Responsabilidade empresarial

Responsabilidade empresarial

Relacione os conceitos a seus respectivos significados.I. Proposta de agenda global para conciliação do desenvolvimento econômico com os problemas ambientais do planeta.II. Rege as relações da empresa com os interesses de todos os seus stakeholders.III. Estabelece regras para liberação de crédito a empresas sustentáveis na dimensão social e ambiental, a fim de reduzir o risco de inadimplência.IV. Conjunto de índices que servem para avaliar o desempenho financeiro das empresas em sustentabilidade.

Assinale a sequência correta:

Escolher uma resposta.

a. I. Governança corporativa – II. Índice Dow Jones de Sustentabilidade – III. Princípio do Equador – IV – Relatório Brundtland.

b. I. Princípio do Equador – II. Governança corporativa III. Índice Dow Jones de Sustentabilidade – IV. Relatório Brundtland.

c. I. Relatório Brundtland – II. Governança corporativa – III. Índice Dow Jones de Sustentabilidade – IV. Princípio do Equador.

d. I. Relatório Brundtland – II. Princípio do Equador – III. Índice Dow Jones de Sustentabilidade – IV. Governança corporativa.

QUESTÃO 01

Resposta correta: I. Princípio do Equador – II. Governança corporativa III. Índice Dow Jones de Sustentabilidade – IV. Relatório Brundtland.

Question 2

Leia o texto abaixo, disponível em: <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"MS Mincho"; panose-1:2 2 6 9 4 2 5 8 3 4; mso-font-alt:"Arial Unicode MS"; mso-font-charset:128; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:fixed; mso-font-signature:1 134676480 16 0 131072 0;} @font-face {font-family:"\@MS Mincho"; panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-charset:128; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:fixed; mso-font-signature:1 134676480 16 0 131072 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"MS Mincho"; mso-fareast-language:JA;} a:link, span.MsoHyperlink {color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single;} a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {color:purple; text-decoration:underline; text-underline:single;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> http://www.vianews.com.br/admin/aspxArquivos/DocPort192.doc. Acesso em: 4 jun. 2010).

Texto:

A Infor, uma das três maiores companhias mundiais de software corporativo, anuncia o "Going Green", iniciativa que visa ajudar as organizações a implementarem programas verdes de sustentabilidade por meio do uso de softwares corporativos. A Infor está mostrando a seus clientes como seus softwares podem ajudá-los a atingir suas metas de sustentabilidade, como redução do consumo de energia com o Enterprise Asset Management (EAM); diminuição da emissão de carbono com o Supply Chain Management (SCM); e por meio do Product Lifecycle Management (PLM) minimizar o desperdício e o impacto no meio ambiente da fabricação de produtos.A solução inclui o consumo de energia dentro do desempenho total dos ativos da companhia, fornecendo entendimento sobre os custos de manutenção e operação dos mesmos. Além desse gerenciamento, o software também agrega ferramentas para gestão de outras commodities, como água, ar, gás, eletricidade e vapor. O monitoramento de gases refrigerantes que agridem a camada de ozônio também é possível.O EAM automatiza o processo associado com o gerenciamento de ativos e o consumo de recursos. Ele rastreia o consumo individual dos ativos em tempo real, avalia os dados a partir de condições definidas pelo usuário e alerta os usuários sobre anomalias quando os ativos excedem os níveis aceitáveis de performance. A solução também eleva a tomada de decisão, incorporando dados de consumo e de emissão em relatórios.Outros produtos da Infor que ajudam os clientes a ficarem 'verdes' incluem o Infor ERP e o Infor Performance Management (PM). Entre outros benefícios, o Infor ERP ajuda a integrar e otimizar o processo de fabricação, resultando na redução do consumo de energia e desperdício de materiais. A solução capacita as organizações a desenvolverem e modelarem estratégias verdes, alinhando-as aos recursos necessários, e monitorar indicadores-chave de performance.

Qual é a alternativa que melhor expressa a conclusão do texto sobre o uso de softwares como os da Infor?

Escolher uma resposta.

a. Softwares podem ajudar as corporações no gerenciamento da sustentabilidade.

b. O EAM é um software que diminui a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

c. Programas verdes de sustentabilidade empresarial só são viáveis através de softwares.

d. Esse tipo de tecnologia inviabiliza a prática da sustentabilidade ambiental devido aos altos custos de implantação.

QUESTÃO 02

Resposta correta: Softwares podem ajudar as corporações no gerenciamento da sustentabilidade.

Comentário: Não é verdade que programas verdes de sustentabilidade empresarial só são viáveis por meio de softwares (alternativa a). Independentemente de softwares, qualquer empresa pode exercer a responsabilidade ambiental.O EAM (Enterprise Asset Management) melhora o gerenciamento do consumo de energia. Portanto, a alternativa b está incorreta. É certo que esse tipo de tecnologia tem altos custos de implantação, mas não se pode dizer que inviabiliza a prática da sustentabilidade ambiental. Então, a alternativa c também está incorreta.Observa-se pelas informações do texto que softwares podem ajudar as corporações no gerenciamento da sustentabilidade.

Question 3

A partir da compreensão do conceito de desenvolvimento sustentável, é INCORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Atende às necessidades da geração atual sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

b. A atuação é compartilhada entre governos, empresas e sociedade civil.

c. Depende de planejamento e da consciência de que os recursos naturais são finitos.

d. Tende a equilibrar os objetivos econômicos com os objetivos ambientais.

QUESTÃO 03

Resposta correta: Tende a equilibrar os objetivos econômicos com os objetivos ambientais.

Comentário: O enunciado da questão pede que se assinale a alternativa INCORRETA, pois as demais alternativas estão corretas. A alternativa b é incorreta porque o desenvolvimento sustentável tende a equilibrar os objetivos não só econômicos e ambientais, mas também os objetivos sociais.

Question 4

Leia o texto abaixo, disponível em: http://www.ecolnews.com.br/carbonoefeitoestufa.htm#O%20efeito%20estufa. (O efeito estufa e o mecanismo de desenvolvimento limpo. Rio de Janeiro, agosto de 2000. Acesso em 02/06/2010).

A Terceira Conferência dos Países que ratificaram a Convenção Internacional do Clima, realizada em Kyoto, Japão, em dezembro de 1997, procurou encontrar um mecanismo que conduzisse à retomada da sustentabilidade, tendo em vista os diferentes níveis de desenvolvimento em que se encontram os vários países do mundo. Os países industrializados se comprometeram a reduzir, até 2012, suas emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Foram atribuídas responsabilidades específicas e diferenciadas pelo efeito estufa, levando–se em conta que os países industrializados são os que mais produzem gases de efeito estufa, enquanto que os países em processo de desenvolvimento econômico apresentam uma quantidade maior de sumidouros naturais e emitem uma quantidade proporcional bem menor desses gases. Assim, foram consideradas duas vertentes: a primeira seria orientada para a redução da emissão dos gases de efeito estufa; a segunda seria o reforço da atuação da natureza através da neutralização natural dessas emissões em sumidouros naturais como as florestas.

Por meio deste mecanismo, os países considerados ricos podem realizar compensações financeiras aos países em desenvolvimento e contabilizar créditos nos casos em que as suas emissões de gases excedam as cotas pré-estabelecidas.

Este tipo de mecanismo é chamado de:

Escolher uma resposta.

a. Contabilidade socioambiental.

b. SA8000.

c. Diretrizes do Global Reporting Initiative.

d. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

QUESTÃO 04

Resposta correta: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

Comentários