Lista de Exercícios sobre Arquivo, Registro e Sub-Funções em algoritmo

Lista de Exercícios sobre Arquivo, Registro e Sub-Funções em algoritmo

UFRN – CCET – DIMAP

Terceira Lista de Exercícios de Algoritmo e Programação de Computadores

Aluno: ________________________________________________ Turma: _________

Professor: Lourival Coelho

FAÇA ALGORITMOS PARA RESOLVER CADA UMA DAS QUESTÕES ABAIXO.

  1. Faça uma função lógica para informar se um número inteiro é primo ou não. Utilize esta função para imprimir, separadamente, os números que são primos e os números que não são primos, de um conjunto de números inteiros positivos dados.

  1. Faça uma função para calcular o máximo divisor comum de dois números. Utilize esta função para imprimir todos os pares de números que são primos entre sí, de um conjunto de números inteiros positivos dados. Por exemplo, dados 3, 8, 12, 15 e 16, os pares de números primos entre sí são: (3, 8), (3, 16), (8, 15) e (15,16).

  1. Faça um procedimento para ler os elementos de um vetor. Faça um outro procedimento para escrever os elementos de um vetor. Faça mais um procedimento para ordenar crescentemente os elementos de um vetor. Faça um algoritmo principal que utilize esses procedimentos.

  1. Faça uma função para calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano. Utilize esta função para calcular o perímetro e a área de um triângulo, dado pelas coordenadas de seus vértices no plano cartesiano.

  1. Você dispõe de um arquivo seqüencial contendo nome, sexo e idade de várias pessoas. O fim dos dados é indicado pela palavra “Fim de Arquivo” inserida no campo nome. Elabore um algoritmo que leia os dados deste arquivo e imprima na tela do computador, em primeiro lugar, os nomes das mulheres com menos de 15 anos, e em seguida, os nomes dos homens com mais de 18 anos.

  1. Dispomos de um arquivo seqüencial com os seguintes dados de um grupo de pessoas: o nome, o ano de nascimento, seu peso na Terra e seu desejo de ir para Marte ou para Júpiter. O fim dos dados é indicado por “Fim de Arquivo” no campo nome. Faça um algoritmo para ler esses dados no arquivo, e imprimir em um outro arquivo uma lista com os nomes das pessoas com menos de trinta anos, seu planeta de destino e seu peso neste planeta. Sabe-se que uma pessoa com peso 100 na Terra, pesa 38 em Marte e 264 em Júpiter. O ano atual deve ser fornecido pelo usuário no momento da execução.

  1. Faça um subalgoritmo para receber um nome completo de uma pessoa e devolver apenas o primeiro nome. Faça um outro subalgoritmo para receber as três primeiras avaliações de um aluno da UFRN e devolver a média parcial e a situação do aluno (Aprovado, Reprovado ou Prova final). Faça um subalgoritmo para criar um arquivo seqüencial que contenha os seguintes dados dos alunos de Algoritmo: nome completo, sexo, idade e as três primeiras notas. Faça um algoritmo principal para gerar o arquivo dos alunos de Algoritmo e criar mais dois arquivos a partir dele, um com a lista dos primeiros nomes dos homens aprovados por média e suas respectivas médias, e um outro com a lista dos primeiros nomes das mulheres e suas respectivas situações.

Comentários