Trabalho hoffan

Trabalho hoffan

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO.

FACULDADE DO NORTE GOIANO – FNG

COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM

RELATÓRIO

MÉTODO DE HOFFMAN

Sarah Sampaio Siriano

Relatório apresentado a disciplina de Parasitologia ministrada pelo professor Roger e pela técnica responsável Xênia Freire como requisito parcial de avaliação bimestral.

Porangatu – GO

Setembro/2010

OBJETIVO GERAL

O método de Hoffman detecta a presença de ovos nas fezes, e após coloração com lugol é possível verificar a presença de cistos de protozoários e larvas de helmintos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

O método Hoffman é um tipo de exame parasitológico de fezes. Consiste basicamente na mistura das fezes com água, onde será filtrada por uma gaze cirúrgica e deixado em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice. Essa sedimentação é inserida em lâmina, feito um esfregaço e observado em microscópio. Este método detecta a presença de ovos nas fezes, e após coloração com lugol é possível verificar a presença de cistos de protozoários e larvas de helmintos.

MATERIAIS UTILIZADOS

  • Coletor com fezes

  • Amostra de fezes

  • Cálice cônico de 200 ml

  • Gazes

  • Lugol

  • Lâmina

  • Lamínula

  • Luvas

  • Microscópio

  • Copo descartável

  • Bastão de vidro

  • Água

DESENVOLVIMENTO

No dia 06 de outubro de 2010 faculdade do norte goiano foi realizada mais uma aula prática de Parasitologia cujo objetivo principal, foi aprender o novo Método Hoffman (sedimentação espontânea) para identificação de parasitas como os helmintos.

De acordo com a explicação do professor, fomos orientados a colocar luvas, colocamos 2 g de fezes em um frasco co cerca de cinco ml de água, e tritura bem com o bastão de vidro depois acrescenta mais 20 ml de água e filtrar a suspensão para um cálice cômico de 200 ml de capacidade ,por intermédio de gazes cirúrgicos dobrado em quatro ; os detritos retidos são lavados com 20 ml de água , agitando – se constantemente com o bastão de vidro depois deixa essa suspensão repousa durante duas hora a 24 horas se o liquido estiver turvo descartá – lo sem perde o sedimento, colocar mais água ate o volume anterior e deixar em repouso por 60 minuto . Se o liquido estiver límpido e o sentimento bom, Após 60 minutos recolha o sedimento com uma pipeta Pasteur, coloca-se o líquido entre lâmina e lamínula. Observe a lâmina ao microscópio com uma objetiva de 10x e, posteriormente, mude para a objetiva de 40X. A inspeção da lâmina deverá ser feita escolhendo-se um canto e então movendo-se a lâmina para ao canto oposto, em um movimento de ida e volta, procurando sobrepor parcialmente os campos microscópicos.

CONCLUSÃO

Através deste trabalho, aprendemos o método Hoffman que seve para a identificação de parasitas como as larvas (helmintos). Nas lâminas com amostra a qual foram analisadas conseguimos visualizar a presença do parasita Ascaris Lumbricoides na amostra de fezes. Portanto aprendemos a fazer nossa própria lamina e observamos como esse método poder ser muito eficaz para a identificação de da larva (helmintos). E aprendemos a identificar um helminto quanto à forma tamanho ele tem a coloração branca.

Comentários