Logística empresarial um estudo do gerenciamento dos processos logísticos da empresa lumicor

Logística empresarial um estudo do gerenciamento dos processos logísticos da...

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3.3 - Plano ou delineamento da pesquisa

Pesquisa diagnóstica:

A pesquisa é baseada no método qualitativa, onde as entrevistas e formas de coletas dos dados são mais aprofundados.

Os levantamentos dos dados foram feitos através de visitas do pesquisador na empresa LUMICOR em Jarú/RO.

O método que visa o delineamento da situação organizacional é pesquisa qualitativa. Pois de acordo com autora ROESCH, Sylvia Maria Azevedo, em Projetos de Estágios e de Pesquisas em Administração, pág. 154, diz que:

Pesquisa Qualitativa:

É apropriada para a avaliação formativa, quando se trata de melhorar a efetividade de um programa, ou plano, ou mesmo quando é o caso da proposição de planos , ou seja quando se trata de selecionar as metas de um programa e construir uma intervenção, mas não é adequada para avaliar resultados de programas ou planos

Estudo de caso:

Quais os recursos administrativos cabíveis para solucionar os problemas da gestão logística na área de entregas na empresa LUMICOR, no município de Jarú?

Este projeto visa identificar soluções básicas para solucionar determinados empecilhos que ocorrem no dia a dia da empresa CONSTRULAR, em questões da sua logística empresarial. O levantamento dos dados foi feitos através de entrevistas e aplicações de testes com os funcionários da empresa.

3.4 - Gestão da logística

A LUMICOR exerce as atividades da logística empresarial, distribuição do produto acabado e gerenciamento de informações, e gestão de estoque. No serviço de distribuição do produto acabado o cliente é informado sobre a previsão do horário em que a entrega (produto) será realizada em seu destino combinado. Esse é o compromisso da organização para com o cliente, cujo seu objetivo principal é a satisfação de seus clientes no âmbito de atendimento e informação a nível local e nacional.

Alguns fatores são considerados críticos pela empresa, para o cumprimento deste compromisso:

a) Cumprimento dos prazos prometidos ao cliente: este controle é efetuado através do operador logístico da área de entrega.

b) Eficiência: A eficiência é alcançada através das entregas realizadas no prazo, onde e quando o cliente tiver solicitado;

c) Pro atividade: Desempenho do trabalho individual e em equipe para chegar ao objetivo comum, atender o cliente no tempo esperado.

A empresa procura a execução rigorosa dos prazos assumidos com o cliente, através do envolvimento e pro atividade de seus colaboradores diretos e indiretos, que são fundamentais para que o compromisso seja honrado.

Embora a organização prime pelo compromisso com o cliente, imprevisto podem acontecer. Estes imprevistos são os problemas que ocorrem durante o processo de distribuição do produto, as ocorrências mais comuns são: a demora da entrega do produto vendido, e a venda do produto não existente mais no estoque.

3.5 - Indicadores de desempenho

Ela não possui nenhum indicador de desempenho. Sendo que a empresa tem todos os dados disponíveis para consulta, mas sem um indicador próprio que meça seu desempenho através desses dados.

3.6 Analise

Os dados coletados foram tabulados com auxilio do programa Microsoft Office Excel.

As mesmas possibilitam identificar as tendências de como a empresa está de acordo com os questionamentos feitos com a gerência, com os funcionários e até mesmo com os clientes.

Estudo de caso:

Quais os recursos administrativos cabíveis para solucionar os problemas da gestão logística na área de entregas na empresa LUMICOR, no município de Jarú?

3.7 - Gráficos

Questionário para os funcionários.

Gráfico 01: As entregas são efetuadas no ato das compras?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

O gráfico 01 indica que de acordo com os funcionários da empresa só 30% dos produtos são entregues no ato da compra, ou seja, os operadores logísticos conseguem entregar a minorias dos produtos no ato da compra.

Gráfico 02: Se teve atraso na mercadoria o cliente aguarda quanto tem antes de ligar para empresa?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

O gráfico 02 nos indica que os clientes cobram suas mercadorias quando há atrasos, 40% dos clientes cobram da empresa com apenas 1 hora, 30% aguardar ate 2 horas, e os que necessitam menos do produto demoram mais que 5 horas para cobrar o atraso da mercadoria.

Gráfico 03: Há uma rota especifica de entregas de mercadorias na cidade e região?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

O gráfico 03 demonstra que só 30% das entregas e feito uma rota pela cidade, e que 70% das entregas são feitas sem rotas, as entregas sem rotas podem fazer que os operadores logísticos percam muito tempo.

Gráfico 04: Há contratação de seguro de transporte?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

O Gráfico 04 demonstra que todos os funcionários foram unânimes em responder que a empresa não contrata seguro de transporte.

Gráfico 05: Os operadores logísticos são capacitados?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

O Gráfico 05 demonstra que todos os funcionários foram unânimes em responder que os operadores logísticos da empresa são capacitados para o serviço.

Gráfico 06: A empresa cobra frete para entrega no município?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

O gráfico 06, de acordo com o gráfico e possível identificar que 100% dos funcionários da empresa responderam que a empresa não cobra pelo serviço de entrega, ou seja, todo o custo da entrega fica por conta da empresa.

Gráfico 07: Há comunicação entre os departamentos administrativos e vendas?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

O gráfico 07, indica dentre os funcionários, 90% informaram que a empresa tem comunicação entre os departamentos administrativos e vendas. Essa comunicação e muito importante para os serviços.

Gráfico 08: Número de entregas por dia?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

O gráfico 08, demonstra que o número de entregas por dia e relativo, mais indicando que maioria dos dias são realizadas mais de 20 entregas por dia, sendo que as entregas realizadas por lojas de materiais de construção, quase sempre são demoradas pelo motivo dos produtos serem muito e pesados (Tijolo, Cimento, Telha, Areia e outros).

Questionário feito aos clientes

Gráfico 01: Há atrasos na entrega dos produtos?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

De acordo com o Gráfico 1, é possível identificar que a quantidade de atrasos nos produtos vendido é muito grande ,sabendo-se que este é um serviço bem procurado na Lumicor.

Gráfico 02: As mercadorias são entregues corretamente?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

De acordo com o gráfico 2, observa-se que a ocorrência de mercadorias entregues erradas é difícil. Apesar de ter sido um valor considerado baixo, é importante lembrar que devido a característica desta ocorrência, alguém deixou de receber sua encomenda certa, podendo comprometer não só a imagem como a confiabilidade da empresa.

Gráfico: 03 Como e o atendimento do operador logístico?

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor no mês de outubro/2010

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