ELEMENTOS DE MÁQUINAS - Elementos de Vedação

ELEMENTOS DE MÁQUINAS - Elementos de Vedação

(Parte 1 de 2)

40AULA40 A U L A

IntroduçªoUma senhora foi devolver ao vendedor uma panela de pressªo que tinha comprado hÆ poucas semanas. Reclamando que a panela nªo prestava, queria o dinheiro de volta. O vendedor, surpreso, examinou a panela. Percebeu que, talvez por engano do fabricante, a borracha de vedaçªo estava com defeito. Trocou a borracha por uma nova e explicou à compradora o que havia ocorrido.

A mulher, desconfiada, interpelou o vendedor: - Como o senhor tem certeza de que agora a panela nªo vai apresentar mais problemas?

- Fique tranqüila, - disse-lhe o vendedor - o problema era apenas na vedaçªovedaçªovedaçªovedaçªovedaçªo porque a borracha estava com defeito.

Com o tempo, a compradora verificou que o vendedor tinha razªo. Com a borracha nova, a panela ficou bem vedada e o cozimento dos alimentos, mais rÆpido.

É fÆcil imaginar que a vedaçªovedaçªovedaçªovedaçªovedaçªo Ø um fator importante tanto na indœstria quanto nos produtos comerciais, tais como tampa de garrafas, vedadores de botijıes de gÆs, garrafas tØrmicas etc.

Na mecânica em geral, salienta-se a importância dos elementos de vedaçªoelementos de vedaçªoelementos de vedaçªoelementos de vedaçªoelementos de vedaçªo que serªo estudados nesta aula.

Conceito

Elementos de vedaçªo sªo peças que impedem a saída de fluido de um ambiente fechado (tubulaçªo, depósito etc.) e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos.

Esses elementos, geralmente, localizam-se entre duas peças fixasfixasfixasfixasfixas ou em duas peças em movimento relativomovimento relativomovimento relativomovimento relativomovimento relativo. As junçıes cujas peças apresentam movimento relativo se subdividem em girantesgirantesgirantesgirantesgirantes, quando o movimento Ø de rotaçªorotaçªorotaçªorotaçªorotaçªo, e deslizantesdeslizantesdeslizantesdeslizantesdeslizantes, quando o movimento Ø de translaçªotranslaçªotranslaçªotranslaçªotranslaçªo.

Tipos de junçªo

Nas ilustraçıes a seguir, vocŒ vai observar vÆrios tipos de junçıes, fixas e móveis, em diferentes aplicaçıes, como acoplamentos acoplamentos acoplamentos acoplamentos acoplamentos, reservatório de estocagem; junçıes móveis em movimento de rotaçªo e de translaçªo.

Introduçªo aos elementos de vedaçªo

40 AULA

No dia-a-dia podemos observar muitos exemplos de vedaçªo: garrafas fechadas com rolha de cortiçarolha de cortiçarolha de cortiçarolha de cortiçarolha de cortiça, tampas de coroa tampas de coroa tampas de coroa tampas de coroa tampas de coroa das garrafas de bebidas gaseificadas e tampas de fechotampas de fechotampas de fechotampas de fechotampas de fecho das garrafas tØrmicas.

exemplos de vedação comuns a)garrafa com rolha de cortiça b)tampa de coroa para bebidas gaseificadas junções fixa e móvel no acoplamento cilindro - pistão junções fixas de um reservatório de estocagem junções móveis: a) de rotação; b) de translação

40 AULA

Nem sempre a vedaçªo Ø tªo simples como nos exemplos vistos. Existem situaçıes em que a vedaçªo exige procedimentos específicos e certos cuidados.

Muitas vezes, a vedaçªo requer atençªo aos seguintes aspectos:

•temperatura - no caso de se trabalhar em ambiente com temperatura muito elevada, a vedaçªo torna-se mais difícil;

•acabamento das peças - uma boa vedaçªo requer bom acabamento das superfícies a serem vedadas;

•pressªo - quanto mais elevada for a pressªo do fluido, tanto maior serÆ a possibilidade de escapamento, ou seja, a vedaçªo torna-se mais difícil;

•estado físico - os fluidos líquidos sªo mais fÆceis de serem vedados do que os fluidos em estado gasoso.

Portanto, os elementos de vedaçªo de mÆquinas devem ser adequados a esses aspectos para que se evitem riscos de escapamento e atØ de acidentes.

Classificaçªo

Os elementos de vedaçªo classificam-se em dois grupos: de junçıes fixas e de junçıes móveis.

Vedaçªo para junçıes fixasVedaçªo para junçıes fixasVedaçªo para junçıes fixasVedaçªo para junçıes fixasVedaçªo para junçıes fixas

As vedaçıes nas junçıes fixas podem ser feitas de maneira direta ou por elementos intermediÆrios.

Tampa de garrafa térmica para bebidas quentes a)em posição de repouso b)em posição de trabalho

AULATipos de vedaçªo direta para junçıes fixasTipos de vedaçªo direta para junçıes fixasTipos de vedaçªo direta para junçıes fixasTipos de vedaçªo direta para junçıes fixasTipos de vedaçªo direta para junçıes fixas

Vedaçªo em ogivaVedaçªo em ogivaVedaçªo em ogivaVedaçªo em ogivaVedaçªo em ogiva, para baixas pressıes - a vedaçªo se efetua em uma superfície tronco-cônica com esfera.

Vedaçªo em facaVedaçªo em facaVedaçªo em facaVedaçªo em facaVedaçªo em faca, para mØdias pressıes – efetuada mediante a aproximaçªo de uma coroa circular a um plano.

Vedaçªo cônicaVedaçªo cônicaVedaçªo cônicaVedaçªo cônicaVedaçªo cônica, para altas pressıes – Ø o melhor tipo de vedaçªo e se efetua entre duas superfícies cônicas que tŒm geratrizes coincidentes.

Vedaçªo de junçıes fixas com elementos intermediÆriosVedaçªo de junçıes fixas com elementos intermediÆriosVedaçªo de junçıes fixas com elementos intermediÆriosVedaçªo de junçıes fixas com elementos intermediÆriosVedaçªo de junçıes fixas com elementos intermediÆrios

Nesse tipo de vedaçªo sªo usadas guarniçıesguarniçıesguarniçıesguarniçıesguarniçıes. Guarniçıes sªo peças flexíveis colocadas entre duas superfícies rígidas, geralmente planas. Desta forma, as guarniçıes impedem passagem ou vazamento de fluidos.

As guarniçıes podem ser feitas de borracha, cobre, cortiça ou amianto, e podem ter formatos variados: chatos, toroidais, perfilados, revestidos etc.

A vedaçªo com elementos intermediÆrios (guarniçıes) tem a vantagem de ser feita com mais facilidade do que a vedaçªo direta. Basta uma simples pressªo para moldar a guarniçªo entre as superfícies a serem vedadas.

O quadro a seguir apresenta uma descriçªo de guarniçıes para junçıes fixas: suas formas, representaçıes, materiais de fabricaçªo e campos de emprego.

AULAILUSTRAOILUSTRAOILUSTRAOILUSTRAOILUSTRAOCAMPOCAMPOCAMPOCAMPOCAMPODEDEDEDEDE EMPREGOEMPREGOEMPREGOEMPREGOEMPREGO

40 Vedaçªo de Ægua, ou vedaçªo embaixo de cabeças de tampas a parafuso para carga/ descarga de óleo.

Boa resistŒncia aos óleos minerais, bom comportamento em temperaturas externas.

Para vedaçªo em altas pressıes, nos casos de canalizaçªo de gÆs, vapor saturado ou superaquecido, ar e gases secos.

Aplicaçıes químicas, tØrmicas e criotØcnicas, aplicaçıes nucleares e aeroespaciais.

Onde se requerem freqüentes desmontagens e montagens, em particular para vedaçıes de soluçıes aciduladas.

Vedaçıes de fluidos e gases nas aplicaçıes aeronÆuticas e navais.

Construçıes mecânicas, mÆquinas de produçªo de óleos comestíveis, sucos de frutas, cremes, xaropes. VÆlvulas para indœstrias químicas, mÆquinas pulverizadoras de inseticidas.

Vedaçªo de Æguas brancas e negras, especialmente em emprego na agricultura, para irrigaçªo com líquidos orgânicos (guarniçıes para juntas VICTAULIC freqüentemente em tubulaçıes enterradas).

Borracha, papelªo prensado, borracha-tela Ligas Fe-C inox, ligas nªo ferrosas

Borracha sintØtica

Ligas Fe-C inox

MatØria plÆstica revestida de chapa metÆlica ou de teflon

(Parte 1 de 2)

Comentários