(Parte 8 de 8)

Conforme podemos observar, a sintaxe a ser utilizada no fechamento de uma tela ou janela é:

ClosePicture [Picture as String], [intErrorMode as Integer = 0].

Podemos observar também que a ferramenta experts traz algumas linhas comentadas no código gerado. Caso o usuário queira deixar o código mais compacto, basta retirar estas linhas e compilar novamente o programa.

0682-227 (Rev.: 01) 36

8. CONFIGURANDO O AMBIENTE WORKSPACE

Após ter feito uma abordagem da utilização das barras de ferramentas de animação para o ambiente Workpace, vamos tratar agora o comportamento geral das configurações do ambiente no contexto da aplicação.

O padrão de configurações do modo de execução e do modo configuração que será carregado para a aplicação pode ser setado em Workspace\menu workspace\User Preferences, conforme podemos ver abaixo:

Figura 32

Enviroment Protection:

Configura a proteção do ambiente, ou seja, permite configurar características a serem adotadas em runtime desabilitando algumas características de acesso a tarefas gerais tal como Ctrl ALT Del e outras:

Figura 3 0682-227 (Rev.: 01) 37

Background StartUp:

Permite adicionar tarefas que irão rodar em Background na partida do sistema. Permite adicionar tarefas do tipo evs, ou seja controle de eventos feitos na tarefa Schedule.

Figura 34

Startup Pictures: Permite adicionar as telas que serão abertas na partida do sistema.

Figura 35 0682-227 (Rev.: 01) 38

Objetivo

Criar uma tela simples que utilize recursos do iFIX como Experts, animações, datalinks e outros.

Crie uma tela de supervisão para uma analógica utilizando o driver de simulação. Essa tela deverá possuir um datalink mostrando o valor atual da analógica e que permita ao usuário alterar seu valor e um gráfico de tendência mostrando sua evolução com o tempo. Além disso deverá ser criado um botão que só será visível quando o valor do sinal analógico for maior que 80.

Sugestão de resposta:

Criar um bloco analógico no driver de simulação.

Abra o Database Manager, selecione a opção Open Local Node. No menu Blocks selecione a opção Add.

Na caixa de diálogo Select a Block Type, escolha AI – Analog Input (Entrada Analógica). A seguinte caixa de diálogo aparece:

Figura 36

Preencha o campo Tag Name como TESTE_ANA e o campo Description como Analógica. Certifique-se de que esteja selecionado o driver de simulação (SIM Simulation Driver). Na paleta Advanced, marque a opção Enable Output para que o bloco possa ser escrito. Colocar TESTE_ANA on scan. Clique em Save.

Saia do Database Manager respondendo Yes quando for perguntado se é desejado salvar a base de dados.

Criar uma tela de operação para o sinal analógico. Abra o WorkSpace, crie um novo picture e salve como lab 1.grf.

0682-227 (Rev.: 01) 39

Crie um título para a tela. Clique no botão Text da barra de ferramentas, clique na parte Superior da tela e digite OPERAÇÃO DE UMA ANALÓGICA.

− Crie um campo para exibição e alteração do valor da analógica. Clique no botão DataLink na barra de ferramentas e clique e arraste a seta do mouse em qualquer lugar da tela para criar um Datalink. A seguinte caixa de diálogo é exibida:

Figura 37

− Clique nos três pontos à direita do campo de entrada de dados Source. Na janela que se abre, na paleta Fix Database selecione o Node Name FIX, o Tag Name TESTE_ANA e o Field Name F_CV. Clique em OK. O Campo Source da caixa de diálogo DataLink deve agora estar preenchido com Fix32.FIX.TESTE_ANA.F_CV. No campo Data Entry selecione In-Place para ativar a entrada de dados pelo DataLink. Clique em OK. Para finalizar a configuração da animação do DataLink.

Criar um gráfico de tendência.

Clique no botão Chart da barra de ferramentas e clique e arraste na tela para criar o gráfico. Duplo-clique nele para exibir sua caixa de diálogo de configuração. Selecione a paleta Chart.

0682-227 (Rev.: 01) 40

Figura 38

− Para a primeira pen da lista Pen List escreva a source

Fix32.FIX.TESTE_ANA.A_CV (é possível também clicar nos três pontos ao lado para selecionar a Source no Expression Builder). Clique em OK para finalizar a configuração do gráfico. Sua tela agora deve estar assim:

Figura 39 0682-227 (Rev.: 01) 41

(Parte 8 de 8)

Comentários