PERÍODO:P3TURMA: N DISCIPLINAPROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

Pratica Eclipse - HERANÇA

(Eclipse) Crie um projeto no Eclipse de nome ProjHeranca. Lembre-se de criar uma estrutura de diretórios adequada (separando os arquivos fontes dos bytecodes).

Utilize sempre uma ferramenta UML real como Dia (Synaptic GNU/Linux), o Jude http://www.esm.jp/jude-web/index.html ou ArgoUML (http://argouml.tigris.org/) para a confecção dos diagramas de classes iniciais.

Primeiro, construa uma abstração UML que modele um Professor de uma Universidade qualquer. Esta primeira abstração deve ter, no mínimo: (1) propriedades matrícula, idade, endereço, nome, númeroHoras e salário encapsuladas e com seus respectivos métodos get/ set (verifique se há a necessidade de se criar regras de integridade para os atributos, tá?); (2) Dois contrutores cada entidade (um default e outro que permita a passagem de parâmetros); (3) um método toString() em cada classe que permita “imprimir” todos os dados de um objeto.

No tocante à universidade, esta entidade será bastante simples: ela apenas deve ser capaz de receber um empregado como parâmetro e listar todos os seus dados corretamente. Detalhe: todos os empregados desta universidade recebem um salário mínimo (base) de 480,0 reais. Porém, para o cálculo final dos vencimentos de professor, suas horas trabalhadas devem ser adicionadas a este salário base. Além disso, o design deverá permitir que novas entidades sejam inseridas no sistema, futuramente (sem que isso se torne um pesadelo para a Universidade). Ex.: um Gerente com uma gratificação de 120,0 a ser adicionada ao salário base.

Comentários