(Parte 1 de 3)

Entrar e Sair do MATLAB matlab inicia o MATLAB. quit termina a sessão de MATLAB.

matlabrc Arquivo (.m) mestre, executado pelo MATLAB no início da sessão. Nele está estabelecido o trajeto do MATLAB e pré- ajustes de figuras; também chama o comando startup se o arquivo 'startup'.m' existir.

Arquivos e Sistema Operacional cd Imprime o diretório corrente; cd nome-do-diretório muda diretório corrente. cedit Estabelece editor de linhas de comandos. delete Apaga um arquivo ou um objeto gráfico (delete(handle)). diary diary nome-de-arquivo salva o texto (comandos e resultados) de uma sessão. dir Lista diretórios. dir nome-do-diretório lista os arquivos no diretório. getenv Obtém valor de variável de ambiente. ls Lista os arquivos no diretório. matlabroot Retorna o diretório onde MATLAB foi instalado. pwd Mostra o atual diretório de trabalho. tempdir Retorna o nome do diretório temporário se ele existir. tempname Retorna um nome único, adequado para uso na criação de um arquivo temporário. unix Executa um comando do sistema operacional UNIX. ! Retorna momentaneamente ao sistema operacional.

Controle da Janela de Comandos clc Limpa a janela de comandos. echo Mostra na tela cada comando que vai sendo executado. format Estabelece o formato para mostrar os resultados numéricos. home Retorna o cursor para o canto esquerdo superior da tela. more Controla a paginação da janela de comandos.

Comandos de Administração dos Recursos demo Demonstra recursos do MATLAB; isoladamente, apresenta o menu de demos. exist exist('nome-de-arquivo') retorna 2 se o arquivo estiver no trajeto do MATLAB. help Recurso de ajuda on-line. info Fornece informações sobre MATLAB e The MathWorks Inc. lasterr Última mensagem de erro gerada pelo MATLAB. lookfor Recurso de ajuda (HELP) por palavra-chave. path Mostra e controla o trajeto de busca do MATLAB. subscribe Registra informações para inscrever o usuário na MathWorks como um usuário do MATLAB. type Mostra o conteúdo de um arquivo de texto. ver Mostra o número da versão do MATLAB e dos "toolboxes" instalados. version Retorna a versão em uso do MATLAB. what Lista os arquivos (.m, .mat, .mex) no diretório corrente.

whatsnew Mostra o arquivo Readme do MATLAB e seus "toolboxes". which Localiza funções e arquivos mostrando o seu trajeto. why Retorna resposta sucinta ao comando.

Caracteres Especiais

linha de continuação.

: indexação; geração de vetores. ( ) ordem de precedência em cálculos; envolver índices; envolver variáveis de entrada. [ ] definir vetores e matrizes; envolver variáveis de saída. . ponto decimal. .. diretório ascendente. , separador. ; termina linhas suprimindo a sua impressão na tela. % comentários. ! retorna ao sistema operacional. ' define string. = efetua atribuição de variável.

Comandos de E/S, Administração do Espaço de Trabalho e suas Variáveis clear Limpa da memória variáveis e funções. csvread Lê um arquivo de valores, separados por vírgulas, para uma matriz. csvwrite Grava um arquivo a partir de uma matriz. disp Mostra texto ou uma matriz como texto. dlmread Lê para uma matriz um arquivo ASCII delimitado. dlmwrite Grava a partir de uma matriz um arquivo ASCII delimitado. doc Carrega documentação do MATLAB em hipertexto. fclose Fecha um arquivo. feof Testa fim de arquivo. ferror Retorna a mensagem de erro para a operação mais recente de I/O de arquivo. fgetl Retorna a próxima linha do arquivo-texto como uma string; sem newline. fgets Retorna a próxima linha do arquivo-texto como uma string; com newline. fopen Abre arquivo. fprintf Grava dados formatados em um arquivo. fread Lê dados binários de um arquivo. frewind Reinicia um arquivo aberto. fscanf Lê dados formatados de um arquivo. fseek Altera o indicador de posição em um arquivo. ftell Retorna a localização do indicador de posição em um arquivo. fwrite Grava dados binários em um arquivo. length Retorna o tamanho de um vetor. load Carrega variáveis gravadas em disco. pack Reorganiza o armazenamento de variáveis na memória.

save Grava variáveis (espaço de trabalho) em disco. size Retorna as dimensões de uma matriz. uigetfile Localiza arquivo através de uma caixa de diálogo. uiputfile Grava arquivo através de uma caixa de diálogo. who Lista as variáveis correntes. whos Lista as variáveis correntes (mais informações que who). wk1read Permite importar planilha WK1 Lotus 1-2-3. wk1write Permite exportar para planilha WK1 Lotus 1-2-3.

Variáveis e Constantes Especiais ans Variável de trabalho (utilizada para armazenamento quando não há atribuição). computer Retorna string contendo o computador que está executando MATLAB. eps Precisão em ponto flutuante. flops Retorna a contagem de operações em ponto flutuante realizadas.

i , j Unidade imaginária (√-1).

inf ∞

NaN Not-a-Number (0/0, ∞ /∞ ). nargin Retorna o número de argumentos de entrada para uma função. nargout Retorna o número de argumentos de saída de uma função.

pi π realmax Maior número positivo representável em ponto flutuante. realmin Menor número positivo representável em ponto flutuante.

Operações com Matrizes

+ Soma - Subtração * Multiplicação .* Multiplicação elemento-a-elemento Potenciação . Potenciação elemento-a-elemento \ Divisão à esquerda / Divisão à direita .\ Divisão à esquerda elemento-a-elemento ./ Divisão à direita elemento-a-elemento cross Produto vetorial dot Produto escalar kron Produto tensorial de Kronecker

Operadores Relacionais

== igual a ~= não é igual a < menor do que > maior do que

<= menor do que ou igual a >= maior do que ou igual a

Operadores Lógicos

& e (AND) | ou (OR) ~ não (NOT) xor ou exclusivo (Exclusive OR)

Funções Lógicas all Verdadeiro se todos os elementos do vetor forem verdadeiros. any Verdadeiro se algum elemento do vetor for verdadeiro. exist Testa se variáveis ou funções estão definidas. find Determina os índices dos elementos não nulos. finite Retorna verdadeiro para os elementos finitos. isempty Verdadeiro para matriz vazia. isglobal Verdadeiro para variáveis globais. ishold Verdadeiro se a opção hold estiver habilitada. isieee Retorna se o computador utiliza aritmética de ponto flutuante padrão IEEE. isinf Retorna verdadeiro para elemento infinito. isletter Verdadeiro para letras do alfabeto. isnan Retorna verdadeiro para elementos NaN (Not-A-Number). isreal Verdadeiro se todos os elementos da matriz forem reais. isspace Verdadeiro para caracteres: espaço em branco, newline, carriage return, tab, vertical tab, formfeed. issparse Verdadeiro para matriz esparsa. isstr Verdadeiro para string. strcmp Compara variáveis do tipo string.

Propriedades de Matrizes cond Número de condição (norma-2). condest Estimativa do número de condição na norma-1. det Determinante.

norm Norma (1, 2, ∞ , Frobenius). normest Estimativa da norma-2. null Determina base ortonormal para o espaço nulo. orth Determina base ortonormal para o espaço imagem. rank Posto da matriz. rcond Estimativa do recíproco do número de condição na norma-1. subspace Ângulo entre dois sub-espaços. trace Traço da matriz.

Manipulação de Matrizes diag Cria matriz diagonal ou extrai diagonais de uma matriz. fliplr Redispõe as colunas de uma matriz invertendo a ordem dos elementos em cada linha.

flipud Redispõe as linhas de uma matriz invertendo a ordem dos elementos em cada coluna. reshape Altera as dimensões de uma matriz. rot90 Gira de 90º uma matriz. tril Retorna parte triangular inferior de uma matriz. triu Retorna parte triangular superior de uma matriz. ' Transposta : Como único índice, empilha matriz em uma coluna.

Funções de Matrizes expm Exponencial. expm1 Exponencial de matriz via expansão de Padé. expm2 Exponencial de matriz via série de Taylor. expm3 Exponencial de matriz via autovalores/autovetores. funm Calcula função genérica de matriz. logm Logaritmo. sqrtm Raiz quadrada.

Matrizes Especiais compan Matriz companheira. diag Matriz diagonal. eye Matriz identidade. gallery Matriz de teste para determinação de autovalores. hadamard Matriz de Hadamard. hankel Matriz de Hankel. hilb Matriz de Hilbert. invhilb Matriz inversa de Hilbert. linspace Cria vetor de componentes igualmente linearmente espaçados.

logspace logspace(x,y,n) cria vetor de n componentes que estão igualmente logaritmicamente espaçados entre 10x e 10y.

magic Quadrado mágico. meshgrid Gera matrizes para gráficos 3-D. ones Matriz de 1's. pascal Matriz de Pascal. rand Gera matriz de números aleatórios com distribuição uniforme. randn Gera matriz de números aleatórios com distribuição normal. rosser Matriz teste clássico para o problema de determinação de autovalores simétricos. toeplitz Matriz de Toeplitz. vander Matriz de Vandermonde. wilkinson Matriz de teste de Wilkinson para o problema de determinação de autovalores. zeros Matriz nula.

Fatoração/Decomposição de Matrizes chol Fatoração de Cholesky.

eig Decomposição modal. hess Forma de Hessenberg. lu Fatoração (triangular superior e "triangular inferior") por eliminação de Gauss. null Determina base para o espaço nulo. orth Determina base ortonormal para o espaço imagem ("range"). qr Decomposição QR (triangular - unitária). qrdelete Deleta uma coluna da fatoração QR. qrinsert Insere uma coluna na fatoração QR. rref Forma "row echelon" (escalonada) reduzida. rrefmovie Seqüência de matrizes na obtenção da forma "row echelon" (escalonada) reduzida. schur Decomposição de Schur. svd Decomposição em valores singulares.

Sistema de Equações Lineares e Solução de Mínimos-Quadrados chol Fatoração de Cholesky. inv Inversa. lscov Solução de mínimos-quadrados para matriz de covariância conhecida. nnls Solução de mínimos-quadrados não-negativa. pinv Pseudo-inversa. polyfit Ajusta polinômio no sentido de mínimos-quadrados. / e \ Solução de sistemas de equações lineares.

Autovalores e Valores Singulares balance Escalonamento diagonal para melhorar a precisão de cálculo de autovalores. cdf2rdf Transforma forma diagonal complexa para a forma bloco-diagonal real. eig Determina autovalores e autovetores. hess Forma de Hessenberg. pinv Pseudo-inversa. poly Determina polinômio característico. polyeig Resolve o problema de autovalor polinomial. qz Autovalores e autovetores generalizados. rsf2csf Transforma forma bloco-diagonal real para a forma diagonal complexa. schur Decomposição de Schur. svd Decomposição em valores singulares.

Funções Trigonométricas acos,acosh Arco coseno, arco coseno hiperbólico. acot,acoth Arco cotangente, arco cotangente hiperbólica. acsc,acsch Arco cosecante, arco cosecante hiperbólica. asec,asech Arco secante, arco secante hiperbólica. asin,asinh Arco seno, arco seno hiperbólico. atan,atanh Arco tangente, arco tangente hiperbólica. cos,cosh Coseno, coseno hiperbólico.

cot,coth Cotangente, cotangente hiperbólica. csc,csch Cosecante, cosecante hiperbólica. sec,sech Secante, secante hiperbólica. sin,sinh Seno, seno hiperbólico. tan,tanh Tangente, tangente hiperbólica.

Funções Matemáticas Elementares abs Valor absoluto. angle Ângulo de fase. cart2pol Transforma coordenadas cartesianas para polares. cart2sph Transforma coordenadas cartesianas para esféricas.

ceil Arredonda em direção a ∞ . conj Complexo-conjugado. exp Exponencial base e. expint Calcula integral da função exp(-t)/t. fix Arredonda em direção ao zero.

floor Arredonda em direção a -∞ gcd Maior divisor comum. imag Parte imaginária. lcm Mínimo múltiplo comum. log Logaritmo natural (base e). log2 Logaritmo base 2 e desmembra números em ponto-flutuante. log10 Logaritmo base 10. pol2cart Transforma coordenadas polares para cartesianas. pow2 2 elevado à alguma potência; escalona números em ponto- flutuante. rat Aproximação racional. rats Saída no formato racional. real Parte real. rem Resto de uma divisão. round Arredonda para o inteiro mais próximo. sign Função sinal. sph2cart Transforma coordenadas esféricas para cartesianas. sqrt Raiz quadrada.

Funções Especiais bessel Função de Bessel. besseli Função de Bessel modificada de primeira espécie. besselj Função de Bessel de primeira espécie. besselk Função de Bessel modificada de segunda espécie. bessely Função de Bessel de segunda espécie. beta Função beta. betainc Função beta incompleta.

betaln Logaritmo da função beta. ellipj Função elíptica de Jacobi. ellipke Integral elíptica completa. erf Função erro. erfc Função erro complementar (1 - erf) erfcx Função erro complementar escalonada. erfinv Função erro inversa. expint Integral de (exp(-t)/t) dt. gamma Função gama. gammainc Função gama incompleta. gammaln Logaritmo da função gama. legendre Funções de Legendre.

Programação - Controle de Seqüência break Interrompe a execução de laços for e while. else Usado com o comando if. elseif Usado com o comando if. end Usado para terminar os comandos if, for, while. error Mostra mensagem e aborta a execução da função. for Repete comandos por um número de vezes especificado. if Condiciona execução de comandos. return Retorna para o ponto em que a função foi chamada. while Repete comandos enquanto condição especificada for verdadeira.

Programação Geral e Interface com o Usuário errordlg Cria uma caixa de diálogo de erro. eval Executa string contendo uma expressão MATLAB. feval Executa uma função especificada por uma string. function Define M-file tipo function (função). global Define variáveis globais. helpdlg Mostra uma caixa de diálogo de ajuda (help). input Permite requisitar fornecimento de dados pelo teclado.

keyboard Suspende a execução de uma rotina e permite que o usuário entre e execute novos comandos pelo teclado; a rotina é continuada após o usuário digitar return.

lasterr Última mensagem de erro emitida pelo MATLAB. menu Gera um menu de escolhas para entrada do usuário. nargchk Verifica número de argumentos de entrada. pause Força uma parada até que se pressione uma tecla. questdlg Cria uma caixa de diálogo de perguntas. rbbox Caixa (rubberband box) para seleção de região em gráfico. uigetfile Caixa de diálogo para obter o nome de um arquivo existente. uiputfile Caixa de diálogo para especificar o nome de um novo arquivo. warndlg Cria uma caixa de diálogo para advertências (warning).

Hora e Data clock Retorna vetor de seis elementos contendo data e hora atual, formato decimal. cputime Tempo de CPU (Unidade Central de Processamento) utilizado pelo MATLAB. date Retorna string com data atual. etime Retorna tempo transcorrido entre dois momentos especificados. tic,toc Aciona e faz a leitura de um cronômetro, respectivamente.

Texto e Variáveis Alfanuméricas (Strings) abs Converte uma string em valores numéricos. blanks Uma string de espaços em branco. deblank Remove espaços em branco do final de uma string. dec2hex Converte inteiro decimal em (string) hexadecimal. eval Executa uma expressão MATLAB definida através de uma string. findstr Acha uma string dentro de outra. hex2dec Converte (string) hexadecimal em inteiro decimal. hex2num Converte (string) hexadecimal em número em ponto flutuante, precisão dupla. int2str Converte número inteiro em string. isletter Verdadeiro para letras do alfabeto. isspace Detecta espaços; Verdadeiro para espaços em branco. isstr Testa (True) se é uma string. lower Converte letras maiúsculas em letras minúsculas numa string. num2str Converte um número numa representação alfanumérica (string). setstr Considera valor numérico como representação de caractere alfanumérico. sscanf Lê string com controle de formato. sprintf Grava dados formatados em uma string. strcmp Compara variáveis do tipo alfanumérico (string). strrep Localiza e substitui string. str2mat Forma matriz de texto a partir de strings individuais. str2num Converte uma string representando um número em sua representação numérica. strtok Identifica a primeira parte (token) numa string, identificada por caractere delimitador. upper Converte letras minúsculas em letras maiúsculas numa string.

Depuração de Programa (Debugging) dbclear Cancela ponto de quebra (breakpoint). dbcont Retoma a execução. dbdown Altera o contexto do espaço de trabalho local para a função chamada. dbquit Sai do modo debug. dbstack Lista cadeia de funções chamadas (quem chama quem). dbstatus Lista todos os breakpoints em uma função (m-file). dbstep Permite executar uma ou mais linhas do programa antes de retornar ao modo de depuração (debug). dbstop Estabelece um ponto de quebra (breakpoint) numa função (m- file) MATLAB. dbtype Lista um m-file numerando as linhas.

dbup Altera o contexto do espaço de trabalho para o programa que chama a função. mexdebug Habilita depuração de Mex-file.

(Parte 1 de 3)

Comentários