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Guias e Dicas
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adolescência, Notas de estudo de Enfermagem

adolesência

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 03/11/2010

danielle-rampasso-5
danielle-rampasso-5 🇧🇷

4.5

(4)

40 documentos

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Baixe adolescência e outras Notas de estudo em PDF para Enfermagem, somente na Docsity! ADOLESCÊNCIA – PUBERDADE – CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENT O Adolescência De todas as reflexões e estudos sobre infância e adolescência, se alguma coisa pode ser mais ou menos consensual é que, crescentemente, as crianças estão mais sozinhas ou mais na convivência com seus pares da rua do que no seio de suas famílias. O pai, a mãe, ou qualquer outra figura de ligação familiar está se tornando rarefeita. Embora dentro de sua casa, mas distante do convívio doméstico e familiar, o adolescente ou a criança está solitariamente assistindo à tevê, na internet ou está fora de casa, em bandos perambulando pelas ruas, nos shoppings, nos lugares de lazer. SS SS A A AL AL AL AS AS Há muitas tentativas de se definir adolescência, embora nem todas as sociedades possuam este conceito. Cada cultura possui um conceito de adolescência, baseando-se sempre nas diferentes idades para definir este período. No Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente define esta fase como característica dos 13 aos 18 anos de idade. A puberdade tem um aspecto biológico e universal, caracterizada que é pelas modificações visíveis, como por exemplo, o crescimento de pêlos pubianos, auxiliares ou torácicos, o aumento da massa corporal, desenvolvimento das mamas, evolução do pênis, menstruação, etc. Estas mudanças físicas costumam caracterizar a puberdade, que neste caso seria um ato biológico ou da natureza. As crianças, tendo nascido no seio de uma família e considerados como "pertencendo" a esta família, encontram- se, paradoxalmente, cada vez mais solitários e à mercê de seus pares da rua, da escola e do apelo cultural para que se tornem, rapidamente, adultos esbeltos, ricos, formosos, na moda e plenamente sexualizados. Assim sendo, já não podemos explicar a adolescência apenas como sendo fruto da interferência do biológico humano (puberdade) no papel social da pessoa mas, muito pelo contrário, vamos acabar tendo que explicar a puberdade precoce de nossas crianças como sendo a interferência do panorama social no biológico humano. Se vamos acreditar na interferência do social no biológico, na ação da adolescência sobre a puberdade, seremos obrigados a aceitar a interferência do comportamento dos adultos em relação aos adolescentes e à puberdade. A dúvida, aberta a pesquisas, é saber até que ponto a expectativa e entusiasmo da mãe em ver sua filha se transformando em apresentadora ou astro de televisão, ser modelo ou vencedora de concursos de beleza resultarão numa puberdade precoce. A dúvida, também, é saber se essa amputação da adolescência normal não resultará em prejuízos vivenciais maiores do que os benefícios advindos da pretendida glória da filha no mundo dos adultos, sabe-se lá para satisfazer quais anseios maternos. DEDO Paradoxalmente, hoje em dia, nenhuma família se sentiria à vontade se a filha de 16 anos assumisse responsabilidades matrimoniais, mas não obstante, aceita-se que participe plenamente (ou quase) das liberdades sexuais do mundo moderno. Hoje a sociedade espera que a jovem de 16 anos estude, se forme e encontre seu papel na sociedade. Entretanto, atualmente a média da menarca se situa em torno dos 12.8 anos. O Lado Bom A adolescência não é marcada apenas por dificuldades, crises, mal-estares, angústias. Ao se abandonar a atitude infantil e ingressar no mundo adulto, há uma série de acréscimos no rendimento psíquico. O intelecto, por exemplo, apresenta maior eficácia, rapidez e elaborações mais complexas, a atenção pode se apresentar com aumento da concentração e melhor seleção de informações, a memória adquire melhor capacidade de retenção e evocação, a linguagem torna-se mais completa e complexa com aumento do vocabulário e da expressão. As figuras de autoridade serão os alvos preferidos da contestação do adolescente. Nessa fase se questiona o juiz, o padre, pastor, professor. Além disso, espera-se que os conflitos de valores e de poder possam se generalizar para uma questão ideológica. Esse questionamento por parte do jovem é saudável. Demonstra que seu psiquismo está se desenvolvendo. A noção de autoridade para o adolescente se atualiza continuamente, começando com a figura social do pai, do amigo, do professor, passando para o ídolo. Portanto, o adolescente não é tão avesso a autoridade como se propaga. Via de regra ele a reconhece em seus ídolos, ou seja, pessoas de destaque nas áreas de seu interesse. A maior dificuldade do adolescente, entretanto, está em aceitar uma autoridade imposta. A autoridade pode adquirir um espaço importante no conjunto de valores do adolescente quando se constrói através da conquista e do respeito e não submetendo o jovem à pressões. Por causa disso, ao se pretender exercer autoridade sobre o adolescente deve-se, em primeiro lugar, munir-se da plena responsabilidade sobre sua aceitação ou não. A autoridade vai depender da maneira pela qual ela se fez sentir e compreender. Neste ponto é inevitável que a própria personalidade desta autoridade esteja madura e isenta de conflitos maiores. ADOLESCÊNCIA NORMAL A adolescência é a fase mais complexa e dinâmica do ponto de vista físico e emocional na vida do ser humano. É nesta fase que ocorrem as várias mudanças no corpo que repercutem diretamente na evolução da personalidade. Durante o período de transição, o adolescente oscila em comportar-se ora como criança, ora como adulto. O programa aborda as razões psicológicas da rebeldia do adolescente para encontrar sua própria identidade. Discute, entre outras, questões do tipo qual o limite de tolerância que os pais devem ter para tratar o adolescente; a necessidade dos pais se interessarem pelos conflitos dos adolescentes; qual o limite entre proteger e sufocar os filhos; qual a importância para o adolescente de vencer os obstáculos. Estas características biológicas são universais e ocorrem de forma semelhante em todos os seres humanos. Elas podem ser quantificadas e classificadas através de avaliação clínica (tabelas de crescimento, critérios de Tanner), exames laboratoriais (dosagem de hormônios, radiografias) e data da primeira menstruação (menarca). Entretanto, estas características não são imutáveis, pois podem ser modificadas ou interrompidas por fatores ambientais, incluindo situações de estresse (medo, ansiedade, depressão, perdas afetivas), atividade física intensa, desnutrição ou uso de substâncias químicas lícitas ou não. Considera-se como puberdade atrasada a ausência de qualquer característica sexual secundária em meninas a partir dos 13 anos de idade e em meninos a partir dos 14 anos de idade. Já a puberdade precoce pode ser considerada quando o início das características sexuais nas meninas ocorre antes dos 8 anos e nos meninos antes dos nove anos. Maturação sexual A maturação sexual abrange o desenvolvimento das gônadas, órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários. Existe uma ampla variação normal da idade de início e da velocidade de progressão da maturação sexual dentro de uma população. Na maioria das vezes os estágios de maturação sexual ocorrem numa seqüência constante. PFPPPENÇE, Prancha 3. GRAUS DE DESENVOLVIMENTO GENITAL (TANNER, 1962) ESTÁGIO & ras “Gr chaga 1 retrmanvas O Mermariars inato entere Migencins TO Lacen Wolora Necerdh Prsstubury Erungom ESTÁGIO 2 Aumento do testículo e Prancha 2. GRAUS DE DESENVOLVIMENTO DOS PÊLOS PUBIANOS ([TANNER, 1962) ESTÁGIO 2 Crescimento esparso de pálos longos, finos, lisos ou discretamente encaracolados, principalmente na base do pênis. ESTAGIO 4 Pêlos são do tipo adulto mas a área de distribuição é menor. Não há extensão para superficie interna das coxas Pólos do tipo e quantidade j iguais ao i co q Extensão até linea alba ou intema Rea acima da região coxas. pubiana. Goticas temidos “de grama 1865 peertanos de e een rt fem prevntros Medicem THO! Leci Wiateis-Noordncif Pubtarirg CGrsremgem PFPPPENÇE, MATURAÇÃO SEXUAL FEMININA Pais devem ficar atentos à puberdade precoce -O desenvolvimento precoce de crianças, que se comportam e se vestem como adultos, é um problema que cada vez mais comum. Esse desenvolvimento precoce tem como causa fatores biológicos e ambientais. A exposição cada vez mais cedo das crianças ao “mundo dos adultos”, os hábitos alimentares e até culturais contribuem para o amadurecimento antecipado. Apesar do amadurecimento antecipado ser normal, médicos alertam os pais para que fiquem atentos à chamada puberdade precoce. A puberdade é o período que marca a transformação do estado físico da criança para o adulto. Ocorre nas meninas entre os 8 e os 13 anos e nos meninos entre os 9 e os 14. No entanto, se a criança manifestar o surgimento de características sexuais secundárias antes dessas idades, a puberdade é considerada precoce. Já os casos de puberdade precoce verdadeira são tratados com medicamentos para bloquear a secreção de hormônios. Se a criança já tem idade suficiente para perceber o que ocorre com o seu corpo, ela pode se sentir diferente das crianças da mesma idade. Nesse caso o tratamento psicológico é recomendado. Puberdade Atrasada A puberdade atrasada ocorre quando os sinais de desenvolvimento puberal encontram-se ausentes em meninas com 13 anos ou mais e meninos com 14 ou mais, resultado de um defeito em qualquer ponto do mecanismo de maturação sexual supracitado. Crescimento e Desenvolviment o O crescimento normal durante a adolescência inclui a maturação sexual e um aumento do tamanho do corpo. O ritmo e a velocidade dessas alterações variam em cada pessoa e são afetados tanto pela hereditariedade como pelo ambiente. Atualmente, a maturidade física começa em uma idade mais precoce que há um século, provavelmente em razão da melhoria da nutrição, da saúde geral e das condições de vida. Nas meninas, o estirão de crescimento ocorre entre os 11 e os 13 anos e meio e pode ser esperado um ganho de 9 centímetros no ano de crescimento máximo. Em geral, os meninos tornam-se mais pesados e altos que as meninas. Em torno dos 18 anos, os rapazes ainda devem crescer aproximadamente 2 centímetros e as meninas um pouco menos. Os ossos, os músculos e todos os órgãos crescem, exceto o sistema linfático (o qual diminui de tamanho) e o cérebro (o qual atinge seu peso máximo durante a adolescência). As alterações sexuais geralmente ocorrem em uma seqüência determinada. Nos meninos, as primeiras alterações são o crescimento do escroto e testículos, seguido pelo aumento do pênis e pelo crescimento das vesículas seminais e da próstata. Em seguida, surgem os pêlos pubianos. Os pêlos faciais e axilares surgem aproximadamente 2 anos após o surgimento dos pêlos pubianos. A primeira ejaculação geralmente ocorre entre os 12 anos e meio e os 14 anos, aproximadamente um ano após o início do aumento do pênis. O momento preciso da primeira ejaculação é determinado por uma combinação de fatores psicológicos, culturais e físicos. A ginecomastia (aumento da mama) uni ou bilateral é comum em jovens adolescentes do sexo masculino, mas ela geralmente desaparece em um ano. CFERPERE: Meninas Meninos Crescimento Crescimento -> refere ao aspecto quantitativo das proporções do organismo, ou seja, trata-se das mudanças das dimensões corpóreas , como peso, altura, perímetro cefálico, etc. Desenvolviment o Desenvolvimento -> refere às mudanças qualitativas, tais como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior. O crescimento termina em determinada idade , quando esta alcança sua maturidade biológica, enquanto que desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência.
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