Hormônios do ciclo menstrual

Hormônios do ciclo menstrual

Hormônios do ciclo menstrual GnRH ou Hormônio liberador de gonadotrofinasSintetizado por células neurosecretoras do hipotálamo, o GnRH é levado ao lobo anterior da hipófise, e então estimula a liberação de dois hormônios produzidos pela adenohipófise, que agem sobre o ovário : o FSH e o LH.FSH ou Hormônio Folículo EstimulanteProduzido pela denohipófise, o FSH age sobre o ovário estimulando o desenvolvimento dos folículos ovarianos e aprodução de estrógeno pelas células foliculares. O FSH também influencia na formação do corpo lúteo e induz o crescimento do endométrio.LH ou Hormônio LuteinizanteProduzido pela adenohipófise, o pico do nível sanguíneo desse hormônio estimula a ovulação. O LH também estimula as células foliculares e o corpo lúteo a produzir progesterona, o induz o crescimento do endométrio. EstrógenoProduzido pelas células foliculares e pelo corpo lúteo, o alto nível de estrógeno induz o pico de LH, contribuindo assim para a ovulação.O estrógeno ainda atua influenciando as mudanças cíclicas no endométrio.ProgesteronaProduzida pelo corpo lúteo, juntamente com o estrógeno, leva as glândulas do endométrio a secretar e preparar o endométrio para a implantação do blastocisto (óvulo fecundado). Esse hormônio é conhecido como hormônio da gravidez, pela sua importancia na preparação do endométrio. É ele que mantém o endométrio " aconchegante" para o embrião. Sua presença ocorre durante toda a gravidez.Corpo LúteoApós a ovulação, o folículo ovariano e a teca folicular, influênciados pelo Hormonio Luteinizante ou LH, se transformam em uma estrutura glandular, o corpo lúteo, que secreta progesterona e um pouco de estrógeno. Esses hormônios, principalmente a progesterona fazem com que o endométrio se prepare para um possível gravidez.Quando ocorre a gravidez, o corpo lúteo passa a ser chamado corpo lúteo da gravidez e ele fica responsável por produzir ainda mais hormônios, para a manutenção da gravidez até a formação da placenta, quando ela assume as funções do corpo lúteo. Durante a 20 primeiras semanas da gravidez, a existência do corpo lúteo é mantida pela gonadotrofina corionica humana ou hCG que é produzida pelo própio embrião.Quando o ovócito não é fertilizado, o corpo lúteo começa a involuir e degenerar cerca de 10 a 12 dias após a ovulação. Ele é chamado corpo lúteo da menstruação. Subsequentemente, o corpo lúteo transforma-se em tecido cicatricial branco do ovário e passa a ser chamado corpo albicans. Exceto durante a gravidez, normalmente os ciclos ovarianos persistem durante toda a vida reprodutiva da mulheres cessam na menopausa.

http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1620643-horm%C3%B4nios-ciclo-menstrual-corpo-l%C3%BAteo/

http://www.cabuloso.com/Anatomia-Humana/Sistema-Reprodutor/Ciclo-Menstrual-feminino-Mulher.htm

A menstruação e o ciclo menstrual

A menstruação, aquilo que transforma uma menina numa mulher e que possibilita a mulher engravidar. Comummente designado por “período” ,a menstruação faz parte da vida da mulher, e todos os meses têm os seus dias difíceis.  

  • Menstruação:

A menstruação surge em média aos 13 anos, havendo casos de meninas que menstruam aos 9 anos como só aos 16. Depende de mulher para mulher e não tem qualquer tipo de implicação no futuro, é quando o organismo está preparado.

A menstruação consiste numa perca de sangue vaginal que ocorre todos os meses. Esta perda cíclica é resultante da descamação do endométrio – a parede que reveste o útero, e pode durar entre 2 e 7 dias, depende da mulher.

A primeira vez que a mulher menstrua denomina-se menarca, e nos meses seguintes é normal que o período não seja totalmente regular, podendo ocorrer duas menstruações no mesmo mês, ou passar 2 ou 3 meses sem perder sangue.

Há também que ter em conta que diversos são os factores que influenciam a menstruação e a sua duração, tal como alturas de maior de stress, mudanças de clima ou alterações alimentares.  

 Há mulheres que menstruam apenas 2 dias e com pouco fluxo, tal como, existem outras que conseguem estar 7 dias consecutivos com perdas abundantes de sangue. Ambos os casos são normais, depende de cada organismo.

  • Ciclo Menstrual:

Um ciclo menstrual é o período de tempo que ocorre desde o 1º dia da menstruação até ao dia antes da menstruação começar no mês seguinte.

Geralmente um ciclo tem entre 28 a 32 dias, mas podem se dar ciclos relativamente maiores ou mais pequenos, os ciclos dependem de mulher para mulher, tal como a mesma mulher tem vários ciclos menstruais ao longo da vida.

  • Fases do Ciclo Menstrual

O primeiro dia de um ciclo menstrual é o primeiro dia em que aparece a menstruação.Cada ciclo é dividido em 3 fases: folicular, ovulatória e luteiníca.  

  • 1º Fase

O ovário contém folículos, hormónas muito pequenas com a dimensão da cabeça de um alfinete. Um destes folículos vai-se desenvolver atingindo o tamanho de quase uma ervilha. Este processo demora cerca de 14 dias e é a primeira fase do ciclo menstrual que se dá pelo nome de fase folicular.

  • 2º Fase

Depois dos 14 dias da primeira fase, o folículo rompe-se e dá-se a ovulação. Isto é, o processo em que o óvulo desce através das trompas de Falópio, esperando ser fecundado pelos espermatozóides. Se a fecundação não existir, o óvulo vai continuar a sua viagem descendente. Esta segunda fase é denominada por fase ovulatória.

  • 3º Fase

Quando se dá o rompimento do folículo e a libertação do óvulo, o corpo passa por uma transformação fisiológica, criando uma massa amarela intitulada de “corpo amarelo”.

Como não há fecundação, ou seja, encontro entre o óvulo e o espermatozóide, o corpo amarelo começa a degenerar-se, saindo depois com o fluxo sanguíneo – menstruação. Esta é a última fase e chama-se fase luteiníca.

Quando esta fase termina estás de regresso a um novo ciclo menstrual, e recomeça a primeira fase.

http://sexualidadefeminina.kazulo.pt/6190/a-menstruacao-e-o-ciclo-menstrual.htm

Comentários