Tutorial Autocad Civil 3D Português

Tutorial Autocad Civil 3D Português

(Parte 1 de 6)

Hands-On Test Drive 2005

Autodesk Civil® 3D

Hands-On Test Drive Traduzido e adaptado por Micrograf

Autodesk Civil® 3D w.autodesk.pt w.micrograf.pt

Como começar05
Usar a Funcionalidade Básica07
Compreender o Espaço de Trabalho09
Usar a Janela Panorama1
Alterar a Visualização de um Objecto13
Usar o Visualizador do Objecto14
Usar Etiquetas14
Pontos18
Criar dados de Pontos18
Visualizar Pontos23
Usar Peças Normalizadas28
Criar e Adicionar dados a uma Superfície28
Alterar o Estilo da Superfície e Visualizar36
Editar dados da Superficie38
Criar uma Análise da Linha Divisória4
Gerar Informação do Volume da Superfície48
Gestão do Projecto53
Criar um Projecto53
Especificar o Caminho do Projecto54
Criar e Adicionar Dados ao Projecto56
Aceder e Modificar Dados do Projecto59
Alinhamentos Horizontais64
Criar Alinhamentos Horizontais64
Editar Alinhamentos Horizontais68

Índice w.autodesk.pt w.micrograf.pt

Perfis72
Usar Perfis de Superfície72
Usar Perfis de Layout79
Lotes85
Criar Lotes85
Editar Dados do Lote91
Visualizar Lotes93
Nivelamento98
Definir Normas de Nivelamento98
Criar Níveis102
Editar Níveis106
Corredores110
Criar um Modelo de Corredor Simples1
Criar um Modelo de Corredor com uma Faixa de Transicção116
Criar uma Auto-Estrada Dividida119
Visualizar e Executar Rendering a um Corredor126
Apresentar Secções Cruzadas num Alinhamento131

Quantity Takeoff de Modelos de Corredor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136

Bem-Vindo aos Tutoriais do Autodesk Civil 3D

Os tutoriais seguintes estão incluídos no Autodesk Civil 3D: • Como Começar. Explore o espaço de trabalho da aplicação e demonstre algumas ferramentas e tarefas importantes. • Pontos. Aprenda a trabalhar com pontos de geometria coordenados, que são a base para a modelação de superfícies de terreno. • Superfícies. Aprenda as noções básicas da criação e trabalho em superfícies de terreno. • Gestão de Projecto. Aprenda a usar o gestor de projecto do Autodesk Civil 3D. • Alinhamentos Horizontais. Aprenda acerca de alinhamentos horizontais, que são a base para modelar estradas. • Perfis. Aprenda as noções básicas da visualização e desenho de perfis de elevação de superfícies de terreno, ao longo de um alinhamento horizontal. • Lotes. Aprenda as noções básicas da criação e edição de lotes, assim como do trabalho com a visualização e etiquetagem de lotes. • Nivelamento. Aprenda como desenhar o nível terminado para superfícies de terreno como subdivisões habitacionais e lojas retalhistas. • Corredores. Aprenda como criar desenhos de corredor simples e mais complexos.

Cada tutorial contém um conjunto de lições concebido para explorar as várias funcionalidades do Autodesk Civil 3D.

Para aprender acerca do Autodesk Civil 3D e como este trata os dados, complete primeiro o tutorial Começar. Seguidamente, terá a experiência básica necessária para explorar os tutoriais acerca das funcionalidades do Autodesk Civil 3D, como pontos, superfícies, gestão de projecto, alinhamentos, lotes, nivelamento e corredores. As lições estão organizadas numa sequência lógica, baseada em como trabalhar com tipos diferentes de funcionalidades. No entanto, pode concluir as lições na ordem que melhor lhe convier. Depois de começar uma lição, deverá concluir os exercícios na ordem apresentada. Os primeiros exercícios fornecem-lhe a informação que precisa para os exercícios posteriores da lição.

Tópicos nesta secção

• Obter mais Informações Os procedimentos passo-a-passo nestes tutoriais fornecem instruções para a utilização do Autodesk Civil 3D para concluir tarefas, usando os desenhos fornecidos.

w.autodesk.pt w.micrograf.pt

Obter mais Informações

Obter mais Informações

Estes procedimentos passo-a-passo nestes tutoriais fornecem instruções para a utilização do Autodesk Civil 3D para concluir tarefas, usando os desenhos fornecidos.

Os tutoriais não exploram todas as funcionalidades e comandos do Autodesk Civil 3D, nem identificam todas as opções associadas a cada funcionalidade e comando. Para obter mais informação detalhada acerca das funcionalidades e comandos do Autodesk Civil 3D, leia a seguinte documentação: • Ajuda do Autodesk Civil 3D 2005

• Guia Como Começar do Autodesk Civil 3D 2005

regressar ao tópico do tutorial, clique empara fazer o caminho de volta

Aceder à Ajuda Ao longo dos tutoriais, irá ver ligações para tópicos de Ajuda do Autodesk Civil 3D, como o Autodesk Civil 3D Visão-Geral. Quando clicar o link, o tópico de Ajuda substitui o tópico do tutorial. Pode continuar a ler e explorar a informação de Ajuda, clicando nas ligações. Para de todos os passos que deu, um tópico de cada vez.

Como começar

Como começar

Este tutorial explora o espaço de trabalho da aplicação e demonstra algumas ferramentas e tarefas importantes.

No Autodesk Civil 3D, os dados do desenho são organizados como colecções de objectos na janela Espaço de Ferramentas. Em Espaço de Ferramentas, o separador Prospector mostra a hierarquia dos objectos de desenho, como pontos, superfícies e alinhamentos. O separador Definições mostra a hierarquia de estilos de objectos, incluindo estilos para etiquetas e tabelas.

A janela Panorama é usada para apresentar dados orientados horizontalmente, como dados de ponto, num nível. A janela Panorama pode apresentar muitos tipos de dados. Cada tipo de dado é apresentado, usando uma vista específica para aquele tipo de dados.

O Visualizador de Objecto é uma ferramenta usada para visualizar objectos individuais no seu desenho.

Etiquetas são uma parte intrínseca de uma funcionalidade. As etiquetas não podem ser desassociadas do objecto que as está a utilizar. Muitos conjuntos de definições para funcionalidades, como lotes, alinhamentos e superfícies, contêm os seus próprios estilos de etiqueta únicos. Quando define um estilo de etiqueta, determina o objectivo da etiqueta e estabelece uma relação com o objecto ao usá-la.

Para mais informações acerca do layout da aplicação, veja o tópico de ajuda Autodesk Civil 3D Autodesk Civil 3D Visão-Geral, que explica objectos de desenho e o ambiente trabalho, incluindo os separadores Prospector e Definições.

Tópicos nesta secção

• Usar a Funcionalidade Básica Nestes exercícios, irá aprender como navegar no Autodesk Civil 3D e como usar algumas funcionalidades comuns da interface. • Compreender o Espaço de Trabalho

Neste exercício, irá aprender a usar as janelas principais da aplicação.

• Usar a Janela Panorama

Neste exercício, irá aprender como pode usar e personalizar a janela Panorama.

Como começar

• Alterar a Visualização de um Objecto

Neste exercício, irá aprender como alterar a aparência de uma superfície de terreno, mudando o seu estilo.

• Usar o Visualizador do Objecto

Neste exercício, irá aprender como visualizar uma superfície em três dimensões (3D), e visualizá-la no Visualizador de Objecto. • Usar Etiquetas

Nestes exercícios, irá aprender como alterar a localização e o formato das etiquetas do objecto no Autodesk Civil 3D.

Usar a Funcionalidade Básica

Nestes exercícios, irá aprender como navegar no Autodesk Civil 3D e como usar algumas funcionalidades comuns da interface.

Selecção e Remover Selecção

Se seleccionar o objecto errado e precisar de anular esta selecção para tentar novamente, clique com o botão direito do rato e clique em Deselect All.

Pan e Zoom

Para alterar a escala da visualização do desenho ou para mover para uma área diferente do desenho aberto, pode fazer zoom ou pan para visualizar a janela, usando um dos dois métodos seguintes:

Menu do Botão Direito do Rato

1. Clique com o botão direito do rato no nome da superfície na árvore

Prospector. Clique Zoom. 2. Clique e arraste para cima para zoom ampliar a superfície. 3. Para parar o zoom e usar o ponteiro normal, clique com o botão direito do rato e clique Sair. 4. Clique com o botão direito do rato na superfície. Clique Pan. 5. Clique e arraste em qualquer direcção para mover à volta do desenho. 6. Para parar o pan e usar o ponteiro normal, clique com o botão direito do rato e clique Sair.

Barra de Ferramentas Normal

1. Na barra de ferramentas normal, clique 2. Clique e arraste para cima para zoom ampliar para perto da superfície. 3. Para parar o zoom e usar o ponteiro normal, clique com o botão direito to rato e clique Sair. 4. Na barra de ferramentas normal, clique 5. Clique e arraste em qualquer direcção para mover ao redor do desenho. 6. Para parar o pan e usar o ponteiro normal, clique com o botão direito do rato e clique Sair.

A barra de ferramentas normal inclui controlos de zoom adicional. Todos os controlos de pan e zoom são também acessíveis no menu Ver. Para mais informação, abra Ajuda AutoCAD > Referência de Comandos > Comandos. Veja as entradas para Pan em Comandos P e em Zoom em Comandos Z.

Como começar

Snapping de Objecto

Esta funcionalidade normal do AutoCAD é útil para esboços de precisão, quando quiser que a linha que está a desenhar se desloque para contornos de entidades ou pontos específicos. Nestes tutoriais, irá muito provavelmente usar o modo mão livre para desenhar e editar objectos como alinhamentos horizontais e perfis layout. Ligue e desligue Object Snap, clicando em na barra de estado no fundo da janela principal da aplicação, ou carregando em F3 ou Ctrl+F. Object Snap está desligado quando o botão estiver na posição elevada. Para mais informação acerca de como usar o Objecto Snap, faça o seguinte:

1. Abra a Ajuda do Autodesk Civil 3D. 2. No painel esquerdo, clique Ask Me. 3. No primeiro campo, escreva a pergunta How do I use OSNAP? 4. No campo Lista de Componentes a Pesquisar, seleccione Guia do

5. CliqueSeleccione a partir dos tópicos apresentados.

Utilizador AutoCAD (GUIA).

Em muitos casos, é recomendável desligar os controlos do cursor da barra de estado como Snap, Grelha e Orto. No entanto, o botão Modelo deverá continuar ligado.

Compreender o Espaço de Trabalho Neste, irá aprender como usar as janelas principais da aplicação.

Para explorar o espaço de trabalho Civil 3D 1. Na janela do Autodesk Civil 3D, clique no menu Ficheiro > Abrir.

Navegue para o directório Tutorial\Civil 3D Tutorials\Drawings. Abra o desenho com o nome Intro-1.dwg. 2. No espaço de ferramentas, clique no separador Prospector. O espaço de ferramentas está normalmente situado no lado esquerdo do ecrã, mas também pode flutuar. 3. Clique + ao lado do nome do desenho. Isto mostra-lhe os objectos de alto nível no desenho. Se quiser ver os objectos de baixo nível e expandir a árvore de objectos, clique em qualquer dos sinais + .

Cada objecto + é conhecido como uma colecção e representa um grupo de objectos. O separador Prospector dá-lhe uma vista organizada de todos os objectos num desenho. 4. Clique + ao lado da colecção de Sites. O desenho contém apenas um site, Site 1. 5. Expanda o objecto Site 1. Note que um site inclui três colecções de objectos: Alinhamentos, Grupos de Nivelamento e Parcelas. Um site tem como objectivo fornecer um agrupamento lógico de objectos que formam parte do mesmo projecto de desenho, ou relacionados, de outra forma. Um objecto pode pertencer apenas a um site. 6. Expanda a colecção de Parcelas para ver os nomes dos lotes individuais no Site 1. Note que o desenho inclui vários estilos de lotes, como Espaço Aberto, Unifamiliar e Normal. 7. Clique no nome de um lote. O lote é apresentado num painel na metade inferior do separador Prospector. 8. Clique com o botão direito do rato num dos lotes Unifamiliares. Clique

Propriedades. As propriedades do lote são apresentadas numa caixa de diálogo com três separadores. Repare nos dados detalhados da pesquisa apresentada no separador Análise. Reveja estas propriedades como desejar, mas não altere nada. 9. Clique no separador Informação. Altere o Estilo do Objecto de

Unifamiliar para Espaço Aberto. Clique OK. Note que a aparência do lote é alterada no desenho e o nome do lote muda na colecção de Lotes, no separador Prospector. Use os controlos de pan e zoom, se necessário. Para mais informações, veja Pan e Zoom.

Como começar

Se um alcance de estilos úteis estiver disponível num modelo de desenho, é fácil de controlar a aparência do objecto, seleccionando simplesmente o estilo apropriado.

Exploração adicional: Na árvore de objectos expandida, clique com o botão direito do rato em vários objectos em níveis diferentes. Note que aparecem menus diferentes. Nos menus para objectos individuais, como superfícies, alinhamentos e grupos de pontos, clique Propriedades como fez para os lotes. Não altere qualquer dado à medida que explora.

10. Ao longo do contorno do separador Prospector, clique no separador

Definições. O separador Definições contém uma estrutura em árvore de estilos e definições de objectos para o desenho. É semelhante em estrutura ao separador Prospector, com colecções a vários níveis. 1. Expanda a árvore de Definições, clicando + ao lado do nome do desenho, Parcela e Estilos de Parcelas. Isto apresenta o conjunto de estilos disponíveis, incluindo o estilo Normal. Cada objecto tem um estilo Normal, que fornece uma boa visualização e comportamento quando não desejar seleccionar um estilo mais específico. 12. Clique com o botão direito do rato no estilo de lote e clique Editar. É apresentada uma caixa de diálogo com quatro separadores, mostrando os atributos deste estilo. Explore os conteúdos dos separadores para ver os vários atributos que podem ser alterados quando criar um estilo. 13. Clique Cancelar para fechar a caixa de diálogo Estilos de Parcela.

Exploração adicional: Expanda a árvore de Definições para ver vários objectos e comandos de estilos. Clique com o botão direito do rato em vários objectos, para ver os menus de selecção disponíveis. Não faça quaisquer alterações. 14. Para continuar para a próxima lição, mantenha o desenho aberto e dirija-se para Usar a Janela Panorama.

Usar a Janela Panorama

Neste exercício, irá aprender como pode usar e personalizar a janela Panorama. Este exercício vem na sequência de Compreender o Espaço de Trabalho. Use o desenho Intro-1.dwg.

Para explorar e personalizar a janela Panorama 1. No espaço de ferramentas, no separador Prospector, expanda a colecção Grupo de Pontos. 2. Clique com o botão direito do rato em Todos os Pontos clique Editar

Pontos. É apresentada uma tabela chamada Editor de Ponto, dentro da sua janela de desenho numa janela separada com o nome Janela Panorama. Nos passos seguintes, irá adicionar outra tabela a esta janela. 3. Garanta que pode ver um dos alinhamentos de estrada no seu desenho.

6. Na caixa de diálogo Alignment Layout Tools, cliqueOutra tabela

Estas são linhas brancas com etiquetas. Se necessário, use os controlos Pan e Zoom. Para mover a janela Panorama, clique na parte do meio da barra de controlo vertical, onde pode ver o título Editor de Ponto. Arraste a janela para uma nova localização. 4. Clique no menu Alinhamentos > Editar. Será inquirido para seleccionar um alinhamento. 5. Clique um alinhamento no desenho. chamada Entidades de Alinhamento é adicionada à janela Panorama.

Note que os nomes da tabela aparecem agora em separadores. A barra de controlo principal adquire a etiqueta Panorama. Cada tabela em Panorama é denominada vista. Estas tabelas são úteis para editar atributos de objectos. Outras vistas estão disponíveis para funcionalidades como Superfícies e Perfis. Pode editar dados em células que aparecem com texto destacado. Não pode editar em células que estão sombreadas. Nos próximos passos, irá aprender a usar alguns dos controlos do Panorama. 7. Clique nos dois separadores vista, um de cada vez, para alternar de uma tabela para outra. Traga a tabela de Entidades de Alinhamento para a frente. 8. Desloque-se para a direita até ver a coluna Raio. Irá mover esta coluna para uma posição ao lado da coluna Comprimento, que está cerca de sete colunas para a esquerda. 9. Clique no cabeçalho da coluna Raio, arraste a coluna para a esquerda e largue-a perto do contorno da janela Panorama. Note que cada cabeçalho de coluna é realçado, à medida que passa por eles.

Como começar

10. Desloque a janela para a esquerda até ver a coluna Comprimento.

Clique na coluna Raio e arraste-a para uma posição ao lado da coluna Comprimento. Use este método para rearranjar as vistas do Panorama, dependendo do tipo de análise que pretender fazer.

1. Na barra de controlo Panorama, clique para fechar a janela temporariamente. 12. Sem clicar, mova o seu ponteiro para cima da barra de controlo

Panorama. A janela abre enquanto o ponteiro estiver na barra. Fecha-a quando mover o ponteiro para fora da barra. O modo Auto-Ocultar, indicado por é útil quando pretender consultar periodicamente uma tabela enquanto trabalha na janela de desenho. 13. Clique para desligar o modo Auto-Ocultar.

(Parte 1 de 6)

Comentários