(Parte 1 de 2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

(Criada pela Lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no DOE - GO de 20 de abril de 1999)

Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

KELLY-HAIRA GUIMARAES GONÇALVES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

EMPRESA: BOMTEMPO ASSESSORIA CONTABIL

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 01/10/2010 A 29/10/10

TOTAL DE DIAS: 19 DIAS

TOTAL DE HORAS: 114

NOME DO ORIENTADOR: LUCIANO RESENDE MACHADO

FUNÇÃO: CONTADOR

FOMAÇÃO PROFISSIONAL: BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Anápolis

2010

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Relatório referente às atividades exercidas no trabalho, para estágio de 114 horas curricular, realizado no escritório BOMTEMPO ASSESSORIA CONTABIL, no período de 01/10/2010 a 29/10/2010.

Anápolis

2010

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por todas as oportunidades que me foram dadas, a todos os professores da Universidade Estadual de Goiás que me transferiram parte de seus conhecimentos, pois foi através destes que pude realizar este estagio. Não posso deixar de agradecer a meus familiares, pois sempre estão presentes ao meu lado me dando forças pra nunca desistir.

Agradeço também por ter conhecido colegas que me ajudaram direto e indiretamente a realizar o sonho de concluir mais esta fase rumo ao sucesso profissional.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................................................4

2 EMPRESA.........................................................................................................................................5

3 ATIVIDADES REALIZADAS.........................................................................................................6

4 CORRELAÇAO ENTRE TEORIA E PRATICA.............................................................................7

5 CONCLUSAO................................................................................................................................. 10

6 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................................................10

7 ANEXOS...........................................................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

As funções de um contador ou de um escritório de contabilidade não se limitam a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, o contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios.

Cada atividade realizada dentro do escritório deve assumir um papel importante nesta busca de informações, todos os lançamentos devem ser realizados de forma responsável, pois trata-se do registro de fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), detalhes de números e letras podem causar inúmeros transtornos tanto para o escritório quanto para os clientes .

O resultado do trabalho será informações que ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele foi alcançado.

A experiência que o Estagiário adquire com a prática de atividades é muito importante para sua capacitação profissional, pois a medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente.

    1. OBJETIVO GERAL

O Relatório de estágio realizado no escritório Contábil Bomtempo Assessoria Contábil, tem por objetivo fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no curso estabelecendo laços entre a prática e a teoria.

A descrição das atividades realizadas e desenvolvidas pela estagiaria, neste relatório faz assim cumprir a exigência da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (criada pela lei n.º 13.456 de 16 de abril de 1999, publicada no doe - GO de 20 de abril de 1999), Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas (Unucseh), de cumprir estágio curricular como um componente obrigatório do currículo do curso de ciências contábeis para a obtenção do título de “bacharel em ciências contábeis”.

1.2 OBJETIVO DO ESTÁGIO

O objetivo específico deste estágio é de demonstrar através de atividades juntamente com o embasamento teórico alguns procedimentos contábeis , com objetivo de aperfeiçoar e adquirir experiência nas atividades relacionadas com contabilidade, obtendo melhor esclarecimento da teoria com a prática e habilidade do trabalho em equipe.

O desenvolvimento das atividades realizadas durante o estagio são correlacionadas com a teoria, de forma objetiva, demonstrando a importância da teoria para uma melhor eficácia na execução de atividades aqui descritas, além melhor compreensão das atividades e os destinados fins de cada atividade executada.

2 EMPRESA

BOMTEMPO ASSESSORIA CONTABIL

A Bomtempo Assessoria Contábil é uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais e trabalhistas, situa-se na Rua Sete de Setembro n°837, Setor central, Anápolis-Goiás.

Presta serviços desde 18 de Janeiro de 2001, à pessoas físicas e jurídicas, desde então todo o seu trabalho reflete preocupação em executar sua função de forma organizada, atendendo seus clientes de forma efetiva. Seu objetivo é acompanhar e atualizar-se sempre com as constantes mudanças de legalização que ocorrem no país, buscando integrar-se de forma harmoniosa.

O escritório é administrado por Silvio Enes Bomtempo, técnico em contabilidade, devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (Registro nº 008839).

O escritório hoje possui em seu quadro 8 funcionários, sendo 7 efetivos e 1 estagiário, as atividades são divididas em : área fiscal, área trabalhista,área contabilização e recepção.

3 ATIVIDADES REALIZADAS

Foram desenvolvidas durante o estágio, atividades contábeis de rotinas do escritório, a estagiária esteve sobre a supervisão de funcionários responsáveis pelo setor, ao quais lhe repassaram instruções de execução e auxiliaram durante a execução das atividades abaixo relacionadas.

3.1 CADASTRO, CONTABILIZAÇÕES E LANÇAMENTO DE NOTAS FISCAIS

Durante o estágio foi utilizado o programa Prosoft Tecnologia, para auxilio de conciliações contábeis, classificações de eventos contábeis, cadastros e contabilizações no sistema de contabilidade das empresas clientes do escritório.

A alimentação no sistema é feita através de lançamentos de entradas e saídas de notas fiscais de várias empresas clientes, a estagiária realizou-os de forma responsável e adequada.

3.2 ARQUIVAMENTOS DE DOCUMENTOS EMPRESARIAIS

O arquivamento de documentos é essencial para a organização do serviço prestado pelo escritório, todo documentos recebido ou gerado pelo escritório deve ser guardado no seu devido lugar, onde seja de fácil localização, para possíveis consultas.

A estagiária teve a oportunidade de fazer o arquivamento das notas fiscais lançadas, em pastas específicas de entradas e saídas, separadas mensalmente para cada empresa, realizando o serviço de forma eficaz.

3.3 EMISSÃO DE GUIAS PARA RECOLHIMENTO DE IMPOSTOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS

A emissão de guias como previdência social e DARF, foi realizada durante o período de estagio, com atenção aos detalhes, observando a agenda tributária de cada tributo, na qual é apresentada pela receita Federal, para que fossem feitas de forma correta e não gerassem ônus de multas e juros.

3.4 ELABORAÇÃO DE CONTROLE DE ENTREGA DE DOCUMENTOS

O escritório mantém um arquivo para todos os documentos por ela gerados e entregues a clientes, pois estes podem lhe servir de comprovantes do serviço prestado no tempo abil. Durante o estagio foram elaboradas declarações de entrega de documentos aos clientes do escritório.

3.5 PROCEDIMENTOS DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

A contratação de um funcionário é feita através de registro de documentação, durante o estagio foram feitas contratações, através de preenchimento de dados cadastrais no livro de registro da empresa e preenchimento de dados na carteira de trabalho.

3.6 EMISSAO DE FOLHA DE PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Foram feitas, no período do estágio emissão da folha de pagamento de funcionários, elaborados com auxilio ao sistema da empresa, e em todas foram analisados os proventos e descontos.

3.7 ELABORAÇÃO E ENVIO DE DECLARAÇÕES E DEMONSTRATIVOS A RECEITA FEDERAL DO BRASIL.

Foram realizadas algumas retificações de imposto de renda , as quais a estagiaria pode acompanhar os procedimentos necessários para a realização.

  1. CORRELAÇAO ENTRE TEORIA E PRATICA

O aprendizado inicia quando há o raciocínio lógico da teoria e da prática. Aprender significa estar apto a fazer. Para isso é necessário que se conheça os fundamentos e que se desenvolva as habilidades necessárias à transformação desses fundamentos em ações do dia-a-dia, através da prática, desenvolvendo aptidões. As atividades desenvolvidas durante o estagio, são relacionadas ao estudo do curso de bacharel de ciências contábeis, trazendo a importância da contabilidade como ciência.

Num modo geral a Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.

A Contabilidade Comercial é o ramo da contabilidade que mede o patrimonio comercial, ou seja, conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante.O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. Sob o método de competência, os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Nas atividades desenvolvidas foi utilizado o regime de competência, o qual e explanado na teoria as contabilidade. Os lançamentos contábeis foram feitos a partir dos documentos fornecidos pelo cliente, estes lançamentos serão transformados nos livros Diário e Razão. O sistema utilizado pelo escritório funciona como um mecanismo de débito e crédito, as partidas dobradas aprendidas na teoria.

O livro Diário é um livro obrigatório (exigido por lei), nele se registra os fatos contábeis em partidas dobradas na ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano; ou seja, nele registra oficialmente todas as transações de uma empresa. Já o livro Razão é um livro exigido pela legislação por sua eficiência, é um instrumento valioso onde são agrupados os valores em contas de mesma natureza de forma racional, o que facilita na apuração do saldo.

Lançamentos Contábeis são registros dos fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), efetuados de acordo com o método das partidas dobradas. É feito em ordem cronológica e obedecendo a determinada técnica. O lançamento é feito nas contas Patrimoniais, pertencentes ao grupo do ativo, passivo exigível e patrimônio líquido, e nas contas de Resultado, representadas pelas receitas, e despesas. As contas de ativo, por terem saldo devedor, são aumentadas de valor por débito e diminuídas por crédito. As contas de passivo exigível e de patrimônio líquido, por apresentarem saldo credor, são aumentadas de valor por crédito e diminuídas por débito. As contas relativas às receitas e despesas, por afetarem diretamente o patrimônio liquido, são, respectivamente, creditadas (porque aumentam o patrimônio liquido) e debitadas (porque diminuem o patrimônio liquido).

Para se fazer um lançamento é importante saber seu significado, e como este pode influencias nos resultado operacional da empresa, e isso pode ser explicado através da teoria, encontrada na contabilidade geral.

(Parte 1 de 2)

Comentários