Plano de negócio para Pousada

Plano de negócio para Pousada

(Parte 1 de 2)

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

ELISABETE TENFEN

GRASIELE SCHLEMPER

GREICE KARINA KLAUBERG

JOSÉ HORACIO LAURINDO NETO

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA POUSADA PARA A CIDADE DE RIO DO SUL.

RIO DO SUL – SC

2009

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

ELISABETE TENFEN

GRASIELE SCHLEMPER

GREICE KARINA KLAUBERG

JOSÉ HORACIO LAURINDO NETO

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA POUSADA PARA A CIDADE DE RIO DO SUL.

Trabalho Semestral a ser apresentado para a disciplina de: Administração de Projetos, do curso de Administração de Empresas com Ênfase em Marketing, da área das Ciências Socialmente Aplicáveis, da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.

Prof. Gilberto Luiz Maschio

RIO DO SUL – SC

2009

1. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Implantação de uma pousada com atrativos tanto turísticos como de lazer, na cidade de Rio do Sul-SC. Tendo como objetivo a exploração de hospedagem turística com alternativas de lazer em meio à natureza.

1.1 Descrição do Negócio da empresa.

O negócio consiste em hospedagem com atrativos turísticos pouco explorados para atrair pessoas dos mais diversos lugares do estado, través desse cenário identificou-se a oportunidade de criar a Pousada da Cachoeira Ltda, no Bairro Itoupava, na cidade de Rio do Sul – SC.

No local situa-se a Cachoeira dos Índios. A água cai de uma altura de 60 metros, emoldurada por lindos paredões rochosos. Há 29 anos os proprietários do terreno encontraram ossos de indígenas. Além da cachoeira, o local já oferece local para camping, quiosques com churrasqueiras, bar e restaurante com almoço aos domingos. Há também um campo de futebol suíço, piscinas para adultos e crianças.

A natureza na Cachoeira dos Índios é generosa, são muitas as bromélias, velhas árvores e plantas da mata atlântica. Os visitantes podem encontrar animais como o quati, tatu, macaco prego, bugio, tucano e tirivas.

Pesquisas feitas na região já apontaram que o Bairro Itoupava tem como ponto forte as cachoeiras, porém como ponto fraco, a hospedagem.

A idéia é transformar esse local não apenas em atrativo para os moradores de Rio do Sul, mas também para pessoas de outras regiões, através de atividades múltiplas que inspirem a diversão e, ao mesmo tempo, negócios, comodidade e sossego.

1.2 Descrição do projeto da empresa.

O projeto caracteriza-se como sendo de implantação de uma pousada que desenvolverá suas atividades em hospedagem turística na cidade de Rio do Sul.

A pousada terá como atrativos: chalés, piscinas, restaurante, sala para workshops com até 50 pessoas, sala de jogos e sauna.

Investindo em quartos individuais com: TV 21’, varanda com redes e suíte, todos em forma de chalés, tendo também 1 restaurante ,café da manhã, almoço colonial e serviço de bar 24hr.

Passeios em trilhas ecológicas, passeios a cavalo, rapel na própria cachoeira. Oferecendo também os melhores comidas para todos os gostos na cidade, além de festas típicas da ocasião e com internet sistema wireless em toda a pousada incluindo os quartos.

Publico diversificado, com aventuras radicais como: rapel, campo de futebol suíço, 2 piscinas, sendo 1 para crianças, trilhas, lagoa, sauna, salão de jogos,(massagens) e monitores para finais de semana e feriados.

1.3 Descrição da empresa

Após os tramites legais, a empresa passará a ter como a expressão Pousada da Cachoeira Ltda, e a forma jurídica de sociedade empresarial limitada.

A cidade de Rio do Sul tem muitos atrativos turísticos, mas pouco explorados para atrair pessoas dos mais diversos lugares do estado. Através desse cenário identificou-se a oportunidade de criar uma pousada no Bairro Itoupava, na cidade de Rio do Sul – SC.

1.4 Estrutura Societária:

A empresa será constituída por 4 sócios, todos com a mesma participação.

 

Pousada da Cachoeira Ltda

 

Sócio

% participação

Capital Social

Função

Grasiele Schlemper

25%

R$ 125.000,00

Presidente

Elisabete Tenfen

25%

R$ 125.000,00

Diretor Produção

Greice K. Klauberg

25%

R$ 125.000,00

Diretor Marketing

José H.Laurindo Neto

25%

R$ 125.000,00

Diretor Financeiro

Soma

100%

R$ 500.000,00

 

1.5 Estrutura organizacional

A Estrutura Administrativa será constituída por um conselho de sócios, que designará um presidente, um diretor de produção, um diretor de marketing e um diretor financeiro, onde todos juntos tomarão as decisões sobre a empresa.

Quadro de colaboradores:

1.6 Qualificação dos sócios:

Elisabete Tenfen, solteira, natural e residente em Rio do Sul, SC. Cursando Administração com ênfase em Marketing pela Unidavi.

Grasiele Schlemper, solteira, natural e residente em Ituporanga, SC. Cursando Administração com ênfase em Marketing pela Unidavi.

Greice Karina Klauberg, solteira, natural e residente em Rio do Sul, SC. Cursando Administração com ênfase em Marketing pela Unidavi.

José Horácio Laurindo Neto, solteiro, natural e residente em Imbuia, SC. Cursando Administração com ênfase em Marketing pela Unidavi.

2. PLANO ESTRATÉGICO

2.1 Missão

Atender as necessidades dos clientes, prestando um serviço de qualidade, oferecendo conforto, segurança, tranqüilidade ligada às belezas naturais existentes no local e uma estrutura adequada.

2.3 Visão

Ser referência como pousada fornecedora de beleza natural, atrativos turísticos e de lazer na região do alto vale.

2.4 Diagnóstico estratégico

Nesta etapa são analisados os pontos fortes e fracos da empresa que são os fatores internos, e as oportunidades e ameaças que são os fatores externos da empresa. Para isto é utilizada a analise SWOT.

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Estrutura da pousada

Estrutura de acesso

Atividades Diversificadas

Qualidade dos serviços

Recursos naturais

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Investir em divulgações

Oscilação climática

Atrativos pouco explorados na região

2.5 Posicionamento estratégico

A Pousada da Cachoeira Ltda, tem seu foco direcionado a um posicionamento estratégico em atrativos turísticos. Mas, analisando esses atrativos poucos explorados, a empresa decidiu investir em hospedagem, com o propósito de criar um bem estar e conforto, junto à beleza natural do lugar. Portanto, o posicionamento estratégico da pousada está voltado à diversificação e recursos naturais.

2.6 Objetivos e metas

  • Objetivos:

Elaborar um projeto empresarial de implantação de pousada, tendo por objetivo principal explorar a atividade de hospedagem turística na cidade de Rio do Sul, com alternativas de lazer e diversão em meio à natureza.

  • Metas:

Investir em tecnologias e produtos de alta qualidade, aumentando a confiança e a segurança do visitante.

Tornar a pousada conhecida no alto vale, pela suas belas paisagens naturais, pelo seu produto diversificado, credibilidades e comprometimento com visitantes e acima de tudo retorno positivo.

3. PLANO MERCADOLÓGICO

3.1 Descrição do serviço

Histórico

A Pousada da Cachoeira Ltda, busca como beneficio e atividades para a cidade de Rio do Sul, atrativos tanto turísticos como de lazer. Tendo como objetivo a comercialização de hospedagem turística em meio à natureza, focando clientelas, formada por turistas em viagem de recreação, lazer e também de negócios, trazendo o respeito às tradições em hospitalidade e modernos conceitos de conforto e serviços, buscando para a cidade um produto que está em falta e oferecendo “tudo pelo prazer de bem receber”.

Ciclo de Vida

Estaremos oferecendo um serviço que estará em fase de introdução no mercado, e estabelecendo como estratégia básica, tornar a pousada conhecida, pelo seu conforto em hospedagens em um ambiente de lazer junto à natureza, também proporcionar uma diversificação em seus produtos tendo em mente credibilidade.

(Parte 1 de 2)

Comentários