Topicos em Educação a Distancia

Topicos em Educação a Distancia

(Parte 7 de 8)

O Instituto Universal Brasileiro, que surgiu em 1941, continua atuando até hoje, oferecendo mais de 30 cursos técnicos que vão desde corte e costura a técnico em eletrônica, todos por correspondência.

Dorot a Kaszczyszyn

Fonte: w .sxc.hu

Fonte: w.sxc.hu Adam Ciesielski

e- Tec Brasil –

Tópicos em Educação a Distância

A ULA 3

O primeiro curso de EAD pela televisão foi ao ar em 1961, pela TV Rio.

Tratava-se de um curso de alfabetização de adultos na TV, com a participação da professora Alfredina de Paiva e Souza. A partir de 1967, o governo militar criou o Centro Brasileiro de TV Educativa, que produziu centenas de programas educativos a distância. A televisão foi um marco da EAD nos anos 80 no Brasil, especialmente com os telecursos de primeiro e segundo graus, que foram transmitidos em mais de 40 emissoras.

Em 1996, surgiu o Telecurso 2000, um programa educacional a distância dirigido a jovens e adultos que pretendiam cursar os Ensinos Fundamental e médio. Para saber mais, acesse: http://www.telecurso2000.org.br/telecurso/ index.html#/main.jsp?lumPageId=1D6530765D5644709741AEAA3622D3BC

A televisão contribuiu para o aumento do oferecimento de cursos na modalidade a distância. A possibilidade da transmissão de imagem e som por meio da tecnologia da TV foi, sem dúvida, uma inovação na área educacional. Em um passado não tão distante, em meados dos anos 90, com a difusão da informática, surgiram novas possibilidades de se fazer EAD; a partir daí, ela tem evoluído para outros níveis de ensino antes não explorados, chegando inclusive às universidades.

Craig Jewell

Fonte: w.sxc.hu Figura 3.3: A TV, como já citamos anteriormente, é uma das TICs utilizadas pela EAD.

e- Tec Brasil –

Tópicos em Educação a Distância

Um importante momento para a EAD no Brasil foi a criação, em 1996, da Secretaria de Educação a Distancia (SEED). Entre as responsabilidades dessa secretaria, está a de atuar como agente de inovação dos processos de ensino e aprendizagem na EAD. Também em 1996, as bases legais para a modalidade EAD foram consolidadas pela última reforma educacional brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases. A Lei n° 9.394/96 oficializou a EAD no país como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino (fundamental, médio, superior e pós-graduação). A partir daí, as experiências brasileiras em EAD já somam um grande número.

Quer saber mais sobre a Lei nº 9.394/96? Acesse o site a seguir para lê-la na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/ l9394.htm

Entre os muitos artigos que compõem a Lei n° 9.394/96, está o artigo 80, que trata da EAD:

“O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada.” (BRASIL, 1996)

Em 2005, um grupo de especialistas do Ministério da Educação criou a regulamentação do artigo 80 da LDB, determinando os procedimentos que devem ser adotados pelas instituições para obter o credenciamento do MEC para a oferta de cursos a distância.

Fonte: w.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/l9394.htm

Fonte: w.planalto.gov.br/ ccivil_03/LEIS/l9394.htm e- Tec Brasil –

Tópicos em Educação a Distância

A ULA 3

43 A partir de 2005, as universidades, faculdades e os centros tecnológicos podem oferecer até 20% da carga horária total de qualquer um de seus cursos presenciais na modalidade a distância, desde que o referido curso seja reconhecido pelo MEC.

Em 2007 mais um passo importante foi dado para a democratização do acesso ao ensino técnico público, por meio da modalidade de educação a distância. Objetivando levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino e para a periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o Ensino Médio, foi criado o projeto e-Tec Brasil, do qual você faz parte.

Fonte: http://etecbrasil.mec.gov.br/

Saiba mais sobre EAD visitando os sites: http://portal.mec.gov.br/seed/ http://portal.mec.gov.br http://www.abed.org.br/ http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/estrcy1.html http://www.widesoft.com.br/corporate/educacao/ http://www.ufba.br/~pretto/pesquisas/cnpq_pq2004/ politicas_publicas_tic.htm

Para visualizar melhor o histórico da EAD no Brasil, leia o boxe a seguir.

e- Tec Brasil –

Tópicos em Educação a Distância

• 1923/1925 – criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. • 1941 – início do Instituto Universal Brasileiro – cursos por correspondência, cursos técnicos para formação profissional básica. • 1970 – criação do Projeto Minerva, programa de rádio elaborado pelo governo federal com a finalidade de educar pessoas adultas. Era transmitido por rádio em cadeia nacional. • 1991 – a Fundação Roquete Pinto cria o Programa Um Salto para o Futuro, para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental. • 1995 – o Programa TV Escola é criado pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC). • 1997 – a SEED/MEC desenvolve o PROINFO, Programa Nacional de Informática na Educação. • 2000 – as primeiras universidades são credenciadas pelo MEC para oferecerem cursos a distância. • 2000 – criação da UNIREDE – Rede de Educação Superior a Distância, consórcio que reúne 68 instituições públicas do Brasil. • 2002 – criação do Projeto Veredas, para a formação de professores das séries iniciais em nível superior, pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. • 2005 – criação da Universidade Aberta do Brasil, programa do Ministério da Educação. A UAB é formada por instituições públicas de ensino superior, que se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros. • 2006 – participação das Instituições de Ensino Federais (IEFs) no projeto-piloto da Universidade Aberta do Brasil. • 2008 – lançamento do Projeto e-Tec Brasil/Programa Escola Técnica Aberta do Brasil, parte da política de expansão da educação profissionalizante, por meio da articulação da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

e- Tec Brasil –

Tópicos em Educação a Distância

A ULA 3

Identifi que, na linha do tempo, os principais marcos da EAD no Brasil: ATIVIDADE – ATENDE AO OBJETIVO 1 e- Tec Brasil –

Tópicos em Educação a Distância

• As experiências de EAD no Brasil ganharam impulso no início do século

XXI com as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).

• Desde a fundação do Instituto Rádio-Monitor, em 1939, e depois do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, várias experiências de educação a distância foram iniciadas, e algumas delas ainda podem ser vistas hoje em dia, como, por exemplo, o Telecurso Segundo Grau e o Telecurso 2000, cursos de EAD via televisão.

• A partir da oficialização da EAD no país como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino (fundamental, médio, superior e pós-graduação), as experiências brasileiras em EAD já somam grande número.

• Um importante momento para a EAD no Brasil foi a criação, em 1996, da Secretaria de Educação a Distancia (SEED). Entre as responsabilidades dessa secretaria, está a de atuar como agente de inovação dos processos de ensino e aprendizagem na EAD.

Informação sobre a próxima aula Na Aula 4, você vai estudar as Políticas Públicas em EAD. Até lá!

1923: Criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro 1941: Surgimento do Instituto Universal Brasileiro 1961: Primeiro curso pela TV Rio 1967: Criação do Centro Brasileiro de TV Educativa 1996: Surgimento do Telecurso 2000 1996: Consolidação da Lei nº 9.394/96 e da SEED 2005: Regulamentação do artigo 80 da LDB 2007: Criação do Projeto e-Tec Brasil

e- Tec Brasil –

Tópicos em Educação a Distância

A ULA 3

AZEVEDO, Wilson. Panorama atual da EAD no Brasil. Disponível em: <http://w. revistaconecta.com/conectados/wilson_seminario.htm>. Acesso em: 24 jun. 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil. Brasília, 21 de dezembro de 1996, Seção 1. Disponível em: <http:// w.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: 26 set. 2008.

CORRÊA, Juliane. O cenário atual da educação a distância. In: SENAC. Curso de especialização a distância. E-Book. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005.

(Parte 7 de 8)

Comentários