Trabalho de Recrutamento

Trabalho de Recrutamento

(Parte 1 de 3)

Recrutamento

Índice

Introdução..........................................................................................................pág. 3

Recrutamento.....................................................................................................pág. 4

Processo de Recrutamento................................................................................pág. 5

Execução de Recrutamento...............................................................................pág. 7

Fontes de Recrutamento....................................................................................pág. 8

Recrutamento Interno.........................................................................................pág. 8

  • Vantagens do recrutamento interno.........................................................pág. 9

  • Dificuldades do recrutamento interno.......................................................pág. 9

  • Meios de recrutamento interno.................................................................pág. 9

Recrutamento Externo.......................................................................................pág. 10

  • Meios de Recrutamento Externo.............................................................pág. 10

Anúncio de emprego..........................................................................................pág. 11

Recrutamento universitário.................................................................................pág. 11

Considerações Finais.........................................................................................pág. 13

Bibliografia..........................................................................................................pág. 14

Introdução

O trabalho executado está tratando do recrutamento e suas formas, que podem ser de duas maneiras, interno e externo, esse é o meio de atrair novos candidatos para ocupar novos cargos dentro de uma empresa. O recrutamento interno é mais rápido, mais seguro, porém menos vantajoso para a empresa, pois os candidatos ao processo de seleção já possuem um currículo na empresa e as experiências que tem estão anexadas ao tempo que lá ficou, já o recrutamento externo é mais demorado, mais perigoso, porém traz novas formas de pensar, novas experiências e um currículo bem mais agregado do candidato que vem de fora da empresa.

Podemos observar que para os dois tipos de recrutamento há vantagens e desvantagens, por isso cabe a empresa decidir qual será o mais viável para ela. O tema recrutamento nos dá uma idéia de que é algo rigoroso, detalhado que confere condições especificas para o cargo que se deseja competir. E como diz Cleuber Pinheiro de Aquino “a melhor fonte de recrutamento de pessoal é a que atende a empresa sem ferir seus princípios de eficiência, custo e ética”.

O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. E requer um cuidadoso planejamento, pois, é fundamental para a empresa buscar candidatos competentes e qualificados independente de como eles chegarão, se é pelo recrutamento interno ou externo.

Para serem bem sucedidas, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa e na hora certa. Por isso, atrair pessoas certas, pelo custo certo, na hora certa é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz.

Neste trabalho citamos a importância da necessidade do Recrutamento nas organizações, pois esse define claramente o perfil das pessoas que possam alcançar o sucesso.

O recrutamento é importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação, ou seja, ele é importante mais não é determinante. Ele é eficaz na hora de atrais novos candidatos à novos cargos da empresa, facilitando assim, a entrada de pessoas capacitadas para ocupar determinados cargos.

Recrutamento

O “termo “recrutamento” possui seu significado de acordo com o Dicionário Aurélio como,” ato ou efeito de recrutar./ militar arrolamento e convocação de cidadãos que atingiram a idade prevista em lei para prestar serviço militar. “& 151; o recrutamento pode ser feito na base do voluntariado ou do sorteio.” Esta morfologia utilizada possui ligação com o exército, pois estava vinculado com a prática de captar soldados para ocupar a vaga de futuros soldados. Partindo de um conceito operacional podemos definir recrutamento como o método de uma organização para preencher um cargo, ou seja, a forma usada para atrair e cadastrar candidatos possivelmente capazes de preencher os requisitos da vaga; mas este sentido é muito mais amplo que um processo de procura de empregados, existe a princípio a requisição de pessoas feita pelos supervisores, que obedecem a regras, critérios e políticas organizacionais; encontramos os empregadores disputando os salários, benefícios oferecidos e as condições de trabalho e os candidatos estão aprimorando suas habilidades aumentando assim sua qualificação profissional, é muito importante atrair um grupo de candidatos qualificados e motivados para obter boas opções para no futuro escolher os candidatos.

Chiavenato define “recrutamento” como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro pessoal.

Para Halsey, recrutamento é o “termo comumente aplicado à descoberta e desenvolvimento de boas fontes de fornecimento dos candidatos necessários à Organização, de modo à sempre haver um adequado número de propostas de trabalho para todas as vagas. É dito que o recrutamento é uma maneira de sempre haver candidatos interessados em uma vaga, seria uma reserva sempre constante de candidatos.

O setor de recursos humanos, departamento de pessoal ou aquele responsável pelo recrutamento pode previamente realizar o estudo do perfil organizacional, para que por meio deste possa se identificar melhor, o número e o perfil dos funcionários necessários para o bom funcionamento organizacional.

Processo de recrutamento

Existem causas externas e internas que aumentam a demanda de RH, ocorrendo conseqüentemente o recrutamento.

Causas Externas

▪Nível de atividade econômica, levando em conta, entre outros fatores.

- Mercado de trabalho;

- Taxas de emprego ou desemprego;

- Recessão ou crescimento econômico;

- Taxas de inflação

▪ Aspectos sociais, políticos e legais.

Causas Internas

▪ Orçamento disponível;

▪ Planos estratégicos;

▪ Mobilidade interna da força de trabalho como:

- Admissão, demissão;

- Promoções;

- Afastamento por motivo de saúde,

- Aposentadoria,

- Necessidade de aumento do quadro de funcionário.

- Morte

▪ Níveis de automatização industrial administrativa.

Planejamento de Recrutamento

Antes da realização do recrutamento, existe um planejamento que consiste na definição de caminhos e etapas a serem seguidos e a fixação de métodos para o alcance dos objetivos organizacionais.

Requisição de Recursos Humanos

Requisição de RH que também é conhecida como a “requisição de empregado”, onde se verifica as solicitações dos outros setores em relação ao número de vagas disponíveis, e as informações relativas aos candidatos, tais como:

▪ Tarefas a executar;

▪ Grau de instrução necessário;

▪ Responsabilidades; e

▪ Habilidades exigidas.

Estudo de Mercado

Após a requisição é realizado uma pesquisa de mercado que é fundamental no processo de recrutamento por que é por meio desta pesquisa que realizamos a interação do mercado de trabalho com os cargos disponíveis podendo moldar, alterar ou adaptar a estrutura salarial e ocupacional.

Execução do recrutamento

Por fim temos a execução do recrutamento, vista que já foram tomadas todas as medidas necessárias ocorreu uma preparação de pessoal, realizou-se um estudo de mercado, foram traçados metas e objetivos e sabe a fonte onde procurar.

Dependendo do porte da empresa diferente tipos de pessoas realizam o recrutamento, numa empresa de pequeno porte o processo geralmente é realizado pelo próprio gerente de RH, já em grande empresa possuem cargos específicos para a realização do recrutamento, recrutadores de RH.

A seguir para melhor entendimento sobre estudo de mercado, tem um Questionário para análise de mercado, com as perguntas necessárias para um bom entendimento e posteriormente uma satisfatória execução do recrutamento.

Questionário para análise de mercado

A) Situação do mercado

1. Quantos desses profissionais existem em nosso mercado?

2. Estão procurando emprego? O mercado esta móvel?

3. Que condições econômicas existem para a mudança de emprego?

4. O mercado esta conservado? Que fatores levam a recessão do mercado?

5. Em que condições esse profissional mudariam de emprego?

(Parte 1 de 3)

Comentários