significado de plantas daninhas

significado de plantas daninhas

Amendoim bravo ou leiteira (Euphorbia heterophylla) Desequilíbrio entre N e micronutrientes, sobretudo Mo e Cu. Azedinha (Oxalis oxyptera) Terra argilosa, pH baixo, deficiência de Ca e de Mo. Barba-de-bode (Aristida pallens) Solos de baixa fertilidade Beldroega (Portulaca oleracea)

Solo fértil, não prejudica as lavouras, protege o solo e é planta alimentícia com elevado teor de proteína.

Cabelo-de-porco (Carex sp.) Compactação e pouco cálcio. Capim-amargoso ou capim-açu (Digitaria insularis)

Aparece em lavouras abandonadas ou em pastagens úmidas, onde a água fica estagnada após as chuvas. Indica solos de baixa fertilidade.

Capim-caninha ou capim-colorado (Andropogon laterallis)

Solos temporariamente encharcados, periodicamente queimados e com deficiência de fósforo.

Capim-carrapicho (Cenchrus echinatus)

Indica solos muito decaídos, erodidos e compactados. Desaparece com a recuperação do solo.

Capim-marmelada ou papuã (Brachiaria plantaginea)

Típico de solos constantemente arados, gradeados e com deficiência de Zn; desaparece com o plantio de centeio, aveia preta e ervilhaca; diminui com a permanência da própria palhada sobre a superfície do solo; regride com a adubação corretiva de P e Ca e com a reestruturação do solo.

Capim rabo-de-burro (Andropogon sp.)

Típico de terras abandonadas e gastas - indica solos ácidos com baixo teor de Ca, impermeável entre 60 e 120 cm de profundidade.

Capim amoroso ou carrapicho (Cenchrus spp.) Solo empobrecido e muito duro, deficiência de Ca. Caraguatá (Erygium ciliatum)

Húmus ácido, desaparece com a calagem e rotação de culturas; freqüente em solos onde se praticam queimadas.

Carqueja (Bacharis articulata)

Pobreza do solo, compactação superficial, prefere solos com água estagnada na estação chuvosa.

Carrapicho-de-carneiro (Acanthospermum hispidum)

Deficiência de Ca. Cavalinha (Equisetum sp.) Indica solo com nível de acidez de médio a elevado. Chirca (Eupatorium bunifolium) Aparece nos solos ricos em Mo. Dente-de-leão (Taraxacum officinale) Indica solo fértil. Grama-seda (Cynodon dactylon) Indica solo muito compactado. Guanxuma (Sida sp.)

Solo compactado ou superficialmente erodido. Em solo fértil fica viçosa; em solo pobre fica pequena.

Língua-de-vaca (Rumex obtusifolius)

Solos compactados e úmidos. Ocorre freqüentemente após lavouras mecanizadas e em solos muito expostos ao pisoteio do gado.

Maria-mole (Senecio brasiliensis)

Solo adensado (40 a 120 cm). Regride com a aplicação de K e em áreas subsoladas.

Mio-mio (Baccharis coridifolia) Ocorre em solos rasos e firmes, indica deficiência de Mo. Nabo (Raphanus raphanistrum) Deficiência de B e Mn. Picão preto (Galinsoga parviflora) Solo com excesso de N e deficiente em micronutrientes, principalmente Cu. Samambaia (Pteridium aquilinium)

Alto teor de alumínio. Sua presença reduz com a calagem. As queimadas fazem voltar o alumínio ao solo e proporcionam em retorno vigoroso da samambaia.

Sapé (Imperata exaltata)

Indica solos ácidos, adensados e temporariamente encharcados. Ocorre também em solos deficientes em Mg.

Tanchagem (Plantago maior) Solos com pouca aeração, compactados ou adensados. Tiririca (Cyperus rotundus) Solos ácidos, adensados, anaeróbicos, com carência de Mg. Urtiga (Urtica urens) Excesso de N (matéria orgânica). Deficiência de Cu.

Comentários