Pesquisa - ação

Pesquisa - ação

UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP. CAMPUS MOSSORÓ. Curso de Bacharelado em Enfermagem. DISCIPLINA: Construção do Conhecimento Cientifico e Metodologia da Pesquisa Prof.º MS. Fernanda Kallyne Rêgo de Oliveira.

PESQUISA-AÇÃO

Sâmara Danielly

O que é “PESQUISA-AÇÃO”?

  • A pesquisa-ação é um método de condução de pesquisa aplicada, orientada para elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções. Ela pode e deve ser utilizada pelo cientista para elaborar sua análise de uma realidade em que está envolvido.

ALGUNS CONCEITOS SOBRE PESQUISA-AÇÃO:

  • VERGARA : "Pesquisa-ação é um tipo particular de pesquisa participante e de pesquisa aplicada que supõe intervenção participativa na realidade social. Quanto aos fins é, portanto, intervencionista".

  • THIOLLENT, entendeu a pesquisa-ação como sendo “um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema, estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo”.

A pesquisa-ação pode ser dividida em quatro tipos:

A pesquisa-ação pode ser dividida em quatro tipos:

  • Pesquisa-Ação Diagnóstico: procura elaborar planos de ação solicitados. A equipe de pesquisadores entra numa situação existente (ato de vandalismo, revolta da população e etc.), estabelece o diagnóstico e recomenda medidas para sanar o problema;

  • Pesquisa-Ação Participante: Muitos dizem que uma pesquisa é participante quando os pesquisadores sociais saem do seu escritório para pesquisar em campo. Outros acham que a pesquisa é participante quando os grupos participam, dão entrevistas, opiniões ou aplicam questionários. Na realidade, a pesquisa é participante não só porque a pesquisadora o pesquisador social saem do escritório para trabalhar em campo, mas também porque os grupos envolvidos saem do silêncio e do espaço de opressão que a sociedade lhes impõe, para participar de um processo onde aprendem a descobrir, compreender e analisar a realidade e repassar adiante o conhecimento adquirido.

Pesquisa-Ação Empírica: consiste em acumular dados de experiências de trabalho diário em grupos sociais semelhantes. Esse tipo de pesquisa-ação pode levar de maneira gradual ao desenvolvimento de princípios mais gerais;

  • Pesquisa-Ação Empírica: consiste em acumular dados de experiências de trabalho diário em grupos sociais semelhantes. Esse tipo de pesquisa-ação pode levar de maneira gradual ao desenvolvimento de princípios mais gerais;

  • Pesquisa-Ação Experimental: exige um estudo controlado da eficiência relativa de técnicas diferentes em situações sociais praticamente idênticas. É a que possui maior potencial para fazer progredir os conhecimentos científicos dentro da perspectiva da cientificidade tradicional.

Como esta dividida a Pesquisa-ação?

  • Conforme Stringer (1996), a pesquisa-ação compreende uma rotina composta por três ações principais: observar, para reunir informações e construir um cenário; pensar, para explorar, analisar e interpretar os fatos; e agir, implementando e avaliando as ações. Dentro desta mesma idéia, pode-se dividir o processo de pesquisa-ação em quatro principais etapas, que serão descritas a seguir: fase exploratória, fase principal, fase de ação e fase de avaliação (THIOLLENT, 1997).

Como esta dividida a Pesquisa-ação?

Fase Exploratória: Esta primeira etapa do processo de pesquisa-ação, que tem grande importância devido ao fato de encaminhar as fases subseqüentes da pesquisa, possui um aspecto interno, que diz respeito ao diagnóstico da situação e das necessidades dos atores e à formação de equipes envolvendo pesquisadores e participantes, e um aspecto externo, que tem por objetivo divulgar essas propostas e obter o comprometimento dos participantes e interessados.

Deve-se utilizar um quadro conceitual, elaborado em conjunto com os pesquisadores e atores da situação, para que seja realmente um retrato da realidade da organização, e paralelamente realizar uma pesquisa de campo de caráter diagnóstico, através de entrevistas abertas, para detectar os principais problemas existentes (THIOLLENT, 1997).

Como esta dividida a Pesquisa-ação?

  • Fase Principal (Planejamento:) No momento em que há um claro diagnóstico sobre a realidade da organização e dos eventos ou pontos que se deseja pesquisar, os pesquisadores iniciam a prática, que ocorre através de seminários para guiar a ação. Os seminários em grupo são operacionalizados, sendo o grupo permanente composto pelos promotores da pesquisa, por membros da gerência de diversas áreas e categorias profissionais e por consultores ou pesquisadores externos.

  • Conforme resumido por Thiollent (1997), a Fase Principal é composta por um grande conjunto de entrevistas individuais e coletivas ou questionários aplicados a pessoas-chaves da organização, que irão expor suas reclamações, constatações e sugestões a respeito do assunto em pauta. Todas estas informações coletadas entre os entrevistados servirão como base para o posterior debate em seminário.

Como esta dividida a Pesquisa-ação?

  • Fase de Ação: A Fase de Ação, como o próprio nome já indica, engloba medidas práticas baseadas nas etapas anteriores: difusão de resultados, definição de objetivos alcançáveis por meio de ações concretas, apresentação de propostas a serem negociadas entre as partes interessadas e implementação de ações-piloto que posteriormente, após avaliação, poderão ser assumidas pelos atores sem a atuação dos pesquisadores (THIOLLENT, 1997).

  • Quando se fala em divulgação de resultados, os receptores destas informações são as pessoas que responderam às entrevistas e questionários, o conjunto dos membros da organização e alguns representantes dos atores e tomadores de decisão. Uma vez divulgadas as informações, é iniciada a etapa de apresentação de propostas visando melhorar os aspectos estudados. Estas propostas são analisadas e aprovadas por membros da gerência e implementadas de forma a colocar em prática as sugestões apresentadas.

Como esta dividida a Pesquisa-ação?

  • Fase de Avaliação: Esta etapa final do processo de pesquisa-ação apresenta dois objetivos principais: verificar os resultados das ações no contexto organizacional da pesquisa e suas consequências a curto e médio prazo e extrair ensinamentos que serão úteis para continuar a experiência e aplicá-la em estudos futuros.

CONCLUSÕES FINAIS

A pesquisa-ação é principalmente uma modalidade de intervenção coletiva, inspirada nas técnicas de tomada de decisão, que associa atores e pesquisadores em procedimentos conjuntos de ação com vista a melhorar uma situação precisa, avaliada com base em conhecimentos sistemáticos de seu estado inicial e apreciada com base em uma formulação compartilhada de objetivos de mudança. É um tipo de pesquisa qualitativa que presume que o mundo social está em mudança contínua, e que o pesquisador e a pesquisa propriamente dita são partes dessa mudança.

O planejamento de uma pesquisa-ação é muito flexível. Contrariamente a outros tipos de pesquisa, não se segue uma série de fases rigidamente ordenadas. Há sempre um vaivém entre várias preocupações a serem adaptadas em função das circunstâncias e da dinâmica interna do grupo de pesquisadores no seu relacionamento com a situação investigada.

CONCLUSÕES FINAIS

Ou seja, nos diversos campos do conhecimento, existe uma gama de métodos que podem ser aplicados para se pesquisar, e dentre eles, podemos ressaltar que a pesquisa-ação é vista como principal contribuição para a dinâmica de tomada de decisão no processo de ação planejada, pois sabemos que a pesquisa efetuada para se atingir um determinado conhecimento, pode se dar de várias formas, porém, hoje se procura fazer uma pesquisa científica para que as respostas às perguntas formuladas tenham embasamento sólido, ou seja, a comprovação dos raciocínios hipotéticos e a pesquisa ação nos permite isso, já que através dela o pesquisador detecta um problema em seu meio social ou laboral e busca, junto com outros atores, uma solução e parte para uma ação mais concreta para a resolução aquele determinado problema já existente.

Muito obrigada!

Comentários