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w.pontodosconcursos.com.br AULA 1

Há diversos modos de se ler um texto. Com um texto em inglês constante de uma prova para AFRF você deverá montar sua reading strategy e escolher qual técnica de leitura melhor se adapta ao seu propósito.

Para entender um texto e conseguir responder corretamente as questões propostas pela banca examinadora você poderá escolher entre técnicas de fast reading - leitura rápida - ou intensive reading - leitura mais detalhada.

Fast Reading Techniques:

a) skimming: leitura rápida do texto para buscar a idéia principal ou idéias principais. Use esta técnica, por exemplo, se não tiver sobrado muito tempo para ler um texto mais profundamente.

b) scanning: leitura rápida em busca de uma idéia específica. Como um scanner faz com um texto que queira copiar, você deverá selecionar uma informação especifica e nela concentrar-se.

Intensive Reading Skills c) intensive reading: deve ser usada com os textos mais complexos, com a finalidade de entendê-lo mais detalhadamente. Com a utilização dessa técnica você irá em busca de:

c.1)stated ideas: quando o examinador formula uma questão em que caberá a você buscar idéias claramente expressas pelo autor do texto. São comuns os seguintes enunciados:

The author affirms / states / says that, It’s clearly expressed / mentioned in the text c.2) implied ideas: quando o examinador formula uma questão para você buscar idéia(s) sugerida(s) pelo autor do texto. Atenção para enunciados do tipo: The author suggests / implies that / It’s implicit that c.3) inferred ideas: quando o examinador pretende que você tire sua própria conclusão para chegar à melhor resposta. Nesste caso a informação, objeto da questão proposta, não está expressa no texto. Atenção para os seguintes enunciados e assemelhados: You / We may infer / conclude that, Although it’s not clearly stated in the text one may conclude / infer that

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Read the text below, then choose the best option to answer questions 1 thru 5.

In the US, some individuals argue that they are not required to pay federal taxes because the payment of federal taxes is voluntary. Proponents of this position assert that the American system of taxation is based upon voluntary assessment and payment. However, what does the law say about it?

The requirement to pay taxes is not voluntary and is clearly set forth in section 1 of the Internal Revenue Code, which imposes a tax on the taxable income of individuals, estates, and trusts as determined by the tables set forth in that section. Furthermore, the obligation to pay tax is described in section 6151, which requires taxpayers to submit payment with their tax returns.

Failure to pay taxes could subject the noncomplying individual to criminal penalties, including fines and imprisonment, as well as civil penalties. (ESAF/ TRF-2002)

1. In paragraph 1, the text refers to individuals who … a) are in charge of validating state laws. b) volunteer to pay their taxes. c) have failed to pay federal levies. d) argue against the compulsory tax payment. e) assess and charge federal taxes.

2. Section 1 of the Internal Revenue Code … a) sets the voluntary payment of taxes. b) establishes the requirement to pay taxes. c) regulates the impact of fiscal adjustment. d) addresses the issue of budget expenditures. e) concerns the social security deficit.

3. According to the author, sanctions for non-compliance … a) might be approved of. b) must soon be set. c) should be devised. d) may be established. e) have been set.

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4. The text … a) refers to state taxes. b) concerns taxation issues. c) concerns the social system. d) sets economic criteria. e) refers to retirement benefits.

5. According to the text, … a) federal taxes are refundable. b) paying levies is voluntary. c) criminal penalties are illegal. d) American states must enforce fiscal laws. e) taxpayers have fiscal obligations.

Certamente você percebeu que se trata do mesmo texto já analisado no final da aula demonstrativa quando destacamos: the search for true cognates, function words, content words, and grammar essentials. Antes que você se pergunte: ‘Será que o Prof. Carlos não tem outro texto para nos apresentar’, vou logo propondo outra pergunta? Quais reading strategies and techniques você usou para responder as questões de múltipla escolha elaboradas pela Banca ESAF neste concurso para TRF / 2002?

A seguir, não só lhe digo qual a opção correta, como também sugiro de que forma você deveria ter feito o seu approach. (palavrinha legal essa). Se até o Zeca Baleiro já fez o seu genial ‘Samba do Approach’ por que não poderia usá-la aqui?

By the way, quem não conhece o Samba do Approach e quiser que eu fale a respeito, envie um e-mail pro Ponto dos Concursos e na parte aberta do site poderemos tecer alguns comentários num papo bem mais informal. Garanto a vocês que vale mais a pena do que uma aulinha do tipo the book is on the table! Chega de papo e vamos passar a análise das questões da ESAF:

ANALYSIS OF QUESTIONS 1 THRU 5

É sempre bom, ou quase sempre, fazer uma rápida leitura das questões e opções formuladas, até mesmo antes de fazer a leitura do próprio texto.

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Question 1 Melhor resposta: (D) Suponhamos que este fosse o último texto da prova e que você estivesse sem tempo sobrando para fazer uma leitura detalhada. Bastaria você fazer o scanning do parágrafo 1 e buscar a informação cobrada pelo examinador: a de que algumas pessoas físicas nos EUA argumentam que não estão obrigados ao pagamento de tributos federais uma vez que tal pagamento é voluntário, o que equivale a dizer que estes indivíduos argumentam contra o aspecto compulsório do pagamento de impostos.

Question 2 Melhor resposta: (B) A menção da Seção 1 do Código de Receitas Internas se encontra no segundo parágrafo. Outra questão que poderia ser respondida após realizar o scanning do parágrafo 2. O mencionado código estabelece a obrigatoriedade do pagamento de impostos.

Question 3 Melhor resposta: (E) No final do curso teremos falado do prefixo non- [um dos prefixos ingleses que forma antônimos, eg, non-smoking = na fumante]. Se você conseguiu entender o fragmento ‘sanctions for non-compliance (=sanções pelo não cumprimento) então pôde chegar à conclusão que tais sanções já foram estabelecidas, have been set. Sem entrar em detalhes sobre os modal verbs (might, may, should, must), traduzimos apenas as outras opções: em (a), talvez venham a ser aprovadas; em (b), é quase certo que sejam estabelecidas em breve; em (c) devem ser concebidas; em (d), talvez venham a ser estabelecidas.

Question 4 Melhor resposta: (B) O texto diz respeito a assuntos tributários. Esse é o tipo de questão que obriga o candidato a fazer o intensaive reading. É preciso lê-lo detalhadamente para entender que não se refere a impostos estaduais, nem se refere a um sistema social, nem, tampouco, estabelece critérios econômicos; e, também, não se refere a benefícios de aposentadoria.

Question 4 Melhor resposta: (E) ‘According to the text, …’ De acordo com o texto (ou com o autor) são formulações de enunciado em que o examinador quase nos obriga ao intensive reading. Observe que as diversas opções nos jogam feito bola de pinguepongue de um parágrafo para outro. Cabe a você ir buscar o que o autor afirma ou sugere para chegar à melhor resposta. Em a, diz-se: impostos federais são restituíveis; em b, pagamento de levies (outra palavra inglesa para tributo) é voluntário – opção que contraria a idéia central defendida pelo autor; em c, absurdamente, tem-se penalidades criminais são ilegais(?!?!?); em d, lê-se que os estados americanos têm que exigir o cumprimento das leis fiscais.

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Uma vez mais o texto anterior vai me servir como um elo de ligação com a próxima atração: Estou absolutamente convencido (Epa! Não teve alguém famoso que declarou recentemente estar cada vez mais convencido de sua inocência? Hum, deixa pra lá.) - eu estou convencido de que os candidatos familiarizados com os discourse markers lêem um texto com mais fluência.

From the text ‘IS PAYMENT OF TAXES VOLUNTARY?’

“However, what does the law say about it?” (1st pr) Contudo, o que a lei diz a respeito disso?

“Furthermore, the obligation to pay tax is described in section 6151…”

(2nd pr) Além disso, a obrigação de pagar imposto está descrita na Seção 6151

Em primeiro lugar o que são os discourse markers? Nos meus livros costumava usar a expressão transitional words ou simplesmente transitions. Têm a finalidade de unir frases a frases e até mesmo de marcar a transição de um parágrafo para outro.

Da mesma forma que as conjunções, como and, but, so que funcionam como connectors entre orações numa frase, o autor se vale das transitions para unir parágrafos e tornar seu texto coeso, lógico.

Study the following examples: Estude os exemplos a seguir:

Janet speaks clearly, reads fast and writes fluently.

(the conjunction ‘and’ is used to show addition) Janete fala claramente, lê rápido e escreve com fluência.

(a conjunção ‘and’ é usada para expressar idéia de acréscimo)

George speaks French but he does not speak Spanish.

(the conjunction ‘but’ is used to show contrast or opposition) O George fala francês, mas não fala espanhol.

(a conjunção ‘but’ é usada para expressar idéia de contraste ou oposição)

Vivienne does not speak Portuguese, so she needs to learn it.

(the conjunction ‘so’ is used to show consequence or result) A Vivienne não fala português, portanto precisa aprendê-lo.

(a conjunção ‘so’ é usada para expressar resultado ou conseqüência)

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