Exercícios de Genética

Exercícios de Genética

DISCIPLINA:GENÉTICA QUANTITATIVA I
3º EXERCÍCIO PRÁTICO/_/__

1) Dois alelos das células vermelhas da enzima ácido fosfatase estão presentes em uma amostra de uma população. A tabela abaixo mostra os genótipos e os valores observados.

Genótipo A AB B Valor observado 122 154 188

Considerando as seguintes freqüências gênicas: f(A) = 0,2, f(A) = 0,5 e f(A) = 0,8; a) Calcule a média da população. b) Calcule a variância aditiva e dominante. c) Calcule as covariâncias entre pai x filho, irmãos completos e meio-irmãos.

2) A questão 4, do 5º Exercício Prático, descreve o efeito dos genes responsáveis por duas cores, através do número de granulações em camundongos. O gene b quando homozigoto reduz o número de granulações de 95 a 90 e o extremo diluidor ce reduz de 95 a 38. Os genes combinam aditivamente. Calcule a média, a variância aditiva e a de dominância para f(b) = 0,5 e f(ce) = 0,2.

3) Sendo VE = 43,15 a variância ambiental do exercício 2, calcule: a) as covariâncias entre progênie e um dos pais, irmãos completos e meio-irmãos e b) a semelhança fenotípica entre progênie e um dos pais, progênie e a média dos pais, meioirmãos e irmãos completos.

4) Se VA = ½ e VD = ¼, estime os coeficientes dos componentes de variância nas covariâncias com interações epistática entre 3 loci, ou seja, VAAA, AAAD, AD, VDDD.

5) Estime o coeficiente de herdabilidade no sentido restrito do peso a 8 semanas de idade em galinhas White Rock, usando os dados da questão 5 do 4º Exercício Prático. O que este valor expressa?

6) Calcular a covariância entre a média da progênie e a média dos pais, usando as informações da tabela apresentada na aula sobre “semelhança entre parentes”.

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

Campus de Jaboticabal

Comentários