Educaçãoa a Distância EAD

Educaçãoa a Distância EAD

Ensino a Distância

Organização da Educação Básica e Superior

Conceito

  • Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente (MORAN, 2002).

Decreto Nº 5.622, de 19/12/2005.

  • “Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

Fases Históricas do EAD

Bases Legais

Lei Nº 9.394, de 20 /12/1996.

  • Art. 80º. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

Portaria N.º 301, de 7/04/1998.

  • Normatiza os procedimentos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância.

Resolução N.º 198/00 CEE/MT.

  • Dispõe sobre a utilização da modalidade de educação a distância na educação de jovens e adultos,ensino médio e educação profissional em nível técnico, do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso.

Decreto N° 5.662, de 19/12/2005.

  • Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Decreto N° 5.773, de 9/05/2006

Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.

Art. 5 - § 4o  À Secretaria de Educação a Distância compete especialmente:

I - instruir e exarar parecer nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições específico para oferta de educação superior a distância, promovendo as diligências necessárias;

II - instruir e decidir os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores a distância, promovendo as diligências necessárias;

Portaria Normativa Nº 2, de 10/01/2007.

  • Dispõe sobre os procedimentos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade a distância.

Decreto 6.303, de 12/12/2007.

  • Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.

RESOLUÇÃO CFBio Nº 151, DE 9/05/ 2008.

Resolve:

  • Art. 1º Vetar expressamente o registro perante os Conselhos Regionais de Biologia dos portadores de diplomas dos egressos dos cursos de Educação a Distância (EAD) em Ciências Biológicas e ou Biologia e do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (Lei Nº 9.424, de 24/12/1996).

DECISÃO Nº /2010 – B PROCESSO Nº 20093400029519-1 – Justiça Federal / 6ª Vara DF.

“...defiro o pedido liminar para suspender os efeitos da Resolução do Conselho Federal de Biologia – CFBIO nº 151/2008.”

Fevereiro de 2010.

MARIA CECÍLIA DE MARCO ROCHA

Juíza Federal Substituta da 6ª Vara/DF

Modalidades

Educação básica;

Educação de jovens e adultos;

Educação especial;

Educação profissional, abrangendo os seguintes cursos e programas:

a) técnicos, de nível médio;

b) tecnológicos, de nível superior;

       

Modelos

  • Educação on-line;

  • Aula gravada e tutoria;

  • Aula por teleconferência;

  • Cursos por correspondência;

  • Teleaulas;

  • Cursos semi-presenciais.

Modelo Misto

Características do Ensino a Distância

  • Aprendizagem autônoma e independente;

  • Possibilita a auto -aprendizagem;

  • Professores e alunos são aprendizes no processo.

Características do Ensino a Distância

Pontos Positivos

Mídias Utilizadas no EAD

  • Impressa (84%);

  • E-learning (63%);

  • CD-ROM (56%);

  • Video (39%);

  • TV (23%);

  • Rádio (3%);

  • Outros (18%).

Perfil do Aluno de EAD

  • Autodidata;

  • Persistência;

  • Disciplina e motivação;

  • Planejamento e organização pessoal;

  • Capacidade de gerenciar o seu tempo;

  • Proativo.

Perfil do Professor a Distância

  • Além do exigido de qualquer docente, quer presencial quer a distância, e dependendo dos meios adotados e usados no curso, este professor deve ser capaz de se comunicar bem através dos meios selecionados, funcionando mais como um facilitador da aprendizagem, orientador acadêmico e dinamizador da interação coletiva (no caso de cursos que se utilizem de meios que permitam tal interação).

Valor médio da remuneração de um profissional de Educação a Distância

  • Para o desenvolvimento do conteúdo de uma disciplina de um curso de graduação, com equivalência de 45 horas de estudo-aprendizagem, o valor pago no mercado oscila entre R$ 3.500,00 a R$ 7.000,00 para o conteudista.

Um designer intrucional ganha em média de R$ 3.000,00 a R$ 6.000,00 por mês.

Uma empresa de produção de conteúdos cobra, para uma disciplina ou curso on-line, entre 20 e 40 mil para desenvolver cada módulo.

EAD em Números

Principais motivos para a expansão da EAD no Brasil e no mundo

  • O aumento na demanda por formação ou qualificação;

  • A viabilização tecnológica para este tipo de educação;

  • A emergência de uma cultura de compartilhamento de informação mundial viabilizada pela internet.

Perspectivas Para a EAD

“Muitos acordarão um dia com a transformação já feita sem que tenham atentado para o processo construtivo.

“Muitos acordarão um dia com a transformação já feita sem que tenham atentado para o processo construtivo.

Olharão tudo com ar de espanto.”

Lauro de Oliveira Lima

FIM

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