrar tudo que acontece no âmbito da escola (pedagógico, administrativo, pessoas, recursos). Representar a Escola.

Vice Diretor (a): Substituir o diretor em sua ausência e dar assessoria quando este está presente.

Coordenador (a): Coordenar a pedagogia geral da escola no apoio de docentes e discentes.

Inspetores (as): Controlar e informar a direção sobre a movimentação dos alunos na escola. Atender professores e alunos.

Zeladores (as): Zelam pela limpeza, higiene e conservação do prédio escolar e suas instalações.

1.3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

1) Como são os inícios de aula em cada período?

Os professores acompanham os alunos (a respectiva turma) até suas salas.

2) Como são realizadas as trocas de aulas?

Os professores trocam de sala, (o mecanismo de salas ambientes não é o vigente) e conseqüentemente este método evita a demora e desorganização típicas de quando as trocas são realizadas através da movimentação de um número elevado de alunos.

3) Em períodos de baixa umidade relativa do ar os professores são orientados quanto a estratégias que tenham por finalidade evitar a desidratação ou um possível mal estar por parte dos alunos? (Por exemplo: pedir aos alunos que tragam garrafinhas com água; o professor levar toda a sala de uma vez para irem beber água a fim de alunos com sede não atrapalhem a todo momento o andamento da sala com interrupções)

Não, os alunos têm liberdade pra irem beber água no momento em que sentirem sede.

4) Quanto tempo dura o intervalo?Quais são os serviços oferecidos durante o intervalo?

Vinte minutos. Existe uma cantina que vende alimentos, bem como alimentos distribuídos gratuitamente que foram comprados com a verba enviada pela prefeitura. Existe ainda nesse espaço de tempo a utilização de música.

5) Existe um grêmio estudantil? Como ele interage com a Direção?

Sim, existe um grêmio para o ensino fundamental e um para o ensino médio. Ele é composto por treze alunos de diferentes salas, ele se comunica com a direção sempre que necessário, pra organizar atividades recreativas, palestras, enfim pra cumprir o papel de protagonismo juvenil.

6) Existem trabalhos que visem conscientizar os alunos a respeito da conservação do patrimônio público? (referente aos próprios materiais da escola) Quais são? Como ele é realizado?

Sim. Existe o projeto cidadania e conservação de patrimônio público. Através da exposição de argumentos em debates pelos professores, do incentivo à elaboração de trabalhos dos alunos como cartazes e paródias, bem como exposição de fitas de vídeo.

7) Houve métodos precedentes a este?Quais foram?

Sim, houve um método que consistia em o aluno limpar sua própria carteira ao final do período, que tinha por finalidade fazê-lo compreender a importância da manutenção da higiene do ambiente escolar.

8) Quem os propôs? E qual foi o seu nível de eficiência?

Foi proposto por um consenso numa reunião de professores. Sua eficiência não foi confirmada, visto que os alunos continuaram a rabiscar carteiras, esse método logo foi suspenso, pois, o objetivo não era o de que os alunos limpassem as carteiras apenas, mas o fizesse de forma que se conscientizassem sobre a importância de conservá-las em bom estado.

9) Em que momento as salas são faxinadas pelos funcionários?

Ao final de todo período (matutino, vespertino e noturno).

10) As reuniões de pais e professores para a divulgação de notas e faltas dos alunos ocorrem com qual periodicidade? Os pais são avisados com antecedência? As aulas prosseguem normalmente nesses dias após as reuniões?

Bimestralmente. Sim, de uma semana a três dias antes. Sim, mas geralmente as reuniões são marcadas em períodos diversos para evitar que as aulas sejam prejudicadas, com exceção da turma noturna onde a realidade é diferente, uma vez que, muitas vezes são os próprios alunos já maiores e responsáveis por seu próprio desempenho escolar.

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