Relatorio final de estagio Manipulaçao

Relatorio final de estagio Manipulaçao

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR EM FARMACIA DE MANIPULAÇAO

CYNTHIA MORAES ALVIM

Araguari

2010

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA

Relatório de estágio Curricular

Estagiário

Cynthia Moraes Alvim

Registro Acadêmico

081-020323

Período

6° período de Farmácia

Local de Estágio

Farmácia de Manipulação de Araguari LTDA

Profissional Responsável:

Vaneska Silva Esteves

N° de registro no CRF:

15.615

Orientador:

Prof. Herbert Cristian de Souza

N° de registro no CRF:

18.813

Período de Estágio

Início: 10/09/2010 Término: 05/11/2010

Total de horas cumpridas 100 horas

  1. INTRODUÇÃO

A Farmácia Magistral é o estabelecimento de saúde em que os medicamentos

são preparados de forma personalizada para atender as necessidades farmacoterapêuticas específicas de seus usuários mediante a prescrição de médicos, dentistas e, atualmente, também de nutricionistas. Representa um recurso tecnológico à disposição destes profissionais e ocupa um importante espaço no cuidado à saúde. Neste contexto, estudos relacionados a formulações magistrais são evidentemente necessários para que estas tenham garantidas a qualidade, a segurança e a eficácia esperadas. Esta característica do setor exige do profissional farmacêutico que nele atua um amplo conhecimento das doenças, dos recursos farmacotécnicos, dos fármacos, da garantia da qualidade, entre outros assuntos, para, assim, estar apto a produzir e propor soluções em medicamentos ajustadas às necessidades individuais dos pacientes.

A farmácia magistral representa hoje um nicho de mercado para o profissional farmacêutico. Possibilita ao farmacêutico ascensão social e econômica com completa realização profissional, encontrando na farmácia a possibilidade de exercer com amplitude todas as atividades inerentes ao verdadeiro profissional do medicamento.

A farmácia Art Fórmula foi fundada em 1997 na Avenida Tiradentes, 111 Loja 05. Em 2009, montou-se uma filial na Rua Jaime Gomes 81, de modo a atender as novas adequações laboratoriais exigidas pela ANVISA. A Art Fórmula iniciou-se com apenas um proprietário (formado em advocacia), sendo que, posteriormente duas farmacêuticas entraram de sócias. Nesse estabelecimento há um grande empreendedorismo, ou seja, há muitos profissionais atuantes, de modo a assegurar a qualidade de seus produtos e medicamentos.

O objetivo da farmácia de modo geral, é a manipulação de fórmulas e venda de produtos naturais, buscando sempre a oferta de saúde e bem-estar aos seus pacientes.

1.1-Classificação da farmácia.

A Art Fórmula, local onde realizou-se o estágio, trata-se de uma farmácia de manipulação.

1.2. Caracterização de farmácia

A Art Fórmula localiza-se atualmente em dois endereços: Avenida Tiradentes, 111- Loja 05 e Rua Jaime Gomes, 81, sendo seus horários de funcionamentos compreendidos de segunda a sexta-feira (das 8:00 as 18:00 horas) e aos sábados ( das 8:00 as 13:00 horas).

Geralmente o fluxo de serviço é bastante intenso, tendo-se cada vez mais uma procura de pacientes por medicamentos e/ou produtos manipulados.

Neste estabelecimento realiza-se a manipulação de sólidos, semi-sólidos e líquidos, dentre estes estão os medicamentos e as formas cosméticas. Produz-se também, em grande escala, medicamentos homeopáticos, trabalha-se também com Florais de Bach e revenda de produtos, tais como chás de plantas medicinais, balas de gengibre, polivitamínicos, farinhas, cereais, sabonetes, xarope de guaraná, fotoproteção diária, etc.

Nessa farmácia realiza-se a manipulação de fórmulas, onde há um rigoroso controle de qualidade, de modo a garantir a qualidade das matérias-primas empregadas na manipulação e controle de estoque. As farmacêuticas realizam atenção farmacêutica para com os seus pacientes, orientando-os sobre posologia, modo de usar, indicações, contra-indicações e possíveis reações adversas do medicamento ou outro produto adquirido, bem como educa os pacientes sobre o uso racional dos medicamentos. Obtém e mantém uma ficha ou perfil farmacoterapêutico, identificando metas e alternativas terapêuticas.

Na Art Fórmula realiza-se a seguinte linha de manipulação: sólidos (exemplo, cápsulas, supositórios, óvulos), semi-sólidos (pomadas, cremes, pastas, loções e géis) e líquidos (soluções, xaropes, elixires, suspensões, emulsões, tinturas e extratos fluidos), além disso, produz medicamentos homeopáticos (glóbulos, papéis, dose única, tabletes, complexos).

1.3. Infra-estrutura

1.3.1- Divisão da farmácia por setor:

A farmácia deve ser localizada, projetada, construída ou adaptada, com uma infra-estrutura adequada às atividades a serem desenvolvidas, possuindo, no mínimo:

-Sala para atendimento e dispensação;

-Área de rotulagem dos medicamentos e produtos;

-Área de paramentação com característica de antecâmara, de acesso exclusivo às salas de manipulação e de lavagem;

-Salas de manipulação de medicamentos homeopáticos e Florais de Bach.

-Sala de manipulação de medicamentos sólidos (antibióticos, hormônios, citotático), semi-sólidos e líquidos.

-Sala de lavagem de materiais (destinada à limpeza e higienização dos utensílios, acessórios e recipiente), provida de bancada com pia;

-Sala de controle de qualidade;

-Sala ou área administrativa;

-Sala de armazenamento (almoxarifado);

-Copa;

-Vestiário para funcionários com banheiro anexo;

-Depósito de Material de Limpeza- DML;

      1. Tipos de piso, revestimento das paredes e cores

Os ambientes possuem superfícies internas (pisos, paredes e teto) lisas, laváveis e impermeáveis, sem rachaduras, resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis. Possuem cores claras.

      1. Sistemas de circulação de ar

A ventilação devem ser compatíveis com as operações e com os materiais manuseados, utilizando-se assim, ar condicionado..

1.3.4. Equipamentos, Vidrarias e outros materiais necessários nos laboratórios.

· Laboratórios de Sólidos:

Balança Semi-analítica de precisão

Estufa de secagem

Termohigrômetro

Placas encapsuladoras

Tamises de aço

Grals de vidro e porcelana

Provetas de vidro graduadas

Espátulas de aço inox e polipropileno para pesagem

Desumidificador de ar

Capela para exaustão de pó

Ar condicionado

Papeleira para toalha descartável

Lixeira com pedal

Seladora para plástico

· Laboratórios de semi-sólidos e líquidos:

Balança eletrônica de precisão

Deionizador de água

Destilador de água

Barrilete para armazenamento de água destilada

Termo higrômetro

Agitador magnético com aquecimento

Banho Maria

Geladeira com termômetro de máxima e mínima

Termômetro de mercúrio

Vidrarias diversas (cálices, béckers, provetas, pipetas, bastões de vidro)

Funil em vidro e polipropileno

Gral de porcelana, vidro e polipropileno

Panelas em aço inox

Exaustor

Ar condicionado

Papeleira para toalha descartável

Lixeira com pedal

· Sala de controle de qualidade:

Balança analítica de precisão

Aparelho para determinação de ponto de fusão

Tubo capilar

Copo de Ford

Vidrarias diversas: tubo de ensaio, pipetas, provetas, erlenmeyer, béckers, cálices, funil, vidro de relógio)

Papeleira para toalhas descartáveis

Lixeira com pedal

pHmetro

  • Setor administrativo - O responsável pela administração da farmácia possui livros de registro com as datas dos pagamentos a serem efetuados: a contabilidade é realizada através de um livro de registros de vendas da farmácia. O balanço é feito diariamente, através dos produtos que foram baixados pelo computador. O setor administrativo fica localizado em uma área separada do restante da farmácia de manipulação.

  • Área de dispensação - Os medicamentos são dispensados no andar térreo da farmácia, onde há um balcão destinado a esse fim. Esta área contém:

  1. balcão com computador para atendimento (orçamentos e captação de receitas) e dispensação de fórmulas manipuladas;

  2. balcão de atendimento (para orçamentos e captação de receitas) com computador;

  • Área de manipulação - dividida em: área para manipulação de sólidos, área para manipulação de produtos semi-sólidos e líquidos, área para pesagem de pós, e área para conferência final do produto acabado. Os móveis, bancadas e armários para estocagem, manipulação e/ ou manuseio dos produtos são dotados de superfícies lisas e laváveis. Os pisos e paredes também são lisos e laváveis. Os laboratórios e áreas de pesagem contêm: balanças eletrônicas calibradas, destilador, encapsuladores manuais, agitador mecânico, pHmetro, seladora a quente, vidrarias, geladeiras, estufas, viscosímetro, aparelho para determinação de ponto de fusão, entre outros. A temperatura da área de manipulação é mantida pelo sistema de ar condicionado.

  • Área de lavagem destinada para a lavagem de vidrarias e outros equipamentos utilizados durante a manipulação dos produtos. Após a lavagem, deve-se passar água destilada nas vidrarias.

  • Estoque de matérias-primas depois de recebidas e conferidas, as matérias primas ficam armazenadas em locais específicos para quarentena. Depois deste período, são colocadas em armários (ou na geladeira, a 2º - 8ºC).

  • Vestiárioestá localizado fora da área de manipulação. O vestiário possui uma área de paramentação, que fica em contato com a área de manipulação, onde ficam guardados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Todas as vezes que um funcionário entra na área de manipulação, deve vestir os EPIs (luvas, máscara, propé, avental, touca, óculos e protetor auricular), que são disponibilizados pela Farmácia

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Foi realizado durante o período programado do estagio no ano corrente de 2010, no qual desenvolvemos diversas atividades no ramo da farmácia magistral. Dentre essas atividades, as quais foram exercitadas no período vigente do estagio estão relacionadas a seguir, tais como:

  • Atendimento ao publico:

Este setor esta diretamente relacionado com o atendimento direto ao publico/paciente, tendo um cuidado a mais, por este ser deficiente de conhecimento mediante aos medicamentos ali dispensados, os quais serão administrados por eles. Onde também, neste setor, prevalece a Atenção Farmacêutica, cuja atenção é relacionada com a mera explicação de como e quando será usado o medicamento dispensado pela farmácia.

Contudo, tendo em vista um numero abrangente de pacientes que utiliza a manipulaçao, faz-se necessário um cadastro prévio para o controle de medicamentos que cada pessoa utiliza com sua dada quantidade, assim tem-se registrado a quantidade de produtos dispensados na farmácia para aquele paciente.

Portanto neste referido setor da atividade dentro da farmácia de manipulaçao, as atendentes devem reter TODAS as Primeiras vias das receitas ali entregues e dispensados os referidos medicamentos relacionados nelas.

  • Dispensação:

Este é o local onde fica guardado os medicamentos para a dispensação diretamente ao publico relacionada no tópico acima. Os medicamentos ali guardados separados por ordem alfabética pelo nome do paciente, ficando assim de fácil acesso àquele que ira separa-los mediante receita que será entregue pelas pessoas do atendimento ao publico. Portanto a função de quem fica em tal setor de dispensação, é separar a medicação relacionada na receita.

3. CONCLUSÃO

Tal estágio foi satisfatório por nos permitir um amplo conhecimento a respeito de manipulação, ficando a desejar algumas áreas que não tivemos tempo para melhor conhecimento ou aprofundamento devido à política da Farmácia no ato representado por sua tão nobre farmacêutica.

No mais, fica bem claro nossa compreensão tal funcionamento bem como o ato da dispensação, da manipulação (ora não realizada) de uma Farmácia Magistral, com esse intuito temos um prévio conhecimento de como é realmente esta área do âmbito do profissional farmacêutico.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Comentários