• do francês entrepreneur – significa aquele que assume riscos e começa algo novo.

  • • do francês entrepreneur – significa aquele que assume riscos e começa algo novo.

  • • é a pessoa que inicia um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades.

“Empreendedores nascem feitos”

  • “Empreendedores nascem feitos”

  • “Dinheiro é o fator mais importante para montar uma empresa”

  • “Empreendedores não tem chefe e são completamente independentes”

Necessidade de realização: Os empreendedores apresentam elevada necessidade de realização em relação às pessoas da população em geral.

  • Necessidade de realização: Os empreendedores apresentam elevada necessidade de realização em relação às pessoas da população em geral.

  • Disposição para assumir riscos: Preferem situações arriscadas até o ponto em que podem exercer determinado controle pessoal sobre o resultado.

  • Autoconfiança: Os empreendedores de sucesso são pessoas independentes que enxergam os problemas inerentes a um novo negócio, mas acreditam em suas habilidades pessoais para superar tais problemas.

Refugiados estrangeiros: São pessoas que encontram discriminações ou desvantagens ao buscar emprego assalariado em outros países e, então, iniciam um novo negócio.

  • Refugiados estrangeiros: São pessoas que encontram discriminações ou desvantagens ao buscar emprego assalariado em outros países e, então, iniciam um novo negócio.

  • Refugiados corporativos: São aqueles que fogem do ambiente burocrático das grandes e médias empresas iniciando negócios por conta própria.

  • Refugiados dos pais: São pessoas que abandonam a família para mostrar aos pais que podem fazer as coisas de maneira independente, ou seja, sozinhas.

Refugiados do lar: São aqueles que começam o próprio negócio após o crescimento dos filhos ou quando se sentem livres das responsabilidades da casa.

  • Refugiados do lar: São aqueles que começam o próprio negócio após o crescimento dos filhos ou quando se sentem livres das responsabilidades da casa.

  • Refugiados sociais: São os alheios à cultura que prevalece na empresa, que buscam uma atividade como empreendedores.

  • Refugiados educacionais: São pessoas que se sentem cansadas dos cursos acadêmicos e decidem iniciar um novo negócio.

Experiência pessoal: do conhecimento adquirido de empregos atuais ou recentes.

  • Experiência pessoal: do conhecimento adquirido de empregos atuais ou recentes.

  • Hobbies: às vezes, os hobbies crescem além de sua condição de hobbies e se tornam negócios.

  • Descoberta acidental: qualquer pessoa pode topar com uma idéia útil no decorrer do dia-a-dia.

  • Busca deliberada: uma idéia de novo negócio pode também emergir de uma busca, uma exploração proposital para encontrar uma nova idéia.

auto-suficiência: você não pode buscar o sucesso sozinho. É preciso saber formar equipe, liderar, motivar e desenvolver pessoas.

  • auto-suficiência: você não pode buscar o sucesso sozinho. É preciso saber formar equipe, liderar, motivar e desenvolver pessoas.

  • centralização: controlar é necessário, mas não exagere. Muito controle inibe idéias.

  • compartilhe: delegue atividades operacionais para seus funcionários e procure dedicar-se ao essencial.

  • nepotismo: não misture os negócios com as amizades ou com a família.

não reconhecer apropriadamente qual será o tipo de cliente a ser atendido;

  • não reconhecer apropriadamente qual será o tipo de cliente a ser atendido;

  • não planejar suficientemente bem as necessidades financeiras do novo negócio;

  • errar na escolha do local adequado para o novo negócio;

  • desconhecer o mercado e, principalmente, a concorrência;

  • ter pouco domínio sobre o mercado fornecedor;

  • não saber vender e promover os produtos/serviços;

  • não saber tratar adequadamente o cliente.

forte desejo de ser seu próprio patrão, de ter independência e não receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu talento pessoal;

  • forte desejo de ser seu próprio patrão, de ter independência e não receber ordens de outros, fundamentando-se apenas em seu talento pessoal;

  • oportunidade de trabalhar naquilo que gosta;

  • desejo pessoal de reconhecimento e de prestígio;

  • poderoso impulso para acumular riqueza e oportunidade de ganhar mais que quando era simples empregado;

  • descoberta de uma oportunidade que outros ignoraram ou subestimaram.

Esqueça o período de oito horas diárias de jornada, os fins de semana e os feriados, pelo menos no decorrer de alguns meses. A tranqüilidade não é característica de um início de negócio.

  • Esqueça o período de oito horas diárias de jornada, os fins de semana e os feriados, pelo menos no decorrer de alguns meses. A tranqüilidade não é característica de um início de negócio.

  • Existe a possibilidade de você perder seu investimento inicial, e talvez o dinheiro de outras pessoas que também colaboraram com o novo negócio.

  • Provavelmente, você não poderá contar com um ganho regular ou nem mesmo com algum ganho durante o período inicial.

  • Você terá de fazer o que gosta e mais o que não gosta para tocar seu próprio negócio.

3. Educação Permanente

  • 3. Educação Permanente

  • - Publicações especializadas;

  • - Livros de referência;

  • - Cd-Rom;

  • - Banco de dados;

  • - Internet;

  • - Serviços de treinamento.

  • 4. Casais trabalhando fora

  • - Serviços de limpeza e manutenção domiciliar;

  • - Transporte escolar;

  • - Creches.

5. Globalização

  • 5. Globalização

  • - Importação;

  • - Exportação;

  • - Hotéis;

  • - Viagens.

  • 6. Aumento do número

  • de solteiros

  • - Atividades de lazer;

  • - Cultura e entretenimento;

  • - Turismo;

  • - Alimentos congelados.

9. Produtos à moda antiga

  • 9. Produtos à moda antiga

  • - Artesanato;

  • - Geléias e doces caseiros;

  • - Restaurantes de comida regional;

  • - Móveis antigos.

  • 10. Aumento da produtividade

  • - Terceirização de serviços.

Empresas industriais: transformam as matérias-primas em mercadorias ou produtos acabados.

  • Empresas industriais: transformam as matérias-primas em mercadorias ou produtos acabados.

  • Empresas comerciais: vendem mercadorias diretamente ao consumidor varejista ou atacadista.

  • Empresas prestadoras de serviços: Não produzem mercadorias, mas atividades profissionalizadas.

As empresas podem ser classificadas em grande, médias e pequenas segundo critérios universalmente aceitos, como:

  • As empresas podem ser classificadas em grande, médias e pequenas segundo critérios universalmente aceitos, como:

  • número de empregados;

  • volume de vendas;

  • valor dos ativos;

  • volume de depósitos etc.

Classificação utilizada pelo Sebrae para o tamanho das empresas:

  • Classificação utilizada pelo Sebrae para o tamanho das empresas:

O Macroambiente é composto de uma multiplicidade de variáveis que interagem dinamicamente entre si:

  • O Macroambiente é composto de uma multiplicidade de variáveis que interagem dinamicamente entre si:

  • Variáveis econômicas: estão relacionadas com os eventos econômicos e constituem indicadores da situação econômica do ambiente.

  • Variáveis sociais: estão relacionadas com os eventos sociais, determinando os hábitos de compra e as necessidades individuais a serem satisfeitas.

  • Variáveis tecnológicas: a tecnologia tem sido uma poderosa impulsionadora de novos negócios e uma alavanca para novas necessidades do mercado.

O microambiente constitui uma parte específica do ambiente geral e pode ser denominado ambiente de operações da empresa:

  • O microambiente constitui uma parte específica do ambiente geral e pode ser denominado ambiente de operações da empresa:

  • Fornecedores: são as empresas que fornecem recursos ou insumos para o negócio.

  • Clientes ou consumidores: são os usuários dos produtos/serviços produzidos pela empresa.

  • Concorrentes: são as empresas que disputam os mesmos fornecedores ou os mesmos clientes ou consumidores.

Fonte: SEBRAE

  • Fonte: SEBRAE

você deve providenciar um arranjo físico racionalmente estudado, além de um estoque satisfatório de matérias-primas e de produtos acabados.

  • você deve providenciar um arranjo físico racionalmente estudado, além de um estoque satisfatório de matérias-primas e de produtos acabados.

  • deverá efetuar contatos com os fornecedores, especialmente os de tecnologia e de serviços dos quais o seu negócio irá precisar.

deve-se preparar as estratégias de promoção, procurando também saber quem será o público alvo.

  • deve-se preparar as estratégias de promoção, procurando também saber quem será o público alvo.

  • entender, conhecer, “espionar” a concorrência.

  • o ponto do negócio é estratégico?

para adquirir ou alugar o local adequado, as máquinas e as instalações necessárias, os estoques de matérias-primas ou os produtos acabados, você deverá dispor de um capital suficiente, uma conta bancária, dinheiro em caixa etc.

  • para adquirir ou alugar o local adequado, as máquinas e as instalações necessárias, os estoques de matérias-primas ou os produtos acabados, você deverá dispor de um capital suficiente, uma conta bancária, dinheiro em caixa etc.

Esse processo está relacionado aos trabalhos de compra e recepção das matérias-primas e disponibilidade para a comercialização (marketing).

  • Esse processo está relacionado aos trabalhos de compra e recepção das matérias-primas e disponibilidade para a comercialização (marketing).

  • Almoxarifado é o setor encarregado de receber, guardar, controlar e distribuir mercadorias que a empresa comprou no mercado e que serão consumidos internamente, seja nas área produtivas, seja nas áreas administrativas.

A maioria das empresas trabalham com o Just-in-time;

  • A maioria das empresas trabalham com o Just-in-time;

  • Como calcular o estoque médio:

É o documento que da autorização ao comprador de executar uma cotação. No documento deve informar o que se deve comprar, a quantidade, o prazo de entrega, e em casos especiais os prováveis compradores.

  • É o documento que da autorização ao comprador de executar uma cotação. No documento deve informar o que se deve comprar, a quantidade, o prazo de entrega, e em casos especiais os prováveis compradores.

É o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação ao material cuja compra foi solicitada. Além do preço, o comprador deve informar no Mapa de Cotação o prazo de entrega, condições de pagamentos, frete (CIF ou FOB), entre outros.

  • É o registro do preço obtido da oferta de diversos fornecedores em relação ao material cuja compra foi solicitada. Além do preço, o comprador deve informar no Mapa de Cotação o prazo de entrega, condições de pagamentos, frete (CIF ou FOB), entre outros.

É o contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente as condições e características da compra estabelecida. É enviada geralmente por email ou por fax.

  • É o contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente as condições e características da compra estabelecida. É enviada geralmente por email ou por fax.

O Almoxarifado geralmente é de Gestão do Suprimentos. Ao receber o material, o almoxarife confronta os dados da Ordem de Compra com a Nota Fiscal do fornecedor.

  • O Almoxarifado geralmente é de Gestão do Suprimentos. Ao receber o material, o almoxarife confronta os dados da Ordem de Compra com a Nota Fiscal do fornecedor.

Após dar entrada do material (tanto fisico como no virtual), o Almoxarife da a entrada da NF no sistema. E junto com a NF anexa TODOS os documentos para encaminhar ao Contas a Pagar.

  • Após dar entrada do material (tanto fisico como no virtual), o Almoxarife da a entrada da NF no sistema. E junto com a NF anexa TODOS os documentos para encaminhar ao Contas a Pagar.

  • A saída do material do Almoxarifado, se faz apenas e apenas com uma requisição de material.

Essa rotina permite corrigir as diferenças dos saldos de produtos em estoque de forma adequada.

  • Essa rotina permite corrigir as diferenças dos saldos de produtos em estoque de forma adequada.

sociedade simples

  • sociedade simples

  • Características:

  • integralização: os sócios podem integralizar o capital social em dinheiro ou em contribuição de serviços;

  • exclusão de sócio: impossibilidade de excluir sócio na participação dos lucros;

  • retirada de sócio: aviso prévio de 60 dias, em caso de contrato por prazo indeterminado; ou judicialmente, se o contrato for por prazo determinado.

sociedade anônima: constituída por 08 ou mais sócios, confere maior segurança aos seus acionistas por meio de regras mais rígidas.

  • sociedade anônima: constituída por 08 ou mais sócios, confere maior segurança aos seus acionistas por meio de regras mais rígidas.

  • Características:

  • cada pessoa adquire o número de ações que lhe convier, tornando-se acionista da sociedade anônima.

  • a pessoa ou grupo que tiver maior número de ações pode tornar-se o controlador e predominar com o seu poder de voto.

  • é administrada por um conselho de administração e por um presidente eleitos em assembléia de acionistas.

sociedade limitada: Toda empresa constituída por no mínimo 02 e no máximo 07 sócios tem essa denominação. Cada sócio será responsável proporcionalmente a sua participação no capital social da empresa.

  • sociedade limitada: Toda empresa constituída por no mínimo 02 e no máximo 07 sócios tem essa denominação. Cada sócio será responsável proporcionalmente a sua participação no capital social da empresa.

Franquia (franchising)

  • Franquia (franchising)

  • Refere-se ao licenciamento do uso de marcas.

Parcerias

  • Parcerias

  • • a parceria pode ser uma interessante opção para alguns empreendedores ou uma necessidade de mercado, pois com ela é possível dividir tarefas sem que exista concorrência entre as partes envolvidas, garantindo independência para ambas.

Terceirização

  • Terceirização

  • • ocorre quando uma empresa decide transferir para outra a produção de bens ou de serviços que anteriormente realizava com seu próprios recursos.

Ser LÍDER é: influenciar o comportamento dos subordinados para direcioná-lo rumo aos objetivos que se pretende alcançar.

  • Ser LÍDER é: influenciar o comportamento dos subordinados para direcioná-lo rumo aos objetivos que se pretende alcançar.

  • Tipos de Liderança:

  • autocrática - caracteriza-se pela condução impositiva: o líder dá ordens e espera o seu cumprimento.

  • liberal - caracteriza-se pela extrema liberalidade com relação às pessoas: o líder apenas sugere.

  • democrática - o líder expõe a situação e os objetivos pretendidos, discute com a equipe os melhores cursos de ação.

O esforço em equipe proporciona responsabilidade solidária, e transforma o trabalho em uma atividade social, não meramente técnica ou operacional.

  • O esforço em equipe proporciona responsabilidade solidária, e transforma o trabalho em uma atividade social, não meramente técnica ou operacional.

motivar significa estimular as pessoas a fazer algo ou a se comportar;

  • motivar significa estimular as pessoas a fazer algo ou a se comportar;

  • empowerment;

  • rumo a determinada direção.Jamais esquecer dos 3 R’s.

proporcione o contínuo treinamento e desenvolvimento das pessoas.

  • proporcione o contínuo treinamento e desenvolvimento das pessoas.

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