Listade Exercicios01 Processador Memoria

Listade Exercicios01 Processador Memoria

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS CAMPINA GRANDE CURSO: TECNOLOGIA EM TELEMÁTICA DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES PROFESSORA: DANIELLA DIAS DATA: 09/08/10

1.Defina arquitetura e organização de computadores, exemplificando aspectos inerentes a cada uma delas. 2.Explique o porquê de termos uma hierarquia de abstrações no projeto de sistemas de computadores. 3.Diferencie tradutor (compilador) de interpretador. 4.Qual a composição de um computador eletrônico digital, e qual a função de cada uma de suas partes? 5.Qual a composição do processador? 6.Pra que servem os registradores do processador e quais os mais importantes? 7.Explique o funcionamento do caminho de dados. 8.Quais os tipos de instruções de um processador? Defina-as.

9Descreva, com suas palavras, o ciclo de busca-decodificação-execução.

10.Cite as vantagens de se ter instruções interpretadas ao invés de implementadas em hardware. 1.Defina microinstrução. 12.O que diferencia as estratégias de projeto CISC e RISC? 13.Quais os tipos de paralelismos existentes?

14.Defina e exemplifique pipeline.

15.Explique o porquê de uma máquina com um pipeline de 5 estágios que tem um ciclo de máquina de 2ns processa 500MIPS ao invés de 100MIPS, uma vez que com 5 estágios uma instrução gasta 10ns para ser executada. 16.Como funciona um processador matricial? 17.O que são multiprocessadores? 18.Defina multicomputadores.

19.Descreva o procedimento para execução de instruções adotando as seguintes estratégias: a) Pipeline b) Arquiteturas Superescalares c) Multiprocessadores d) Multicomputadores

20.O que é a memória e por que ela é tão importante? 21.Explique por que usamos a aritmética binária e não a decimal no armazenamento digital.

2.O que representa a expressão “computador de n bits”?

23.Por que em um sistema de computação não é possível construir e utilizar apenas um tipo de memória? 24.Quais das organizações de memória a seguir são possíveis? Quais são razoáveis?

Justifique suas respostas. (a) 10 bits de endereço para uma memória 1024x8 (b) 10 bits de endereço para uma memória 1024x12 (c) 9 bits de endereço para uma memória 1024x10 (d) 1 bits de endereço para uma memória 1024x10 (e) 10 bits de endereço para uma memória 10x1024 (f) 1024 bits de endereço para uma memória 10x10

25.Mostre 4 organizações possíveis para uma memória de 256bits.

26.Quais os elementos que definem a hierarquia de memória de um computador e como se subdivide esta hierarquia? 27.Descreva as características de cada um dos conceitos de hierarquia de memória, apresentados a seguir: a)Tempo de acesso b) Capacidade c) Volatilidade d)Tecnologia de fabricação e) Temporariedade f) Custo

28.Como são classificadas as memórias semicondutoras?

29.Qual a diferença conceitual entre uma memória do tipo SRAM e outra do tipo DRAM?

Cite vantagens e desvantagens de cada uma. 30.Diferencie as tecnologias de fabricação de memória: ROM, PROM, EPROM, EEPROM e

ROM Flash. Apresente um exemplo de aplicação para memórias produzidas com cada uma destas tecnologias. 31.Faça uma análise comparativa entre Registradores, Memória Cache, Memória Principal e

Memória Secundária, baseada nos parâmetros apresentados na Questão 27 e na posição de cada uma destas memórias em relação ao processador. 32.Construa uma memória de 256x8 a partir de memórias 32x8. Quantos módulos de memória 32x8 serão necessários? Quantos bits de endereço serão necessários? Como se processa o endereçamento? 3.Calcule a distância de Hamming para o código que contém como palavras válidas apenas as apresentadas a seguir. 0, 0101, 1010, 1, 010 34.Ainda em relação a questão anterior, quantos erros podem ser detectados e quantos podem ser corrigidos? Se possível dê um exemplo de uma palavra com erro que não podemos determinar com certeza a palavra correta? E, diga quantos erros aconteceram nessa situação.

35.Explique e exemplifique os termos Big endian e Little endian.

36.Explique como funciona a detecção de erro utilizando o bit de paridade. Quantos erros podem ser detectados e quantos podem ser corrigidos utilizando esse tipo de codificação.

37.Que vantagens o uso da memória cache traz ao processamento?

38.Explique o princípio da localidade. 39.Dê exemplo de memórias secundárias indicando o tipo de tecnologia empregada na sua fabricação. 40.Fale sobre a hierarquia de memória. 41.O que são as trilhas de um disco magnético e como elas são compostas?

42.Explique o porquê da diferença entre a capacidade nominal e a capacidade real de um disco magnético. 43.O que são discos flexíveis? 4.Quais os tipos de DVD, em relação a sua capacidade de armazenamento, que existem?

Comentários