grade curricular de BACHARELADO

grade curricular de BACHARELADO

(Parte 1 de 2)

UESC Curso Bacharelado em Química

CIB 673 BIOQUÍMICA

INDUSTRIAL Noções fundamentais de Bioquímica industrial. Leveduras. Agentes sacarificantes. Produção industrial de álcool por fermentação. Fabricação de cerveja, vinho e bebidas alcoólicas destiladas. Bactérias. Fermentação acetona/álcool. Bactérias acéticas. Produção de ácido lático. Fungos. Fermentação Cítrica. Preparação enzimática. Antibióticos.

CET 659 CÁLCULO I

Números reais e funções. Principais gráficos de funções. Limite e continuidade. Derivada e suas aplicações. Integrais definidas e indefinidas. Aplicações das integrais.

CET 660 CÁLCULO I Equações diferenciais. Aplicações das equações diferenciais.

Integrais múltiplas.

CET 664 CÁLCULO I Transformada para integral múltipla. Integral de linha. Séries.

CET 665 ESTATÍSTICA

Natureza da estatística. Séries estatísticas. Distribuição de freqüência. Apresentação gráfica e tabular. Medidas de dispersão. Medidas de tendência central. Noções de probabilidade. Teoria da amostragem.

FÍSICA I

CET 661 Medidas Físicas. Movimento em uma dimensão e num plano.

Dinâmica. Trabalho e energia. Conservação da energia. Conservação do momento linear.

CET 6 FÍSICA I

Oscilações. Ondas em meio elástico. Ondas sonoras. Temperatura.

Termodinâmica. Teoria cinética dos gases.

CET 669 FÍSICA I

Eletrostática. Eletrodinâmica. Eletromagnetismo. Leis da reflexão e refração.

CET 059 FÍSICO-QUÍMICA I Estado gasoso. Primeiro, segundo e terceiro princípio da termodinâmica. Propriedades da entropia. Espontaneidade e equilíbrio. Equilíbrio químico.

CET 674 FÍSICO-QUÍMICA I

Equilíbrio de fases. Regra das fases. Solução ideal e propriedades coligativas. Solução ideal de mais de um componente volátil. Cinética química. Catálise. Eletroquímica.

CET 158 GEOMETRIA

ANALÍTICA Álgebra vetorial. Estudo da reta e plano no espaço tridimensional.

Distâncias coordenadas polares. Estudo das cônicas. Estudo das curvas e superfícies no espaço tridimensional.

CET 130

HISTÓRIA DA QUÍMICA Os primórdios dos tempos. As artes químicas na antigüidade. A ciência. Filosofia Grega. A Tradição Alquímica. O conhecimento químico na Idade Média. A Química da Renascença ao século XIX. A Ciência Moderna e Química. A Química do Século X. As grandes rupturas epistemológicas e o Ensino de Química.

LTA 088 INGLÊS

INSTRUMENTAL I Desenvolvimento de habilidades de leitura intensiva e extensiva, bem como da compreensão oral. Estudo de textos especializados.

CET 034 INSTRUMENTAÇÃO E

Unidades e medidas. Noções de segurança no laboratório de Química. Primeiros socorros no trabalho. Armazenamento de

UESC Curso Bacharelado em Química reagentes, descarte adequado de rejeitos de laboratório. Introdução às técnicas laboratoriais. Soluções.

CET 678 METODOLOGIA DE

PESQUISA EM QUÍMICA Conceituação e caracterização da atitude científica. Conceito, tipos e etapas do trabalho científico. Normas e critérios de apresentação de trabalhos científicos segundo a ABNT. Aspectos estruturais na elaboração e apresentação de projetos. Órgãos financiadores e política nacional científica. Apresentação das linhas de pesquisa. Elaboração de um projeto de trabalho. Revisão bibliográfica para o trabalho de conclusão do curso (TCC) ou monografia.

CET 677 MÉTODOS DE

Princípios básicos de cromatografia. Cromatografia planar e em coluna. Cromatografia líquida de alta eficiência. Cromatografia Gasosa. Eletroforese convencional e capilar.

CET 681 PROJETO DE PESQUISA

EM QUÍMICA Desenvolvimento e análise do projeto.Trabalho experimental.

CET 698 QUÍMICA

GERAL I Introdução à química. Estrutura atômica. Periodicidade química.

Ligações químicas e estrutura molecular. Interações intermoleculares. Funções e reações químicas.

CET 663 QUÍMICA

ORGÂNICA I Estrutura e ligações dos compostos orgânicos. Ácidos e bases.

Estereoquímica. Alcanos e cicloalcanos. Reações iônicas. Alcenos e alcinos, reações de adição. Sistemas Insaturados conjugados. Reações Radicalares.

CET 668 QUÍMICA

ORGÂNICA I Compostos aromáticos. Reações de compostos aromáticos. Álcoois, éteres e epóxidos. Aldeídos e Cetonas: reações de adição nucleofílica a carbonila e reações aldolícas. Introdução ao estudo dos carboidratos.

CET 672 QUÍMICA

ORGÂNICA I Ácidos carboxílicos e derivados: reações de substituição nucleofílica.

Reações de compostos beta-dicarbonílicos. Estudo das aminas. Introdução ao estudo de aminoácidos, proteínas e enzimas.

CET 134

QUÍMICA AMBIENTAL I Ciclos biogeoquímicos dos elementos. Processos químicos na atmosfera, no solo e nos sistemas aquáticos. Fontes Energéticas. Impacto ambiental. Tratamentos de resíduos.

CET 670 QUÍMICA ANALÍTICA

QUALITATIVA Análise qualitativa, aparelhos e operações. Equilíbrio iônico, de solubilidade, de complexação e oxi-redução. Análise por via úmida. Análise por via seca. Análise de cátions e de ânions.

CET 675 QUÍMICA ANALÍTICA

QUANTITATIVA Métodos da química analítica quantitativa. Fundamentos da amostragem. Gravimétria. Titrimetria de neutralização, precipitação, complexação e oxi-redução.

CET 671 QUÍMICA DE

COORDENAÇÃO Teoria da Química dos compostos de coordenação. Introdução aos compostos organometálicos.

CET 682 QUÍMICA DE

ALIMENTOS Propriedades da água e seus efeitos sobre as transformações físico- químicas nos alimentos. Lipídeos e carboidratos: classificação, estrutura e propriedades em relação aos alimentos. Transformações químicas e físicas e sua importância sobre o valor nutritivo, cor, textura, sabor e aroma dos alimentos. Efeitos do processamento e armazenamento. Proteínas e enzimas, pigmentos naturais, vitaminas e sais minerais: classificação, estrutura e propriedades em relação aos alimentos. Aditivos químicos. Aplicação de métodos químicos de análise de alimentos.

CET 023 QUÍMICA GERAL I Equações químicas. Estequiometria. Equilíbrio químico. Equilíbrio iônico. Cinética Química.

CET 679 QUÍMICA INDUSTRIAL

Vidros e cerâmicas. Ácidos e bases. Sais. Processos industriais orgânicos. Petróleo e petroquímica. Plástico e borracha. Açúcar e álcool. Papel e celulose. Tintas e vernizes. Óleos e gorduras.

UESC Curso Bacharelado em Química

CET 667 QUÍMICA INORGÂNICA

DESCRITIVA Periodicidade e propriedade dos elementos. Elementos dos blocos s, p, d e f. Química bioinorgânica e o meio ambiente.

CET 662 QUÍMICA INORGÂNICA

FUNDAMENTAL Estrutura atômica e propriedades gerais dos elementos. Tratamento teórico das ligações covalente, iônica e metálica. Estrutura dos materiais inorgânicos. Teoria ácido-base. Química do estado sólido.

CET 680 QUÍMICA

INSTRUMENTAL Espectro eletromagnético. Radiações. Colorimetria.

Espectrofotometria de emissão, absorção atômica e plasma. Fluorometria.

QUÍMICA QUÂNTICA

CET 142 Introdução e princípios da teoria quântica. Oscilador harmônico e o átomo de hidrogênio. Espectroscopia rotacional, vibracional e eletrônica. Teoria de grupo.

CET 143 QUÍMICA VERDE Química verde: conceito, ferramentas, princípios, exemplos de aplicação.

CET 676 TÉCNICAS DE ANÁLISE

ORGÂNICA Métodos espectrométricos UV-Visível, Infravermelho, Ressonância

Magnética de 1

H e de 13 C. Técnicas modernas de ressonância magnética nuclear. Espectrometria de Massas. Elucidação estrutural de compostos orgânicos utilizando os métodos espectrométricos.

CET 683 TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO Redação final. Apresentação. Seminário.

CAC 169 ADMINISTRAÇÃO

Custos industriais. Contabilidade decisorial. Custos para planejamento e controle. Estrutura e análise de balanços. Análise horizontal e vertical de balanços. Análise de liquidez. Análise do fluxo de fundos. Análise econômica. Alavancagem operacional. Decisão de investimentos. Análise de ações.

CIE 027 AVALIAÇÃO DA

APRENDIZAGEM Diferentes concepções de avaliação e suas implicações na prática educativa. Tipos de avaliação da aprendizagem. A avaliação como instrumento indicador da organização e reorganização do trabalho docente. Avaliação como processo emancipatório.

CET 629 BIOINORGÂNICA

Importância dos íons metálicos nos sistemas vivos; economia de recursos; abundância e disponibilidade dos elementos; essencialidade e toxicidade; principais funções dos elementos nos sistemas biológicos; Química dos compostos de coordenação relevante para sistemas biológicos. O papel de alguns elementos em biologia (sódio e potássio; magnésio e cálcio; ferro hêmico e não hêmico; zinco; cobre e manganês; níquel, cobalto, molibdênio, tungstênio e vanádio); ciclos biológicos dos elementos (carbono, hidrogênio, enxofre e oxigênio). Biominerização.

CET 684 CATÁLISE Propriedades Fundamentais dos catalisadores. Catalisadores heterogêneos. Adsorção física. Adsorção química. Equilíbrio sobre superfícies. Métodos de preparação de catalisadores. Propriedades físico-químicas dos catalisadores. Caracterização de catalisadores. Cinética das reações catalíticas heterogêneas. Tratamento de dados experimentais - Taxas intrínsecas. Reações sensíveis e insensíveis. Reações catalíticas: hidrogenação, Densidrogenação, Oxidação, Hidratação, Desidratação, Craqueamento. Noções de Catálise homogênea ácido-base.

CIB 085 CIÊNCIAS DO AMBIENTE

A biosfera e seu equilíbrio. Efeitos da tecnologia sobre o equilíbrio

UESC Curso Bacharelado em Química

CET 132 CONTEXTUALIZAÇÃO E

Conceitos de química para a compreensão das atividades humanas e processos naturais. Exame crítico de contextos envolvendo a química e identificação de implicações econômicas, sociais, éticas, ambientais neles presentes

CAA 099 CONTROLE DA POLUIÇÃO

AMBIENTAL Noções de ecologia. Medidas preventivas e corretivas de poluição ambiental. Métodos de controle dos principais tipos de poluição hídrica, atmosférica, do solo e outras. Tratamento de águas potáveis e industriais. Tratamento de efluentes Noções de monitoramento ambiental e conceituações de ferramentas de gestão ambiental (normas ISO 14.0).

CIE 028 DIDÁTICA

Pressupostos teórico-práticos da didática. O contexto da pratica pedagógica. A dinâmica da sala de aula. A construção de uma proposta de ensino-aprendizagem. A vivência e o aperfeiçoamento da didática. A Organização do Trabalho Pedagógico como fator determinante da construção da identidade docente.

CIJ 022 DIREITO AMBIENTAL

O direito ambiental. Conceitos e fundamentos doutrinários. Evolução da legislação de utilização dos recursos naturais no Brasil. Ordenamento jurídico brasileiro. Sistema nacional e meio ambiente. Responsabilidade civil e meio ambiente. Instrumentalização das normas jurídicas para a proteção e defesa ambiental.

CIE 024 EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Bases sociológicas da educação. A educação como processo social.

O papel da educação na estrutura social. Aspectos sociológicos da escola. Sociedade, educação e desenvolvimento.

CET 685 ELETROQUÍMICA E

ELETROANÁLISE Abordar os conceitos fundamentais relacionados às reações eletroquímicas (termodinâmica, transferência de carga e transporte de massa) e apresentar algumas técnicas eletroanalíticas e suas potencialidades na quantificação de espécies químicas.

CAC 170 EMPREENDEDORISMO Desenvolvimento do perfil do empreendedor em Informática.

Marketing e vendas

Criatividade. Inovação Tecnológica. Plano de Negócios. Princípios de Gestão empresarial. Introdução à Qualidade e Produtividade.

FCH 159 FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Introdução ao pensamento científico. O desenvolvimento histórico do pensamento científico e as suas posições na ciência moderna. Lógica.

FCH 091 FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

A filosofia e a questão do conhecimento. Teorias filosóficas e educação. Filosofia, linguagem e educação. Ética, ciência e educação.

CET 686 FOTOQUÍMICA Introdução: Estrutura molecular e estados eletrônicos. Absorção de

fotoquímicas: Tipos de reações. Fenômenos naturais e aplicações

radiação. Emissão de radiação. Dispersão de radiação. Processos não lineares. Absorção de radiação UV-visível: Transições eletrônicas. Efeito de solvente. Características dos estados excitados. Fluorescência e fosforescência: Espectros de excitação e de emissão. Decaimentos e rendimentos quânticos. Efeito de solvente. Transições não radiativas. Processos intermoleculares. Transferência de carga. Transferência de próton. Técnicas experimentais. Reações

CAA 264 GEOPROCESSAMENTO Conceitos de sistemas de informação geográfica (SIG).

Representação espacial de dados ecológicos. Fontes de dados para geoprocessamento. Operações com mapas. Integração espacial de dados ambientais. Análise geográfica. Modelagem em SIG.

UESC Curso Bacharelado em Química

LTA 349 INGLÊS INSTRUMENTAL I

Desenvolvimento de habilidades de leitura intensiva e extensiva, bem como da compreensão oral. Estudo de textos especializados.

CAA 254 INTRODUÇÃO Á

OCEANOGRAFIA As Ciências Marinhas; História da Oceanografia; Formação e morfologia de bacias oceânicas; Noções básicas de oceanografia física; propriedades químicas da água do mar; Províncias oceânicas; Comunidades Biológicas marinhas; Usos do mar.

LTA 358

BRASILEIRA DE SINAIS O cérebro e a língua de sinais. Processos cognitivos e lingüísticos.

Tópicos de lingüística aplicados à língua de sinais: morfo-sintaxe. Uso de expressões faciais gramaticais e afetivas. O processo de aquisição da leitura e escrita da língua de sinais. O alfabetismo na escrita da língua de sinais.

CET 687 METODOLOGIA E

Principais concepções sobre ensino e aprendizagem de ciências, recursos didáticos utilizados no ensino de química e o papel da experimentação na construção de conceitos químicos.

CAA 265 MINERALOGIA Composição da Terra. Balanço geoquímico da crosta terrestre.

Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Estrutura e morfologia dos cristais. Classificação e propriedades físicas dos minerais. Cristaloquímica.

CET 697 NORMALIZAÇÃO E

QUALIDADE INDUSTRIAL Conceitos básicos aplicados ao sistema de qualidade em empresas

técnicas aplicáveisNormas Vigentes (ISSO 9000, ISSO 17025,

dos produtos e serviços. O programa brasileiro da qualidade e produtividade e a aplicação das normas NB/ISO -9.0. A elaboração do manual de garantia da qualidade. A normalização técnica, internacional, nacional e na empresa. A gestão da qualidade e as ILAC, INMETRO, ICH, PNQ etc.).

CET 688 POLÍMEROS Conceitos Fundamentais. Nomenclatura, classificação e propriedades. Síntese e reações. Aspectos mecanísticos. Polímeros naturais e derivados. Processos industriais.

CAA 266 POLUIÇÃO E

Poluição de biosfera, atmosfera, solo e água. Poluição nuclear e térmica. Conservação e exploração dos recursos naturais. A demanda bioquímica do oxigênio (DBO). Medidas mitigadoras de impacto.

CET 689 PRODUTOS QUÍMICOS DE

USO DOMICILIAR Toxidade e efeitos dos produtos químicos de uso domiciliar.

Segurança. Tratamento de urgência na intoxicação aguda. Tintas, colas e adesivos. Fogos e combustíveis domésticos. Sistema de vigilância sanitária dos produtos de uso domiciliar.

FCH 092 PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Abordagem histórica da Psicologia. Teoria psicologia e suas relações com a educação.

CET 690 QUÍMICA

COMPUTACIONAL Modelos moleculares bidimensionais e tridimensionais. Construção e visualização de modelos no computador. Manipulação de estruturas químicas no computador, similaridade molecular e banco de dados. Métodos mecânicos-quânticos. Descrição geral de métodos semiempíricos e ab initio. Comparação entre os métodos, relação custo e qualidade. Aplicações: Obtenção de propriedades moleculares como geometrias, potencial eletrostático, dipolos, polarizabilidades, espectro infra-vermelho e ultravioleta-visível, propriedades termodinâmicas, dentre outras. Processos reativos, estado de transição, intermediários e coordenada de reação. Método de mecânica molecular. Campos de força, parametrização e validação. Vantagens e desvantagens em relação aos métodos quânticos. Aplicações: obtenção de geometrias de equilíbrio e confórmeros, agregados, etc.

(Parte 1 de 2)

Comentários