Topicos em Educação a Distancia

Topicos em Educação a Distancia

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O QUE É A EAD? 1

Silvane Guimarães Silva Gomes e-Tec Brasil – Tópicos em Educação a Distância

Meta Apresentar os principais conceitos de Educação a Distância.

Objetivos Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: 1. distinguir os principais elementos que caracterizam a Educação a Distância; 2. elaborar um novo conceito para Educação a Distância.

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7 Iniciando a aula...

Neste exato momento, você está iniciando o estudo da primeira aula de uma disciplina de um curso a distância. Provavelmente você deve ter realizado a maior parte de seus estudos na modalidade presencial, não é mesmo? E agora, por que escolheu um curso a distância? Escreva nas linhas a seguir os motivos pelos quais você optou por um curso a distância:

Processo de integração econômica, social, cultural e política entre os países causado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação no final do século X.

Provavelmente você respondeu que optou pela modalidade a distância porque não tem um horário compatível com um curso presencial e/ou porque não poderia se deslocar até uma escola que ofereça tal curso. Portanto, podemos dizer que, comparada ao ensino presencial, a modalidade a distância é mais flexível, pois não “prende” o aluno a horários e locais determinados pela instituição.

Outra resposta possível seria que a oferta do curso que você queria era somente na modalidade a distância. Talvez você já tenha reparado que, nos últimos anos, houve um aumento da oferta de cursos a distância. A rápida difusão da Educação a Distância (EAD) é conseqüência do desenvolvimento tecnológico e da explosão informacional que o mundo (decorrente do processo de GLOBALIZAÇÃO) viveu nos últimos anos. Mas onde será que tudo começou?

Fonte: w.sxc.hu Adam Ciesielski

e- Tec Brasil –

Tópicos em Educação a Distância a Educação a Distância?

Os primeiros registros sobre Educação a Distância são de cursos por correspondência, viabilizados pela impressão em escala e que permitiam a educação de um contingente cada vez maior de pessoas. A invenção da PRENSA DE TIPOS MÓVEIS, juntamente com um sistema de correio postal, possibilitou a difusão de informações. Já no século XVIII, o jornal A Gazeta de Boston publicava a oferta de cursos de TAQUIGRAFIA, por aulas impressas que seriam recebidas em casa.

A PRENSA DE TIPOS MÓVEIS foi criada por Gutenberg, no século XV, e era usada para produção de livros. A partir do século XVIII, passou a ser usada para imprimir jornais.

Arte de escrever tão depressa quanto se fala, por meio de sinais e abreviaturas. Também é chamada de estenografia.

Figura 1.1: Os primeiros cursos a distância foram por correspondência.

Fonte: w .sxc.hu

Sophie e- Tec Brasil –

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9 Desde então, diversas iniciativas foram surgindo, espalhadas pelo mundo.

Berlim (Alemanha), Boston e Chicago (Estados Unidos), Valência (Espanha), Vitória (Austrália), Paris (França) e Londres (Inglaterra) são alguns exemplos de cidades que iniciaram atividades de ensino por correspondência e, posteriormente, por outras mídias.

Figura 1.2: A EAD se disseminou por várias partes do mundo.

Fonte: w.sxc.hu Sanja Gjenero e- Tec Brasil –

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Conceitos de EAD

Devido a sua grande difusão, muito se escreveu sobre EAD. Por isso mesmo, encontramos uma diversidade de definições para o termo. Certamente, você poderá encontrar definições diferentes das que vamos apresentar aqui, no decorrer de suas leituras e pesquisas. Mas uma coisa é certa. Todas as definições encontradas têm muito em comum no que diz respeito aos seguintes aspectos: – a distância física entre professor e aluno;

– a forma de estudo;

– o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para promover a interação.

E no Brasil, quando surgiu a EAD? No cenário nacional, a Educação a Distância começou a aparecer por volta de 1934, com o Instituto Monitor, que oferecia cursos profissionalizantes por correspondência.

Fonte: w.sxc.hu Afonso Lima e- Tec Brasil –

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1 Para que você possa perceber a diversidade de conceitos de EAD, selecionamos alguns, contemplando os diferentes autores e seu tempo.

Para Michael Moore e Greg Kearley (1996), Educação a Distância é o

APRENDIZADO PLANEJADO que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo: – técnicas especiais de criação do curso e de instrução;

– comunicação por meio de várias tecnologias;

– disposições organizacionais e administrativas especiais.

Os autores apontam cinco características essenciais para definir Educação a Distância: 1. Separação física e geográfica entre estudante e professor. 2. Planejamento e preparação dos materiais de aprendizado por uma organização educacional. 3. No processo de ensino e aprendizagem, os suportes que viabilizam e incentivam a autonomia dos alunos são importantes para encorajar a interação entre eles e contribuir para a aprendizagem. 4. O aprendizado é planejado, e não acidental. 5. A comunicação acontece por meio de tecnologias e mídias diversas.

De acordo com Otto Peters (1973), citado por Nunes em 1992, a Educação a Distância é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, aplicando os princípios organizacionais e a divisão do trabalho. O uso extensivo de meios de comunicação possibilita instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo. É uma forma industrializada de ensinar e aprender. Esse autor destaca os seguintes elementos na definição de Educação a Distância: 1. A presença do professor ou do tutor se dá de maneira virtual em quase todo o processo, especialmente quando os recursos de comunicação utilizados são mídias que dependem de conexão com a Internet. 2. O estudo acontece de forma individualizada e independente pelo aluno. 3. Deve haver um sistema que viabilize e incentive a autonomia dos estudantes durante o processo de aprendizagem. 4. O uso de várias tecnologias que permitem a mediação entre os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. 5. Estabelecimento de diálogo entre professor e aluno, mesmo a distância.

No APRENDIZADO PLANEJADO, o aluno é estimulado, por meio do material didático, ao desenvolvimento contínuo dos seus estudos. Ele recebe orientações que o auxiliam na utilização das informações abordadas pelo material didático, de uma forma organizada e com indicações dos procedimentos a serem tomados por ele ao longo do curso.

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12 As seguintes características para a definição de Educação a Distância são apontadas por Keegan (1996): 1. A separação física entre professor e aluno durante quase todo o processo educativo. 2. A separação do aluno de um grupo de aprendizado. 3. A participação de uma organização educacional, contendo planejamento, sistematização, plano, projeto e organização dirigida. 4. O uso de várias tecnologias e mídias para a distribuição do conteúdo do curso. 5. A comunicação é de “mão dupla”, ou seja, permite que o aluno também possa iniciar um diálogo com o professor. 6. Tem encontros ocasionais presenciais com objetivos didáticos e de socialização.

Já para Moran (2002): 1. A Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias, no qual professores e estudantes estão separados espacial e/ou temporalmente. 2. É ensino-aprendizagem quando professores e estudantes não estão normalmente juntos fisicamente, mas podem estar conectados e interligados por tecnologias, principalmente as TELEMÁTICAS, como a Internet. TELEMÁTICA

Conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações, na qual se associam meios de informática e de telecomunicação.

Também é chamada de teleinformática.

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