(Parte 1 de 2)

REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO

O Apóstolo Paulo passou três anos na cidade de Éfeso, mais ou menos em 55 d.C. (Atos 20.31) Segundo a tradição, cerca de dez anos depois da saída de Paulo, o Apóstolo João chegou àquela mesma cidade. Serviu a igreja durante uns 30 anos como pastor. João teria conhecido as outras igrejas da região conhecida na época como a “Província Romana de Ásia”, hoje como Turquia.

João continuou seu ministério em Éfeso até que foi levado para a ilha prisão de Patmos. Era cerca do ano 96 d.C., no final do primeiro século, mais de meio século após a ascensão de Jesus.

O livro de Apocalipse a si mesmo se chama uma Revelação (1.1). Também se chama Profecia (1.3). Sendo assim, devemos fazer nossa interpretação com um sentido futuro, podendo interpretar o livro literalmente. Por exemplo, “144.000 Judeus” quer dizer cento e quarenta e quatro mil Judeus masculinos! Não é preciso inventar outra interpretação! (7.4-8; 14.1-5)

O livro de Apocalipse tem 404 versos. 278 deles fazem alguma referencia ao Velho Testamento. Nenhum outro dos escritores do N.T. se refere tanto ao V.T.

1.1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus Lhe deu para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que Ele, enviando por intermédio do Seu anjo, notificou ao Seu servo João,

Encontramos o nome do livro nas primeiras quatro palavras: Revelação de Jesus Cristo. (Geralmente, os nomes que temos para os livros da Bíblia não são parte da Palavra inspirada. Foram acrescentados através dos séculos pelos tradutores.)

A palavra Revelação quer dizer tirar a tampa ou descobrir a fim de mostrar o conteúdo de qualquer objeto fechado. Apocalipse, então, descobre para nós a Pessoa de Jesus Cristo.

O primeiro verso também nos mostra a maneira em que esta profecia chegou até nós. Deus a deu a Jesus. Ele então passou a revelação ao anjo que relatou tudo ao apóstolo em visão. Depois, João gravou as visões no livro que chamamos Apocalipse para mostrar aos Seus servosas coisas que em breve devem acontecer. Deus não pretende que o Apocalipse seja um mistério. Ele nos mandou este livro para nos mostrar o futuro!

Esta revelação é para Seus servos, para nós, os crentes. O incrédulo acha bastante difícil entender.

Meio milênio antes, o Rei Nabucodonosor teve uma visão tratando do futuro. Daniel a interpretou como sendo para longe, nos últimos dias. João agora nos diz que aquelas coisas profetizadas por Daniel em breve devem acontecer. Daniel profetizou que uma Pedra, Cristo, no fim da Tribulação há de destruir os impérios do mundo e estabelecer Seu Reino, o Milênio, aqui em terra.

  • Deus ... fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias. (Daniel 2:28)

  • Como viste que do monte foi cortada uma Pedra [Cristo], sem auxílio de mãos, e Ela esmiuçou [a estátua do] ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação. (Daniel 2:45)

Daniel escreveu que estas coisas aconteceriam nos últimos dias, mas João, estando mais perto do cumprimento da profecia, disse que em breve devem acontecer. Quer dizer que a vinda de Jesus está perto. É iminente! Pode acontecer a qualquer hora. Veja as palavras de Jesus no fim do livro:

  • Certamente, venho sem demora. (Apocalipse 22:20)

Seu servo João. Este era um daqueles pescadores encontrados por Jesus à beira do mar de Galiléia.

  • Disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens. (Mateus 4:19)

1.2 o qual atestou a Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.

  • Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade. (2 Timóteo 2:15)

1.3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as Palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Tem no livro sete destas “Bem-aventuranças”: 1.3; 14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7; 22.14.

Jesus inicia este livro final do N.T. como Ele iniciou Sua primeira pregação em Mateus:

  • Bem-aventurados os humildes de espírito... Bem-aventurados os mansos... Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça.... Bem-aventurados os limpos de coração.... (Mateus 5:3-8)

A máquina de imprimir livros foi inventada somente no Século Quinze. No tempo de João, no primeiro século, os crentes não tinham Bíblias em casa. Ela era lida publicamente nas sinagogas dos Judeus e também nos cultos dos crentes. Os ouvintes prestavam atenção à leitura (mais do que fazem hoje). Faziam questão em lembrar a leitura a fim de obedecerguardar as coisas escritas.

  • [Fomos] eleitos ... para a obediência.. (1 Pedro 1:2)

Esta benção prometida para os obedientes nos faz lembrar mais uma vez da natureza prática deste livro de Apocalipse. Não foi escrito só para sabermos. Deus pretende que façamos de acordo!

A SAUDAÇÃO

1.4 João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte Daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do Seu trono 5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo Seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, 6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai, a Ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

4 Aquelas sete igrejas servem como representantes típicas de igrejas em qualquer lugar.

João sem dúvida conhecia todas as sete igrejas, sendo elas não distantes de Éfeso onde era pastor.

João empregou a saudação comum usada também por Pedro e Paulo. Recordamos que o pecador tem de ser perdoado pela graça de Deus antes de ele poder gozar de paz. Esta graça e paz vêm para nós mediante as três Pessoas da Trindade. Vejamos: Vêm ...

Daquele que é, que era e que há de vir. Este é Deus Pai, Deus Eterno.

  • Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. (Êxodo 3:14)

  • Dos sete Espíritos. Ele é o Espírito ambos do Pai e de Jesus. (Atos 16.6-7)

  • De Jesus Cristo.

A melhor prova de que os Sete Espíritos refere-se ao Espírito Santo se acha em Zacarias 4.1-10:

  • 2 Eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas... 6 Esta é a Palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. 10 Aqueles sete olhos são os olhos do SENHOR, que percorrem toda a terra.

5 Jesus Cristoé apresentado como sendo ...

  1. A Fiel Testemunha. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. (João 14:2)

  2. O Primogênito dos mortos. Foi o primeiro a ressuscitar com um corpo espiritual.

  • Se há corpo natural, há também corpo espiritual. (1 Coríntios 15:44)

  1. Soberano dos reis da terra. REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. (Apoc 19:16)

  2. Jesus é Aquele que nos ama, e, pelo Seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.

Ele não somente nos perdoou os pecados, mas nos libertou deles.

Cristo não somente nos liberta do inferno, mas também dos nossos pecados.

  • Considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus. (Romanos 6:11)

  • Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado. (1 João 3:9)

6 Nos constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai.

Juntos, somos membros do Reino de Deus. Individualmente somos sacerdotesnaquele Reino.

Podemos dizer que somos sacerdotes reais, representando os sujeitos do Reino perante o Rei.

A Ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

A frasepelos séculos dos séculos trata-se de uma verdade preciosa para os crentes.

Vamos adorar durante toda a eternidade o Mesmo Rei que adoramos hoje!

Amém! “Assim seja!” Usavam esta exclamação quando o líder do culto terminava a oração.

AS DUAS VINDAS FUTURAS DE JESUS

1.7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até quantos O traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém! 8 Eu Sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, Aquele que É, que Era e que Há de vir, o Todo-Poderoso.

1a Eis que vem com as nuvens. Esta vinda é somente até as nuvensno dia do Arrebatamento.

Vão ver Jesus neste dia somente os salvos, incluindo os mortos em Cristo, pois se ressuscitarão.

  • Foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem O encobriu dos seus olhos. Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao Céu virá do modo como O vistes subir. (Atos 1:9,11)

2aTodo olho O verá. Esta vinda é sete anos mais tarde –no fim da Tribulação.

  • Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu Cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça ... e seguiam-No os exércitos que há no Céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. (Apoc 19:11,14)

CHORARÃO POR ELE

Se lamentarão. Não são somente os Judeus que vão chorar, mas toda a terra, pois o pecador sabe que a hora é chegada e que ele tem de prestar contas ao Juiz!

  • Olharão para Aquele a Quem traspassaram; pranteá-Lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por Ele como se chora amargamente pelo primogênito. A terra pranteará, cada família; (Zacarias 12:10,12)

Até quantos O traspassaram. Se refere principalmente ao povo Judeu, sendo que era responsável pela morte de Jesus.

  • O povo todo respondeu: Caia sobre nós o Seu sangue e sobre nossos filhos! (Mateus 27:25)

Será que Deus vai abrir o inferno para os homens que gritaram “Crucifica-O” poderem ver a chegada de Jesus em Sua gloria? Através do abismo, o rico enxergava Lázaro e Abraão no Paraíso!

  • No inferno, estando em tormentos [o rico], levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. (Lucas 16:23)

1.9 Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no Reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Irmão vosso. Veja quem é o irmão de Jesus no sentido espiritual:

  • Qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é Meu irmão, irmã e mãe. (Marcos 3:35)

Companheiro na tribulação. (1 Pedro 5:9)

(Parte 1 de 2)

Comentários