Cultura do alho

Cultura do alho

A CULTURA DO ALHO: Allium sativum Resumo do Livro: Manual de Culturas Hortícolas, Vol. 1, Domingos Almeida, 2006. Apontamentos de Alexandre Garcia Santaella.

Planta originária da Ásia. Desde de sempre valorizada por suas propriedades medicinais, diuréticas, depurativas, antisséptica e estimulante do apetite. Contém substâncias bacteriostática, desbloqueadoras do colesterol, acção fungicida e nematicida.

- Se plantados os bulbos, neste caso chamados de dentes, estes podem germinar rapidamente, contudo possuem um período de latência variável. A latência dos dentes é vencida em temperaturas de cerca de 7ºC. Temperaturas muito superiores, acima dos

18ºC, ou muito inferiores, abaixo de 0ºC, mantêm o dente em latência. Ao seccionar o terço superior do dente a latência é quebrada.

- Os cultivares de Outono formam bulbos grandes e de poucos dentes, apresentam boas condições de armazenamento e fraca latência.

- Os cultivares de primavera possuem muitos dentes, bulbos menores, boas condições de armazenamente e latência acentuada.

- A planta apresenta melhor crescimento em temperaturas nocturnas inferiores a 16ºC. O crescimento da planta cessa a 0ºC.

- Para a formação de uma nova folha exige-se cerca de 110ºC dia.

- Para a formação do bulbo exige-se fotoperíodo longo e temperatura óptima entre 18-20ºC.

- Dias curtos e temperaturas entre 10-15ºC a planta pode não formar bulbos.

- Dias longos e temperaturas inferiores a 18ºC podem induzir a floração. EXIGÊNCIAS DE CLIMA E SOLO:

Planta rústica, sem problemas com o frio, se desenvolve melhor em climas temperados, porém se adapta ao clima mediterrâneo. Cresce vigorosamente entre 8-20ºC, se as temperaturas nocturnas forem inferiores a 16ºC.

Adapta-se bem a todo tipo de terreno se este não for muito húmido e nem muito pesado. Moderadamente tolerante a acidez do solo.

FERTILIZAÇÃO: - Excesso de N favorece o crescimento das folhas em restrição ao bulbo.

- Todos os fertilizantes, com excepção do N, são adicionados somente uma vez no solo. Não é bom adicionar esterco imediatamente antes do plantio.

- A cultura é sensível a falta de zinco, boro e molibdénio, que influenciarão nos aspectos relativos a sua conservação.

- Os dentes é que são plantados, ou seja propagação clonal. O espaçamento entre linhas é de 20-30cm e entre plantas na linha é de 10-15 cm.

- O plantio pode ser manual ou mecanizado. Caso ocorra problemas no plantio a brotação é desuniforme e acarreta prejuízos na produção.

- Os melhores resultados de produtividade são advindos dos maiores dentes.

- O solo deve ser previamente fumigado antes da plantação, para evitar problemas com fungos nos dentes.

- A colheita é feita quando as plantas estão “maduras” e quando existe um período de crescimento foliar posterior ao engrossamento dos bulbos, quando as partes aéreas iniciam a dessecar.

- Os rendimentos variam de 6-12 t/ha de alho seco

- Depois de colhidos os alhos permanecem no solo para secagem, pois para a devida conservação os alhos devem estar bem secos, podendo ser secos em local que permita arejamento. Resistem sem problemas a temperaturas inferiores a 10ºC.

- O alho pode ser conservado por até 8 meses se mantido em temperaturas entre 0 e -1,5ºC e humidade relativa de 75%.

Comentários