(Parte 7 de 8)

Vamos ressaltar neste exemplo as paletas mais relevantes: Visibility, Text, Color, Behavior.

Visibility: Permite visualizar ou não o objeto em tempo de execução, baseado no comportamento de uma variável de controle (Configurada no Data Source). Veja como ficaria a animação:

/ Figura 24

• Text: permite alterar as propriedades do texto em tempo de execução. O texto é a imagem do conteúdo da variável configurada no Data Source.

Veja como ficaria a animação:

0682-227 (Rev.: 01) 30

Figura 25

• Color:

Permite trocar a cor do texto em tempo de execução. Esta funcionalidade pode ser aplicada à mudança de faixas de alarme de variáveis analógicas.

Veja como ficaria a animação:

Figura 26 0682-227 (Rev.: 01) 31

b) Uma outra forma de se obter o mesmo resultado é alterar as propriedades do datalink via VBA (Visual Basic Application), ou seja, vamos criar um script para o datalink sem fazer a animação via o processo Animation mostrado no item anterior.

Para criar um script para o objeto datalink, basta clicar com o botão direito do mouse no objeto e selecionar a opção Edit Script. O código que reproduz o mesmo efeito do Animation é mostrado conforme Figura 27:

Figura 27

7.1.1.1 Conclusões Sobre a Utilização da Ferramenta Animation e da Utilização de VBA

Nos itens anteriores abordamos a utilização da ferramenta Animation e do VBA.

Conforme observamos, em muitos casos, podemos chegar a um mesmo resultado utilizando a ferramenta Animation ou VBA Script, porém existem vantagens e desvantagens de se utilizar cada uma delas em cada aplicação.

De forma geral, podemos observar que a o Animation traz as seguintes vantagens:

Atualização da animação toda vez que ocorre mudança na variável, já embutida na estrutura da animação do objeto, independente de evento.

0682-227 (Rev.: 01) 32

Facilidade de configuração, pois as caixas de diálogo para animação são bastante amigáveis.

Com outro enfoque podemos avaliar as vantagens da utilização de código VBA:

Toda a estrutura de animação do objeto concentrada em um único lugar. Melhor visualização dos eventos que controlam o objeto.

Em linhas gerais podemos concluir que a utilização da ferramenta Animation deve ser aplicada em casos em que se desejar obter efeitos nos objetos, toda vez que mudar o valor da variável monitorada, pois o evento de atualização da animação do objeto com a alteração da variável já está embutido na ferramenta.

A utilização do VBA Script deve ser recomendada no caso de aplicações que requeiram resposta da animação a eventos específicos, tais como Mouse_Click, Mouse_up, Mouse_down, Evento_DataChange, Key_Press.

Mais tarde, abordaremos com mais detalhes a utilização do VBA.

Figura 28

Os experts de animação são ferramentas que possibilitam gerar o script de animação para o objeto automaticamente, a partir de uma caixa de preenchimento amigável.

0682-227 (Rev.: 01) 3

Objeto do Toolbox Função Foreground Color Expert

Fill Expert

Rotate Expert

Position Expert

Scale Expert Visibility Expert

Generate Picture Expert

Open Picture Expert Close Picture Expert

Replace Picture Expert Refresh Rate Expert Data Entry Expert

Tabela 5

Open Picture Expert:

Este objeto de animação permite gerar o script, automaticamente, da abertura de uma tela ou janela a partir de uma caixa de diálogo amigável. Para podermos aplicar a ferramenta é necessário que tenhamos um objeto em tela, ao qual será aplicado este script. Por exemplo, um botão. Veja:

Figura 29 0682-227 (Rev.: 01) 34

Após ter preenchido a caixa de diálogo mostrada na Figura 29, a ferramenta gera automaticamente o script que podemos visualizar abaixo:

Figura 30

Como podemos visualizar, a sintaxe padrão para abertura de uma janela é:

OpenPicture [Picture as string], [Picture Alias as String], [Top Position], [Left Position], [intErrorMode as Integer = 0].

Close Picture Expert:

Este objeto de animação permite gerar o script, automaticamente, na abertura de uma tela ou janela, a partir de uma caixa de diálogo amigável. Para podermos aplicar a ferramenta é necessário que tenhamos um objeto em tela, ao qual será aplicado este script. Por exemplo um botão. Veja:

Figura 31 0682-227 (Rev.: 01) 35

Após ter preenchido a caixa de diálogo mostrada na Figura 31, a ferramenta gera automaticamente o script mostrado abaixo:

'The Comments below have been added automatically.
'Any changes could cause adverse effects to the functionality
'of the Script Authoring Experts.
'WizardName=ClosePicture
'Property1=Analogica.grf
'Property2=False
'Property3=
'Property4=False
ClosePicture "Analogica.grf"

Private Sub CommandButton3_Click() End Sub

(Parte 7 de 8)

Comentários