Práticas Experimentais com Materiais Alternativos aula 8

Práticas Experimentais com Materiais Alternativos aula 8

Professora: Joana Darc S. Borges

Curso Licenciatura em Química

Apostila de Praticas Experimentais com Materiais Alternativos Aula 08

Objetivos: verificar a condutibilidade elétrica em meio aquoso de soluções iônicas e moleculares e verificar a força dos ácidos e bases com base na intensidade do brilho da lâmpada.

PROCEDIMENTO: Monte o esquema e introduza os dois eletrodos (fios de cobre mais grossos) num recipiente com a solução a ser testada.

Prepare as seguintes soluções aquosas a seguir e teste a condutibilidade elétrica de cada uma delas. a) salmoura b) vinagre c) café com açúcar d) água da torneira e) água com ajax f) suco de laranja g) água com açúcar h) água com álcool i) café sem açúcar j) ½ copo d’agua + 1 colher de sopa de vinagre l) ½ copo d’agua + 2 colheres de sopa de vinagre

As diferenças na intensidade do brilho da lâmpada podem ser explicadas relacionando-as à quantidade de íons presentes em solução. Assim, para que se estabeleça corretamente essa relação (intensidade do brilho/quantidade de íons), como devem ser completados os quadros a seguir?

CONSIDERAÇÕES GERAIS: A energia transforma-se de uma modalidade em outra com muita rapidez e cada etapa dessa transformação ocorre com liberação de calor. Podemos observar esse fenômeno fazendo uma experiência com pilhas e palha de aço (liga de ferro-98,5% e carbono-1,5% que sofre combustão facilmente). Nas pilhas ocorre a transformação de energia química em energia elétrica. A energia elétrica entra em contato com a palha de aço e transforma-se em energia térmica. A energia térmica aquece as fibras de ferro e carbono (aço) a ponto de desencadear o processo de combustão. Após o fornecimento inicial de energia elétrica, o que passa a manter a combustão é a energia química da palha de aço. Dessa forma, também observamos a energia química transformando em energia térmica.

REAGENTES E APARELHAGENS um pedaço pequeno e seco de palha de aço; duas pilhas grandes; dois pedaços de fios com as extremidades descascadas; um prato de louça

PROCEDIMENTO: Conecte uma das extremidades de cada fio nos pólos da pilha, que devem ser unidas encostando-se o pólo positivo de uma ao pólo negativo da outra. Coloque a palha de aço no prato de louça e encoste as outras extremidades dos fios na palha de aço. Assim que ela entrar em combustão, retire os fios.

Quanto

a concentração de íons livres

a

passagem de corrente

ea

luminosidade

Comentários