Arrumação de Leito

Arrumação de Leito

(Parte 1 de 4)

Defini Definiçç ão: ão:

E o conjunto de espa E o conjunto de espaçç os e m os e móó veis destinados a cada paciente; veis destinados a cada paciente;

Co mponentes: Co mponentes:

Diferem de hospital para hospital, mas basicamente. Diferem de hospital para hospital, mas basicamente.

Consta de: Consta de:

Cama com colchão, mesa de cabeceira equipada com os pertences d Cama com colchão, mesa de cabeceira equipada com os pertences d o o paciente, uma cadeira, campainha, mesa de refei paciente, uma cadeira, campainha, mesa de refeiçç ões, escadinha. ões, escadinha.

oxigênio. oxigênio.

A disposi A disposiçç ão dos moveis deverão ser de maneira que permita boa ão dos moveis deverão ser de maneira que permita boa circula circulaçç ão ao redor. ão ao redor.

Limpeza Limpeza

Limpeza Limpeza

É a primeira e a mais importante etapa para a efic a primeira e a mais importante etapa para a eficáá cia dos cia dos processos de desinfec processos de desinfecçç ão e esteriliza ão e esterilizaçç ão. ão.

É processo pelo qual são removidos materiais estranhos de processo pelo qual são removidos materiais estranhos de sup erf sup erfíí cies e objetos. cies e objetos.

Normalmente Normalmente é realizado atrav realizado atravéé s da aplica s da aplicaçç ão de ão de á gua e sabão ou gua e sabão ou detergente e a detergente e açç ão mecânica. ão mecânica.

Objetivos: Objetivos:

re mo re moçç ão de sujidades; ão de sujidades; re mo re moçç ão ou redu ão ou reduçç ão do n ão do núú mero de microrganismos; mero de microrganismos; re mo re moçç ão ou redu ão ou reduçç ão de substâncias ão de substâncias pirogênicas pirogênicas. .

Descontamina Descontaminaçç ão ão

É o processo de desinfec o processo de desinfecçç ão ou esteriliza ão ou esterilizaçç ão terminal de objetos ão terminal de objetos e superf e superfíí cies contaminadas com microrganismos patogênicos, de cies contaminadas com microrganismos patogênicos, de tal forma a torn tal forma a tornáá-- lo seguros para manipula lo seguros para manipulaçç ão. ão.

Objetivos Objetivos prevenir infec prevenir infecçç ões; ões; manter o ambiente limpo; manter o ambiente limpo; conservar equipa mentos; conservar equipa mentos; prevenir acidentes de trabalho. prevenir acidentes de trabalho.

Higieniza Higienizaçç ão do ambiente hospitalar ão do ambiente hospitalar

Classifica Classificaçç ão ão á reas cr reas críí ticas: ticas: > risco de transmissão de infec

> risco de transmissão de infecçç ões; ões; á reas semi reas semi-- cr críí ticas: ticas: ocupadas por pacientes não ocupadas por pacientes não portadores de doen portadores de doençç as infecciosas; as infecciosas; á reas não cr reas não críí ticas ticas:: ad ministrativo, secretaria. ad ministrativo, secretaria.

Tipos de Limpeza Tipos de Limpeza

Limpeza Concorrente Limpeza Concorrente

Limpeza Terminal Limpeza Terminal

Limpeza Concorrente Limpeza Concorrente

Entende Entende-- se por limpeza se por limpeza concorrente: concorrente:

A higieniza A higienizaçç ão di ão diáá ria de todas ria de todas as as á reas do hospital, com o reas do hospital, com o objetivo da manuten objetivo da manutençç ão do ão do asseio, reposi asseio, reposiçç ão de materiais de ão de materiais de consumo como: consumo como:

sabão l sabão líí quido, quido, papel toalha, papel toalha, papel higiênico, papel higiênico, saco para lixo. saco para lixo.

Limpeza Concorrente Limpeza Concorrente

Limpeza de piso, remo Limpeza de piso, remoçç ão de poeira do mobili ão de poeira do mobiliáá rio e peitoril, limpeza rio e peitoril, limpeza completa do sanit completa do sanitáá rio; rio;

Limpeza de todo o mobili Limpeza de todo o mobiliáá rio da unidade (bancadas, mesa, cadeira), realizada rio da unidade (bancadas, mesa, cadeira), realizada pela equipe da unidade (ou pela equipe da higieniza pela equipe da unidade (ou pela equipe da higienizaçç ão, quando devidamente ão, quando devidamente orientada). orientada).

A limpeza das superf A limpeza das superfíí cies horizontais deve ser repetida durante o dia, pois h cies horizontais deve ser repetida durante o dia, pois há á ac acúú mulo de part mulo de partíí culas existentes no ar ou pela movimenta culas existentes no ar ou pela movimentaçç ão de pessoas; ão de pessoas;

A limpeza ou desinfec A limpeza ou desinfecçç ão concorrente do colchão deve ser feita no per ão concorrente do colchão deve ser feita no períí odo da odo da manhã, durante a higiene do paciente. manhã, durante a higiene do paciente.

Material Material

Á lcool a 70%, lcool a 70%, Á gua e sabão se necess gua e sabão se necessáá rio, Panos de limpeza, rio, Panos de limpeza,

Luvas de procedimento. Luvas de procedimento.

Té cnica: Limpeza Concorrente cnica: Limpeza Concorrente

Lavar as mãos; Lavar as mãos;

Preparar o material; Preparar o material;

Encaminhar ao quarto do paciente; Encaminhar ao quarto do paciente;

Explicar o procedimento ao paciente; Explicar o procedimento ao paciente;

Cal Calçç ar luvas; ar luvas;

Avaliar as condi Avaliar as condiçç ões de limpeza do leito do paciente; ões de limpeza do leito do paciente;

Embeber o pano de limpeza com Embeber o pano de limpeza com á lcool a 70%; lcool a 70%;

Limpar as laterais do leito com pano sempre no sentido da cabec Limpar as laterais do leito com pano sempre no sentido da cabec eira para os eira para os pé s e do lado mais distante para o mais pr s e do lado mais distante para o mais próó ximo; ximo;

Limpar a cabeceira e os p Limpar a cabeceira e os péé s do leito por ultimo; s do leito por ultimo;

Trocar o pano embebido em Trocar o pano embebido em á lcool e limpar a mesa de lcool e limpar a mesa de cabeceira iniciando pela parte interna e a seguir a parte extern cabeceira iniciando pela parte interna e a seguir a parte extern a; a;

Deixar a mesa de cabeceira em ordem; Deixar a mesa de cabeceira em ordem;

Desprezar os panos de limpeza no hamper; Desprezar os panos de limpeza no hamper;

Desprezar as luvas; Desprezar as luvas;

(Parte 1 de 4)

Comentários