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Guias e Dicas
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Gestão da Qualidade-AULA 2, Notas de aula de Administração Empresarial

Interpretação da norma ISO 9001:2008.

Tipologia: Notas de aula

2010

Compartilhado em 02/12/2010

marco-souza-17
marco-souza-17 🇧🇷

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Baixe Gestão da Qualidade-AULA 2 e outras Notas de aula em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! 1 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 1 O Processo de Melhoria Contínua Aula 2 (4h) Programa 5S Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 2 Fonte: www.tpfeurope.com/EN_5Sinfo.html Gestão da Qualidade 2 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 3 O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Gestão da Qualidade Programa 5S O Programa 5S é um passo inicial para a implementação de um sistema da qualidade, isso porque tem um grande efeito sobre a motivação, pois os resultados alcançados são rápido e visíveis. M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 4 Passo Nome Ação Frase Chave 1 Seiri (Seleção) Remoção do itens desnecessários da área de trabalho “Quando em dúvida, elimine” 2 Seiton (Ordenação) Disposição do necessário no ponto de uso “Um lugar para tudo e tudo no seu devido lugar” 3 Seiso (Limpeza) Limpeza e eliminação das fontes de sujeira “A melhor limpeza é aquela que não precisamos limpar” 4 Seiketsu (Padronização) Criação de uma rotina e um padrão do melhor “Olhar e reconhecer o que precisa ser feito” 5 Shitsuke (Disciplina) Fazendo do 5S um hábito “Quanto menos auto-disciplina se precisar, melhor será” Os 5 sensos Gestão da Qualidade 5 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 9 Vantagens: • Higiene no local de trabalho; • Melhorar o relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe; • Melhorar a conservação de móveis, equipamentos e ferramentas; • Eliminação de desperdício; • Promover a satisfação de quem executa. 3. Senso de Limpeza (Seiso) - continuação Gestão da Qualidade Programas Deve existir disciplina, cumprir e exigir dos outros que o ambiente encontrado limpo seja deixado limpo após o uso. Quanto ao relacionamento, as críticas devem ser encaradas como oportunidades de melhoria. M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 10 4. Senso de Padronização, ou Saúde (Seiketsu) A padronização busca manter os três primeiros Ss (Seleção, Ordenação e Limpeza) de forma contínua. Ao se definir o que é certo, ficará mais fácil para o funcionário saber o que está errado. Gestão da Qualidade Programas Vantagens: • Melhoria do ambiente de trabalho; • Facilidade de identificação de não-conformidades; Significa ter comportamento ético. Cultivar clima de respeito mútuo nas diversas relações. 6 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 11 5. Senso de Disciplina (Shitsuke) Vantagens: • Cumprimento natural dos procedimentos; • Disciplina moral e ética; • Cultivo de bons hábitos; • Efetivação da administração participativa; • Garantia da qualidade de vida Gestão da Qualidade Programas Ter senso de disciplina é desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras e procedimentos. Não se trata de obediência cega. Disciplinar é praticar continuamente para que as pessoas façam a coisa certa naturalmente. Significa ter autocontrole, ter paciência, ter persistência e respeitar o espaço e a vontade alheios. M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Programa 5S Ações para Implantação Gestão da Qualidade 7 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 P D C A SENSOS PREPARAÇÃO MANUTENÇÃO UTILIZAÇÃO Identificar "o que" é necessário para execução das tarefas e "por que" necessitamos daquilo. Estabelecer procedimentos para inclusão/exclusão. ORDENAÇÃO Definir "onde e "como" dispor os itens necessários para a execução das tarefas. Consolidar os ganhos obtidos na fase de implantação de forma a garantir que os avanços e ganhos sejam mantidos. Estabelecer plano de verificação periódico. LIMPEZA Identificar as fontes de sujeira, identificar causas, limpar e planejar a eliminação das fontes de sujeira. Padronizar as ações de bloqueio que se mostraram eficazes na eliminação das causas. SAÚDE OU PADRONIZAÇÃO Identificar os fatores higiênicos de risco nos locais de trabalho e planejar ações para eliminá-los. Promover ações de bloqueio contra reincidência (mecanismo à prova de bobeiras). AUTODISCIPLINA Identificar não-conformidades nos padrões existentes e as oportunidades de melhorias para os 4 outros sensos. Rever os padrões. Elaborar padrões referentes às melhorias implementadas. Eliminar as fontes de sujeira Eliminar os riscos do ambiente de trabalho ou atenuar seus efeitos. Eliminar as não-conformidades encontradas na fase anterior. Promover as melhorias. IMPLANTAÇÃO FASES Prover "o que" é necessário para a execução das tarefas e descartar aquilo julgado desnecessário ou em excesso. Guardar, acondicionar e sinalizar de acordo com as definições feitas na fase anterior. Programa 5S Ações para Implantação Gestão da Qualidade M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Exemplos Gestão da Qualidade 10 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Construtora Carpizza ANTES DEPOIS Exemplos Gestão da Qualidade M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 20 Exercício Utilizando os conceitos aprendidos no Programa 5S, explique como você organizaria este escritório. Explicitar os 5 Sensos do programa. 11 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 21 Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 22 Gestão da Qualidade Os CCQs são grupos de funcionários, geralmente da mesma área, que se reúnem de forma voluntária para discutir possíveis melhorias de desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, reduzir a quantidade de falhas. Ou seja, por meio de idéias e interação humana são identificadas oportunidades de melhoria. 12 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 23 Durante as reuniões os membros não podem ser constrangidos ou inibidos a falar sobre determinado assunto, deve – se agir de forma democrática para que o máximo proveito possa ser obtido da reunião. Importante que o local possua quadro negro para exposição das idéias e que uma ata seja preparada com antecedência. Ferramentas que poderão ser utilizadas no CCQ: Brainstorming, Lista de Verificação, Histograma, Diagrama de Pareto, Espinha de Peixe, Fluxograma. É importante que os membros tenham conhecimento sobre estas ferramentas. Gestão da Qualidade M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 24 Os CCQ’s foram introduzidos no Brasil no início da década de 70 pelas organizações Johnson & Johnson, Volkswagen e EMBRAER, sendo pioneiro depois do Japão. Dados do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (2004), atualmente os CCQ’s estão presentes em 17 estados do Brasil e em grandes empresas como Sadia, Votorantin, Gerdau, Usiminas, Embraco, Albrás, Vale, MBR, Mineração Caraíba, Liasa, Multibrás, WEG, Penalty, Politeno, CMN, Acesita e Ambev. Gestão da Qualidade 15 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 29 Abordagem sistêmica para a gestão Melhoria contínua Tomada de decisão baseada em fatos Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores Princípios da gestão da ISO 9001:2008 5 6 7 8 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 30 Requisitos de gestão da ISO 9001:2008  Sistema da Qualidade (seção 4 da norma)  Responsabilidade da Direção (seção 5 da norma)  Gestão de Recursos (seção 6 da norma)  Realização do Produto (seção 7 da norma)  Medição, Análise e Melhoria (seção 8 da norma) 16 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 31 Requisitos de gestão da ISO 9001:2008 Responsabilidade da direçãoClientes Requisitos Medição, análise e melhoria Gestão de recursos Realização do produto Clientes Satisfação Produto Saída Melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade Entrada Atividades que agregam valor Fluxo de informação M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 32 Deve-se considerar: • A identificação dos processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação na organização; • A determinação da seqüência e da interação desses processos; • A determinação de critérios e métodos para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes; • Asseguramento da disponibilidade de recursos e de informações necessários para apoiar a operação e monitoramento desses processos; • Monitoramento, medição e análise desses processos; e • A implementação de ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos. Sistema da Qualidade (seção 4 da norma) (4.1) Requisitos Gerais 17 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 33 Sistema da Qualidade (seção 4 da norma) (4.1) Requisitos Gerais Comercial Desenvolvimento Compras Industrial Logística R ec ur so s H um an os In fo rm át ic a S er vi ço s G er ai s A dm in is tr at iv o C on tr ol e de Q ua lid ad e F in an ce iro ClientesRequisitos Satisfação Cadeia de Valor M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 34 Sistema da Qualidade (seção 4 da norma) (4.1) Requisitos Gerais Outras partes interessadas Requisitos dos clientes Requisitos regulamentares Clientes Insumos Processo Missão do processo Produtos Itens de controle Indicadores Fornecedores Atividades RecursosProvedores 20 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 39 (5.2) Foco no cliente Neste item a norma pede garantias de que os requisitos do cliente são determinados e atendidos. Cabe a alta direção zelar para que haja a identificação de requisitos dos clientes e, posteriormente, a avaliação de sua satisfação. (5.3) Política de Qualidade A Política da Qualidade deve ser uma declaração da organização sobre seus princípios e valores relacionados à gestão da qualidade. Deve enfatizar princípios como liderança e comprometimento com a qualidade, foco no cliente e melhoria contínua. Responsabilidade da Direção (seção 5 da norma) Primar pela satisfação dos clientes através de atendimento diferenciado, melhorando continuamente a qualidade dos serviços prestados. M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 40 Requisitos dos clientes Fatores Críticos de Sucesso Requisitos dos clientes Política de Qualidade Processos Críticos Objetivos da Qualidade Indicadores e Metas Responsabilidade da Direção (seção 5 da norma) (5.4) Planejamento Neste item a norma estabelece que a alta direção deve definir objetivos da qualidade mensuráveis e desdobrados da Política de Qualidade da organização. Ou seja, a Política de Qualidade deve estabelecer objetivos que, por sua vez, possam ser monitorados por meio de indicadores. 21 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Balanced Scorecard (BSC) 41 Responsabilidade da Direção (seção 5 da norma) Agrupa os objetivos segundo perspectivas inter-relacionadas. M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 42 Responsabilidade da Direção (seção 5 da norma) Indicadores 22 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 43 (5.5) Responsabilidade, autoridade e comunicação Pelo fato de a gestão da qualidade ser uma responsabilidade compartilhada por todos, o projeto e a implementação dos sistemas da qualidade devem definir claramente as responsabilidades e as autoridades pelas atividades de gestão da qualidade. Deve- se definir um representante da direção para cuidar do dia-a-dia do sistema, assegurando que os processos estejam alinhados com os objetivos e a política, e também meios como boletim interno, mural e cartazes para comunicar a toda organização aspectos relevantes da gestão da qualidade (ex. gestão à vista). Responsabilidade da Direção (seção 5 da norma) M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 44 Responsabilidade da Direção (seção 5 da norma) (5.5) Responsabilidade, autoridade e comunicação Gestão à vista 25 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 49 Gestão de Recursos (seção 6 da norma) Início Determinar a competência requerida pelos processos Verificar a competência existente Prover a competência necessária Medir a eficácia das ações tomadas Registrar para evidenciar a competência Ações eficazes FIM Treinamento Educação Habilidade Experiência Com base em Visando obter Conhecimento Conscientização Habilidades Atitudes • Treinamentos internos e externos • Contratação de profissionais • Estágios • Cursos de formação e aperfeiçoamento • Processos de certificação profissional • Seminários • Cursos de especialização • Desenvolvimento profissional • Palestras de conscientização • Treinamentos na Execução da Tarefa (TETs) sim não M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 50 Neste tópico a norma estabelece que a organização deve determinar, prover e manter a infraestrutura necessária para o atendimento aos requisitos dos clientes. A norma faz referência a três classes de recursos: • Edifícios e espaços de trabalho; • Equipamentos, materiais e softwares; • Serviços de apoio como de transporte, comunicação e de sistemas de informação. (6.3) Recursos de Infraestrutura Gestão de Recursos (seção 6 da norma) 26 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 51 A norma diz que a organização deve determinar e gerenciar as condições do ambiente de trabalho necessárias para alcançar a conformidade com os requisitos do produto. A edição 2008 esclarece que o termo “ambiente de trabalho” está relacionado às condições de trabalho em que o trabalho é executado, incluindo fatores físicos, ambientais e outros. (6.4) Ambiente de trabalho Gestão de Recursos (seção 6 da norma) M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 52 Realização do Produto (seção 7 da norma) As atividades de realização de produto devem ser planejadas levando-se em consideração a necessidade de atendimento dos requisitos dos clientes, assim como a expectativa da organização de máxima eficiência. Realização do produto Planejamento Relacionamento com cliente Projeto e Desenvolv. Aquisição Produção Medição 27 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 53 Realização do Produto (seção 7 da norma) (7.1) Planejamento da realização do produto É a fase de elaboração do denominado Plano da Qualidade. Pedem-se os objetivos da qualidade e os requisitos para o produto; processos, documentos e recursos; verificação, validação, monitoramento, inspeção e ensaios; e registros. M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Plano da Qualidade Requisitos de clientes Processos/Atividades Realização de produto e de suporte Objetivos da Organização Plano da Qualidade: • Objetivos da qualidade; • Requisitos de produto; • Processos, documentos e recursos para garantir a qualidade; • Verificação, validação, monitoramento, inspeção. Realização do Produto (seção 7 da norma) 30 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 (7.3.1) Planejamento; (7.3.2) Entradas; (7.3.3) Saídas; (7.3.4) Análise crítica; (7.3.5) Verificação; (7.3.6) Validação; (7.3.7) Controle de alterações. (7.3) Projeto e Desenvolvimento Realização do Produto (seção 7 da norma) M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 31 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Verificação e ação corretiva Produção Validação Prod. & Proc. Proj. & Des. Processo Protótipo Piloto LançamentoProjeto Proj. & Des. Produto Validação Prod. & Proc. Proj. & Des. Processo Proj. & Des. Produto ProduçãoConceber & Conceituar Planejamento Análise crítica (7.3) Projeto e Desenvolvimento Realização do Produto (seção 7 da norma) Processo de desenvolvimento de produto e processo M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Especificação de Produto/serviço Seleção de Fornecedores Avaliação do Produto/serviço Avaliação do Fornecedor (7.4) Aquisição Realização do Produto (seção 7 da norma) 32 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 63 Seleção de fornecedores (7.4) Aquisição Realização do Produto (seção 7 da norma) Critérios facultativos Peso (%) Nota do fornecedor A Nota do fornecedor B Qualificação do corpo técnico do fornecedor 25 7,0 10,0 Qualificações desejadas do fornecedor 20 10,0 4,0 Prazo de entrega inferior ao máximo exigido 5 8,0 3,0 Experiência do fornecedor 20 10,0 4,0 Garantia superior à mínima exigida 5 9,0 5,0 Preço 25 6,0 10,0 Total 100 8,1 7,0 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Obs: Obs: Obs: Obs: Aprovado Reprovado - SAC nº Aprovado condicionalmente OBS: Data: Assinatura do Responsável LAUDO FINAL Quantidade está correta? Sim Não Prazo de entrega foi cumprido? MP / Insumos estão conforme especificado? Sim Não Sim Não NF Nº Data da emissão da NF: CHECK LIST Destino: Certificado de Qualidade nº: Não Fornecedor: Data de Entrega: Descrição do Material: Quant. Recebida: Atraso de ________ dias Material com certificado de Qualidade? Sim Ordem de Compra: RELATÓRIO DE INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO (RIR) Nº do Documento: XX_YY_000 Revisão: 0 Data de Emissão:01/06/2005 Avaliação do produto adquirido (Inspeção de Recebimento) (7.4) Aquisição Realização do Produto (seção 7 da norma) 35 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Emitido: Número: Revisão: Descrição do Equipamento: Marca: Modelo: Série: Código do Equipamento: Data de Aquisição: Capacidade do Equipamento: Aprovado por: Historico de Calibração dos Dispositivos CADASTRO INDIVIDUAL DE DISPOSITIVOS DE MEDIÇÃO E MONITORAMENTO Título: Cadastro Individual de Dispos. de Medição e Monitoramento Elaborado por: Cert ificado nº Calibrado em Validade até Calibrado por Solicitante Resultado Responsável / Área (7.6) Controle de equipamentos de monitoramento e controle Realização do Produto (seção 7 da norma) M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Demonstrar a conformidade do produto; Assegurar a conformidade do sistema de gestão da qualidade; Melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade. (8.1) Controle de equipamentos de monitoramento e controle Mediação, Análise e Melhoria (seção 8 da norma) Atividades básicas (requisitos) para melhoria: • Medição e monitoramento; • Controle de Produto Não Conforme; • Análise de dados; • Melhorias. 36 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 A ISO 9001:2008 recomenda que sejam feitas as seguintes medições: • Satisfação do cliente; • Auditoria interna; • Processo; • Produto. (8.2) Medição e monitoramento Mediação, Análise e Melhoria (seção 8 da norma) A medição e monitoramento são feitos sobre os resultados dos processos, incluindo-se os processos de gestão e têm por objetivo avaliar a eficácia e eficiência dos processos da organização. M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Avaliação da Satisfação do Cliente Emitido: Número: Revisão: Empresa: Nome: Assinatura: Data: 5 4 3 2 1 2 - Pontualidade do serviço prestado 3 - Confiabilidade 1 - Qualidade do produto Departamento: Elaborado por: 4 - Preço ofertado 5 - Prazo 5 - Fase de projeto 6 - Fase de fabricação 7 - Faturamento e entrega do pedido Comentários Aprovado por: Caro cliente: Com o objetivo de melhorar a qualidade dos nossos serv iços e atender os requisitos da ISO 9001:2000, solicitamos que os itens abaixo sejam avaliados - notas de 1(ruím) a 5 (excelente), para podermos avaliar nossos processos melhorar a sua satisfação. AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE Título: Avaliação de Satisfação do cliente (8.2) Medição e monitoramento Mediação, Análise e Melhoria (seção 8 da norma) 37 M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 Registro de Auditoria Interna Si m N ã o Si m N ã o G e ra R e g is tr o s? Si m N ã o In fr a -E st ru tu ra A m b ie n te d e Tr a b a lh o Q u a lif ic a ç ã o d e Pe ss o a l Si m N ã o Si m N ã o Cadastrar Fornecedores 7.4 Planejar Compras 7.4 Selecionar Fornecedores 7.4 Comprar 7.4 Verificar Produto Adquirido 7.4.3 Avaliar Fornecedor 7.4.1 Não Conformidade Detectada? Comentários ( não- conformidades detectadas ou observações pertinentes). COMPRAR MATÉRIA PRIMA / INSUMOS e GERENCIAR COMPRAS / SUPRIMENTOS (Requisito 7.4 da ISO 9001:2000) Assinatura do Auditor: ___________________________________ Assinatura do Auditado: ____________________________ Nome do Auditado: _______________________________ Auditor Interno: _______________________________ Data: ____ / ____ / ____ Processos / Atividades R e q u is ito s d a N o rm a Implementação Adequada? (está sendo feito o que fo i proposto?) Controle de Registros Adequado? Recursos Adequados às Necessidades? (sim ou não?) Demonstra Melhoria Contínua? SGQ contempla requisito da ISO9001? Aprovado por: Revisão: Elaborado por: Número: REGISTRO DE AUDITORIA INTERNA Título: Registro de Auditoria Interna Emitido: (8.2) Medição e monitoramento Mediação, Análise e Melhoria (seção 8 da norma) M.Sc. Prof. Marco Antonio Dantas de Souza Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade – ADM 26 RELATÓRIO DE NÃO CONFORMIDADES Título: Emitido: Elaborado por: Número: Aprovado por: Revisão: Data: Solicitante: Não conformidade de produto? Não conformidade de processo? 1. Descrição da Não conformidade: Análise da causa da não conformidade: Responsável - Área causa: Ação imediata: Necessita ação corretiva? Necessita ação preventiva? Observações: Relatório de Não-Conformidades (8.3) Controle de produto não conforme Mediação, Análise e Melhoria (seção 8 da norma)
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