Manômetros (MANIFOLD) - Ar Condicionado - Roberto

Manômetros (MANIFOLD) - Ar Condicionado - Roberto

Manômetros ( 1 bar = 14,2 psi )

Com funcionamento normal e compressor desligado por longo tempo, ambos os manômetros deverão marcar entre 5 e 6 bar (71 a 85 psi). com o compressor ligado, o manômetro de baixa pressão deverá marcar 1,5 a 3 bar (21 a 43 psi) e o de alta pressão deverá indicar 11 a 16 bar (156 a 228 psi)

Quando entra umidade, por causa de saturação do dessecante do filtro secador, o sistema interrompe o ciclo e depois volta a funcionar. O manômetro de baixa indica vácuo e, as vezes, pressão normal.

Caso falte fluido refrigerante, os dois manômetros marcarão pressão baixa e aparecerão bolhas no visor do filtro secador.

Quando houver pouca circulação do fluido, o resfriamento ficará deficiente. Os manômetros marcarão pressão abaixo do normal e poderá ser visto gelo ou condensação próxima ao filtro secador ou na válvula de expansão.

Com ausência de circulação do refrigerante, o sistema não refrigera na maioria dos casos. O manômetro do lado de baixa pressão indica vácuo e o do lado de alta marca pressão muito baixa.

Com excesso de fluido ou deficiência na troca de calor com o condensador, o sistema não refrigera normalmente. Os dois manômetros indicam pressão muito alta e, com baixa rotação do motor, não se vêem bolhas de ar no visor do filtro secador.

Com presença de ar no sistema, os dois manômetros indicam pressão muito alta, os tubos do lado de baixa pressão se aquecem e aparecem bolhas no visor do filtro secador.

Se a válvula de expansão estiver montada de maneira incorreta ou se o tubo expansão apresentar defeito, irá aparecer gelo ou condensação sobre os tubos de baixa pressão e os dois manômetros marcarão pressão muito alta.

Quando há deficiência no compressor, o sistema não refrigera. O manômetro de baixa acusa pressão muito alta e o manômetro de alta pressão acusa pressão muito baixa.

Material elaborado pelo Instrutor Roberto Figueiredo

Extraído da apostila Sistema Elétricos III – Modulo II – Sistema de Condicionamento de Ar - FIAT

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