(Parte 1 de 2)

1- DEFINIÇÃO:

Sistema de Informação de Gestão ou Sistema de Informações Gerenciais (SIG) (do inglês,

abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e

Management Information System – MIS) é um sistema de informação, tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organização. Podemos descrever um sistema de informação como “um sistema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização” exijam atenção para uma eficiência operacional. dispositivos que fornecem informações rotineiras aos gerentes e aos tomadores de decisão” (Stair & Reinolds, 2002, pág.18.

2-SISTEMA E TIPOS DE SISTEMAS Considerações:

Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação de determinado fato.

• Deve-se distinguir DADO de informação.

•O que diferencia um dado de uma informação, é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões

Sistemas de Informação

Os sistemas de informação têm por finalidade dar informações para a tomada de decisões, os dados são coletados, processados e transformados em informação.

Sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

Finalidade do Sistema de Informação Gerencial (SIG)

O sistema de informação gerencial dá suporte às funções de planejamento, controle e organização de uma empresa, fornecendo informações seguras e em tempo hábil para tomada de decisão. O sistema de informação gerencial é mostrado pelo conjunto de subsistemas, visualizados de forma integrada e capaz de gerar informações necessárias ao processo decisório. No mundo globalizado é super importante termos informações em tempo real, pois isso gera competitividade à empresa.

•Sistema Empresa

Conhecendo as definições de sistemas, pode-se portanto afirmar, que a empresa é um sistema aberto, em razão da sua interação com o meio ambiente externo. A empresa capta no meio externo os recursos brutos, processa e devolve ao ambiente externo em forma de bens ou serviços prestados, ou informações, atendendo as necessidades da sociedade. No decorrer desse processo podem ocorrer desvios e resultados insatisfatórios, a retroalimentação permite a correção desses desvios, a fim de que se possam alcançar os objetivos satisfatoriamente.

2.1- Sistema

A busca pela solução dos problemas leva os gestores a unir as partes que compõem a organização para formar um sistema que lhe disponibilizará condições de administrar o todo.

2.2-Classificação do Sistema

Os sistemas podem ser classificados de diversas formas, em geral classificam-se os sistemas de duas maneiras principais: Sistemas Abertos e Sistemas Fechados.

1. Sistema Aberto

A interação da empresa com a sociedade e o ambiente onde ela atua caracteriza essencialmente o chamado sistema aberto.

2. Sistema Fechado

O sistema fechado independe do meio externo para o desenvolvimento das externo para o desenvolvimento das suas funções. Os sistemas fechados são entendidos como os que não mantém relação de interdependência com o ambiente externo. http://www.administradores.com.br/

3-IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

O sistema de informação gerencial pode, sob variadas condições, trazer os seguintes benefícios para as empresas: 1. Reduzir os custos das operações; 2.Disponibilizar um melhor acesso às informações, mostrando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço; 3.Pode melhor de maneira intensa a produtividade; 4.Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão. 5.Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões. 6.Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações. 7.Melhoria na estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema. 8. Redução do grau de centralização de decisões na empresa 9.Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.

4- ASPECTOS QUE FORTALECEM OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NAS EMPRESAS

Os sistemas de informação gerenciais são ferramentas de excelente qualidade para o processo decisório. Porém , para que a organização possa usufruir destas vantagens básicas dos Sistemas de Informação Gerenciais, faz-se necessário, que alguns aspectos sejam observados.

Citamos os seguintes:

· O envolvimento da alta e média gestão; · A competência por parte das pessoas envolvidas com o SIG;

· O uso de um plano mestre ou planejamento global;

· A atenção específica ao fator humano da empresa;

5- CONDIÇÕES DE TOMADA DE DECISÃO

As decisões são tomadas sob diversas condições, sob condições de certeza, condições de incerteza e condições de risco.

As decisões programadas normalmente oferecem um grau de risco menor do que as decisões não-programada.

Com o SIG , os administradores terão suporte para a tomada de decisão mais consciente.5- Há uma grande interligação do sistema de informações gerenciais com o processo decisório. O SIG, neste caso deve ser eficiente para o processo de decisões. A forma de apresentação da informação pode afetar sua utilização. A informática é uma inovação tecnológica que permite o armazenamento e tratamento da informação.

As empresas no mundo atual altamente globalizado a informação é vista como um recurso vital. Pois afeta e influencia a produtividade, a lucratividade e as decisões estratégicas das empresas diretamente.

6- ABRANGÊNCIA DO SIG

O SIG abrange a empresa: 1. Estratégico; 2. Tático; 3. Operacional.

O resultado da análise desses dados é a informação. Ou seja: • Capacidade de produção.

• Custo de venda do produto.

•Produtividade do funcionário

7-VANTAGENS BÁSICAS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS a) Envolvimento com o SIG. É um instrumento básico de apoio à otimização dos resultados. b) Exige competência intrínseca às pessoas que irão utiliza-lo. c) O uso de um plano mestre. d) A atenção específica ao fator humano da empresa. e) A habilidade para identificar a necessidade de informações. f) A habilidade para tomarem decisões com informações. g) O apoio global dos vários planejamentos da empresa. h) O apoio organizacional de adequada estrutura organizacional e das normas e dos procedimentos inerentes aos sistemas. i) O apoio catalisador de um sistema de controladoria. j) O conhecimento e a confiança no sistema de informações gerenciais. k) A existência de dados e informações relevantes e atualizados. l) A adequada relação custo versus benefício.

8-CONDIÇÕES DE TOMADA DE DECISÕES

As situações em que as decisões são tomadas podem ser: • Tomada de decisão sob condição de certeza.

• Tomada de decisão em condições de risco.

• Tomada de decisão em condições de incerteza.

9-ESQUEMA BÁSICO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

O sistema de informações é subdividido por subsistemas. Caracterizando as informações básicas que serão imprescindíveis à contribuição dos cadastros de cada subsistema. A organização deve focar ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional usada.

10-ÁREAS FUNCIONAIS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) • Marketing;

• Produção;

• Administração financeira;

(Parte 1 de 2)

Comentários