trab gestão ambiental

trab gestão ambiental

Disciplina de Gestão Ambiental

Trabalho 1: Questões para reflexão

  1. Existe um tamanho mínimo de organização abaixo do qual uma política ambiental se faz desnecessária?

Não, porque as empresas, pequenas ou grandes, assim como todas as organizações e indivíduos, se relacionam com o meio ambiente como consumidoras de recursos naturais (água, matérias-primas e energia) e como geradoras de resíduos dos processos produtivos, sendo responsáveis, inclusive por atender legislação pertinente ao meio ambiente. Sendo assim, por que não adotar uma política ambiental? Mesmo que não se opte por implementação de ISO 14000, que exige o item Política Ambiental, é importante destacar práticas conservacionistas nas empresas, refletidas na política da mesma, seja ela de qualquer tamanho.

  1. Há algum tipo de organização para a qual uma política ambiental é desnecessária?

Do mesmo modo que a questão anterior é não existe tamanho mínimo de organização para adoção de política ambiental, também não há tipo de empresa que não precise de política ambiental, pelas mesmas razões anteriores. A empresa é um sistema menor, dentro de um sistema maior que é o meio ambiente/envolvente, esse sistema menor consome recursos e gera subprodutos, e seria muita irresponsabilidade da organização tomar esses recursos de propriedade coletiva, gerar riqueza com ele, devolver rejeitos que causam dano ambiental e não importar-se com isso. A existência de uma política ambiental vai refletir uma boa imagem para essa empresa, mesmo que ela não seja uma indústria que produza inúmeros subprodutos, ela consome pelo menos energia, água e papel, por exemplo.

  1. Considerando a política ambiental abaixo, que sugestões poderiam ser feitas para aperfeiçoá-la?

“A corporação Brasil-Canadá reconhece sua responsabilidade em controlar, manter e aperfeiçoar seu desempenho ambiental. A corporação Brasil-Canadá se compromete com o desenvolvimento de respostas apropriadas. Cada divisão da empresa se desenvolverá e operará dentro da estrutura de um sistema de gestão corporativa, a fim de assegurar os objetivos de prevenção da poluição, atendendo a todos os requisitos da legislação e dos regulamentos e satisfazendo os requisitos do cliente relacionados ao meio ambiente.

Objetivos e metas quantificáveis serão estabelecidos para auxiliar no compromisso com a melhoria contínua. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da empresa estará sujeito a uma revisão anual”

Sugiro para aprimoramento da política ambiental apresentada inclusão de valores essenciais da organização, afinal, a política mostra o que a empresa é, e é interessante colocar seus valores evidentes. Pode-se ainda acrescentar alinhamento com outras políticas organizacionais, se, por exemplo, há gestão de segurança e qualidade, esses fatores se completam para uma boa gestão ambiental, sendo, portanto importante ser citado na política ambiental. Além de citar requisitos de comunicação com partes interessadas, um fator importante, para que a empresa seja conhecida por sua preocupação ambiental, manifesta na política. Por fim, condições locais ou regionais específicas podem ser referidas, mostrando que a empresa e sua política não estão descontextualizadas com o meio envolvente em seus diversos aspectos.

  1. Como a alta administração de uma empresa pode declarar através da política ambiental, uma série de comprometimentos em relação às questões ambientais, se no PDCA da ISO 14000, a política ambiental aparece como primeiro requisito, antes mesmo de se conhecermos os aspectos ambientais?

Primeiramente é preciso o comprometimento da alta administração, afinal ela financiará os custos da implantação, que são expressivos. Logo em seguida não se faz a política ambiental, antes, é feito um diagnóstico ambiental, onde serão identificados requisitos legais e regulamentos, aspectos e impactos ambientais significativos e respectivas penalidades, avaliação e documentação das questões ambientais significativas, avaliação de desempenho comparado aos critérios internos relevantes, normas externas, regulamentos, códigos de práticas e conjunto de princípios e diretrizes, práticas e procedimentos de gestão ambiental existentes. Todas essas noções são passadas à alta administração que poderá se comprometer com as questões ambientais expressas na política, que é a próxima etapa, cientes do que estão se propondo a fazer.

Comentários