AutoCAD Avançado - Criando Vinculando e Editando Atributos

AutoCAD Avançado - Criando Vinculando e Editando Atributos

Olá Pessoal!

Nesse tutorial vamos criar, vincular e editar atributos em blocos. Um atributo é uma informação contida dentro de um bloco, que pode ou não aparecer na tela de trabalho do AutoCAD.

- Abra o arquivo Criando_Vinculando_e_Editando_Atributos.dwg, ou crie alguns desenhos de uma mesma espécie por exemplo: esse arquivo que vamos abrir são cadeiras, ou seja crie algum arquivo com os mesmos objetos de uma mesma família, assim fica mais fácil entender a idéia de atributo.

- Com o arquivo Criando_Vinculando_e_Editando_Atributos.dwg aberto, vamos pensar em quais atributos colocaremos nele:

- Eu defini os seguintes atributos:

Código Cômodo Fabricante Preço Modelo

- Com esses atributos vamos conseguir distinguir muito bem uma cadeira da outra de forma bem específica e clara.

- Assim que o arquivo estiver aberto sua imagem será essa:

- Em seguida vamos definir o atributo apenas para um dos blocos da seguinte forma:

- Digite ATTDEF <enter> na linha de comando

- Abrirá uma janela

No campo Tag é aconselhável colocar o código, pois em uma planilha de produtos, normalmente se usa o código como referência para ser encontrado. Lembrando que no campo TAG não se pode ter espaçamento nem caracteres especiais.

No campo Prompt descreva rapidamente a TAG, é uma breve descrição mesmo.

No campo Mode, deixamos a opção Lock Position marcada, pois faz com que os atributos sejam apresentados em uma posição fixa na tela e não possam ser alterados por meio de edição simples.

No campo Text Settings eu ajustei o Text height ( Altura do Texto) para 0.1, mas isso é opcional, deixe na medida que você achar melhor.

Vamos lembrar o seguinte todo atributo pode ser editado, vamos defini-los de forma simples, para futuramente podermos editar de formas mais precisa.

- Em seguida clique em OK

- Ao clicar em OK o AutoCAD vai gerar a TAG para ser colocada na área de trabalho.

- Coloque a sua TAG perto do primeiro bloco, sua imagem ficará assim:

- Aparecendo a sua primeira TAG código conforma a imagem, através do mesmo processo, nós criaremos os outros atributos.

Onde está escrito TAG será digitado o nome do atributo. Agora vamos criar os outros atributos. - Digite ATTDEF <enter> e crie da seguinte forma o próximo atributo:

Podem notar que onde eu coloquei a seta vermelha está habilitado a opção Invisible (invisivel), ou seja esse atributo não vai aparecer no seu bloco, mas vai fazer parte dele.

Sua imagem ficará assim após aplicar a TAG Cômodo:

_ Agora que sabemos criar os atributos, vamos criar o restante que falta, lembrando que apenas o Código ficará visível. Todos os outros atributos serão invisíveis

Atributos restante:

Fabricante Preço Modelo

E sua imagem ficará assim:

OBS: Só deixe as 4 primeiras cadeiras, apague as outras de baixo. Ver Imagem abaixo

- Em seguida vamos criar uma cópia desses atributos para os outros blocos

- Selecione todos os atributos, digite CO <enter> e clique nas proximidades dos outros blocos.

- Sua imagem ficará assim:

- Após termos criado os atributos, vamos criar o bloco, afinal estamos definindo atributos para blocos.

- Esse passo é muito importe para visualização, porém futuramente ele pode ser editado.

- Digite B <enter> na linha de comando e abrirá essa janela:

- Digite um nome para o seu bloco, eu digitei CAD1 para a minha primeira cadeira.

- Onde está apontando a seta vermelha, Pick Point é para definir o ponto onde o bloco Será inserido

- Clique no ícone e escolha o seguinte Pick Point indicado pela seta vermelha:

- Em seguida quando clicar, a janela abrirá novamente: - Clique em Select Objects e ai que vem o X da questão

- Ao clicar em Select Objects, aparecerá um quadrado bem pequeno pronto para selecionar os objetos, siga os passos de seleção que a imagem indica numericamente:

1 – Selecione todos os objetos da cadeira 2 – Selecione o CÓDIGO 3 – Selecione o CÔMODO 2 – Selecione o FABRICANTE 2 – Selecione o PREÇO 2 – Selecione o MODELO

A ordem da seleção é a ordem da visualização dos atributos, por isso é importante selecioná-los de forma seqüencial.

- Futuramente vamos conseguir através de comandos de edição avançado, editar a ordem dos atributos, mas por enquanto faremos dessa forma pois é 100% segura e funcionará corretamente.

- Após a seleção aperte <enter>

- Novamente a janela será aberta mas agora com os objetos e atributos selecionados como indica a seta vermelha:

- Em seguida Clique em OK e aparecerá uma mensagem:

- Vamos clicar em Redefine: Ao clicar em Redefine aparecerá uma janela:

Esse é o primeiro contato com edição de atributos que vamos ter.

Note que do lado esquerdo, estão os nomes dos atributos definidos, e do lado direito os campos para a edição dos valores dos atributos.

- Vamos apenas colocar no campo CÓDIGO o valor 01.

- Sua imagem ficará assim:

Pronto já temos o nosso primeiro bloco atributado, agora vamos fazer os outros da mesma forma que fizemos o primeiro.

E sua imagem ficará assim:

Se a sua imagem não ficou assim, não quer dizer que está errado, pode simplesmente ter faltado algum dado de atributo, mas não se preocupe, todos os campos terão algum valor. Lembrando sempre que apenas o Campo Código é visível.

- Vamos Editar os atributos dos blocos.

- No bloco de código 01, clique 2 vezes com o botão esquerdo do mouse.

- Abrirá uma janela:

- Essa é a caixa de edição de atributos

- É muito simples, clique em cima de cada atributo, e no campo VALUE indicado pela seta vermelha, digite o valor que você deseja.

- Eu preenchi da forma que achei melhor, fica a critério de vocês se quiserem fazer igual.

- Você pode ir na aba Text Options e alterar as opções de texto dos seus atributos.

- Na aba Properties você pode alterar as propriedades dos seus atributos. - Em seguida preencha os outros campos à critério de vocês.

- Faça isso com todos os blocos - Agora vem a parte prática e funcional de edição de atributos. Usaremos dois comandos BEDIT <enter> : Edita o Bloco somente no desenho através do Block Editor BATTMAN <enter> : Edita o Bloco somente nos atributos - Digite BEDIT <enter> na linha de comando, abrirá uma janela:

- Escolha a opção CAD1 indicada pela seta vermelha. Do lado direito você pode notar que aparecerá o desenho do bloco.

- Em seguida clique em OK

- Abrirá o Block Editor

- Esse é o ambiente que você pode alterar o seu bloco mesmo ele estando atributado.

- Após a edição clique em Close, indicado pela seta vermelha e o desenho voltará para o model do AutoCAD.

Agora que sabemos editar nosso bloco atributado, nós vamos editar os atributos de uma forma mais especifica.

- Digite BATTMAN <enter> na linha de comando

- Abrirá uma janela:

Nessa janela temos as seguintes opções: Do lado direito temos:

MoveUp -> Move o atributo uma linha para cima. MoveDown -> Move o atributo uma linha para baixo Edit -> Você edita os atributos, é semelhante a 2 cliques em cima do bloco, o que muda nessa opção é que ele habilita a visualização ou não dos atributos, como indica a seta vermelha:

Remove -> Você consegue remover o atributo. Mas saibam que você consegue remover um atributo mais não existe forma de você inserir atributo. Se você precisar inserir atributos, terá que defini-los novamente e torná-los atributos.

Após a edição estar concluída, clique em APPLY e OK.

Prontinho, seus blocos estão com atributos e o melhor, você pode editá-los a qualquer momento.

Qual a importância de colocarmos atributos em um bloco.

Imagine uma planta de uma casa cheia de móveis em diferentes cômodos, independente se essa planta estiver em 2D ou em 3D. Podemos diferenciar os blocos através dos atributos dizendo por exemplo que o banheiro da lavandeira é DOCOL, e o banheiro do lavabo é DECA e assim por diante. Na hora que você precisar saber dos dados para informar quem for comprar as peças, você já vai saber os dados referentes as peças, que nesse caso são os atributos.

Espero que tenham gostado do Tutorial, e se gostaram por favor comentem. O comentário de vocês é que me da força para continuar fazendo outros tutoriais.

Tutorial criado por: Luiz Henrique;

Para ter acesso aos arquivos do tutorial, mandar um e-mail para: luizh.martins@gmail.com

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