(Parte 1 de 10)

Regras do Handebol

Prólogo02
Regra 1 – A quadra de jogo03
Regra 2 – A duração da partida, sinal de término e time-out08
Regra 3 – A bola10
Regra 4 – A equipe, substituições e equipamentos1
Regra 5 – O goleiro14
Regra 6 – A área de gol15
Regra 7 – O manejo da bola , jogo passivo16
Regra 8 – Faltas e conduta anti-desportiva18
Regra 9 – O gol20
Regra 10 – O tiro de saída2
Regra 1 – O tiro lateral23
Regra 12 – O tiro de meta23
Regra 13 – O tiro livre24
Regra 14 – O tiro de sete metros27
tiro lateral, tiro de meta, tiro livre e tiro de sete metros)28
Regra 16 – As punições29
Regra 17 – Os árbitros34
Regra 18 – O secretário e o cronometrista36
As sinalizações da IHF36
Esclarecimentos das regras do jogo43
Regulamento da área de substituições53

Regra 15 –Instruções gerais para a execução dos tiros (tiro de saída, Guia para construção de quadras e balizas................................................56

Regras do Handebol

Prólogo:

Estas regras de jogo entraram em vigor em 1o de agosto de 2001.

O texto das regras, os comentários, as sinalizações da IHF, os esclarecimentos das regras do jogo e o regulamento da área de substituições são todos componentes das regras gerais. Não são aplicados, porém, no Guia para Construção de Quadras e Balizas; estão simplesmente incluídos no livro de regras para a conveniência dos usuários daquele texto.

Observação:

Como forma de simplificação, este livro de regras geralmente usa a forma masculina das palavras para dirigir-se a jogadores, oficiais de equipe, árbitros e outras pessoas. Contudo, as regras se aplicam igualmente para participantes dos sexos masculino e feminino, exceção feita às regras sobre o tamanho das bolas a serem usadas (ver regra 3).

Regras do Handebol

Regra 1

A quadra de jogo

1:1 –A quadra de jogo (ver fig. 1) é um retângulo com 40 metros de comprimento por 20 metros de largura e consiste de duas áreas de gol (ver regra 1:4 e regra 6) e uma área de jogo. Os lados maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores, linhas de gol (entre os postes das balizas) ou linhas de fundo (em ambos os lados das balizas).

Deve haver uma zona de segurança rodeando a quadra de jogo com a largura de no mínimo 1 metro ao longo das linhas laterais e 2 metros atrás das linhas de fundo.

As características da quadra não devem ser alteradas durante o jogo de maneira que traga vantagem somente para uma equipe.

1:2 –A baliza (ver figuras 2A e 2B) é colocada no centro de cada linha de fundo.

As balizas devem estar firmemente fixadas ao solo ou nas paredes atrás delas. Elas medem 2 metros de altura e 3 metros de largura no seu interior.

Os postes das balizas são unidos por uma barra horizontal. As faces posteriores dos postes devem estar alinhadas com o lado posterior da linha de gol. Os postes e a barra transversal devem ter uma secção quadrada de 8 cm. Nas três faces que são visíveis da quadra, elas devem ser pintadas com faixas de duas cores contrastantes que por sua vez contrastem claramente com o fundo.

As balizas devem ter uma rede fixada de maneira a permitir que a bola, ao ser arremessada, permaneça dentro daquelas.

1:3 –Todas as linhas da quadra fazem parte da superfície que elas delimitam. As linhas de gol devem ter 8 cm de largura entre os postes (ver figura 2A), ao passo que todas as outras linhas devem ter 5 cm de largura.

As linhas entre as duas áreas adjacentes podem ser trocadas por uma pintura completa com cores diferentes entre as áreas adjacentes do piso.

1:4 –Em frente a cada baliza, há uma área de gol (ver regra 6). Esta área de gol é definida por uma linha de área de gol (linha de 6 metros), que é marcada como segue: (i) uma linha de 3 metros diretamente em frente da baliza, paralela à linha de gol e a 6 metros de distância (medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha da área de gol); (i) dois quartos de círculo, cada qual com raio de 6 metros (medidos desde o ângulo interno posterior de cada poste da baliza), conectando aquela linha de três metros com a linha de fundo (ver fig. 1 e 2A).

Regras do Handebol

1:5 –A linha de tiro livre (9 metros) é tracejada a 3 metros de distância da linha da área de gol. Ambos os segmentos e os espaços entre eles medem 15 cm (ver fig. 1).

1:6 – A linha de sete metros tem 1 metro de comprimento e é marcada diretamente em frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 7 metros medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de sete metros (ver fig. 1).

1:7 –A linha de limitação do goleiro (linha de 4 metros) tem 15 cm de comprimento e é marcada diretamente em frente de cada baliza. Ela é paralela à linha de gol, a uma distância de 4 metros medidos desde a face posterior da linha de gol até a face anterior da linha de quatro metros (ver fig. 1).

1:8 –A linha central une os pontos centrais das duas linhas laterais (ver fig. 1 e 3).

1:9 –A zona de substituição (um segmento da linha lateral) se estende a uma distância de 4,5 metros da linha central para cada equipe. Este ponto final da zona de substituição é prolongado por uma linha paralela à central e se estende por 15 cm dentro da quadra e 15 cm fora da quadra (ver fig. 1 e 3).

Nota:Maiores requisitos de detalhes técnicos para quadra de jogo e balizas podem ser encontrados no “Guia para a Construção de Quadras e Balizas”, que começa na página 79.

Regras do Handebol Figura 1: A quadra de jogo

Quadra de jogo: ver também fig. 5 (página 82) – dimensões indicadas em cm.

Regras do Handebol

6 Figura 2A: A baliza

Regras do Handebol Figura 2B: A baliza – vista de lado

Figura 3: Linhas de substituições e área de substituição

A mesa para o secretário e cronometrista e os bancos para os substitutos têm de ser colocados de tal maneira que secretário e cronometrista possam ver as linhas de substituições. A mesa deve ficar mais perto da linha lateral do que os bancos, mas pelo menos 50 cm do lado de fora da linha lateral.

Regras do Handebol

Regra 2

A duração da partida, sinal de término e time-out

A duração da partida

2:1 –A duração normal da partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 16 anos é de dois tempos de 30 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos.

A duração normal da partida para equipes de jovens é de 2 õ 25 minutos no grupo de idade entre 12–16 anos e 2 õ 20 minutos no grupo de idade entre 8–12 anos. Em ambos os casos o intervalo de meio tempo é normalmente de 10 minutos.

2:2 –Uma prorrogação é jogada, após 5 minutos de intervalo, se uma partida acaba empatada no final da duração da partida e um vencedor tem de ser determinado. A prorrogação consiste de dois períodos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto.

Se o jogo continuar empatado depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra é jogado após um intervalo de 5 minutos. Este segundo tempo extra também tem 2 períodos de 5 minutos com um intervalo de 1minuto.

Se o jogo ainda estiver empatado, o vencedor será determinado de acordo com o regulamento particular da competição.

Sinal de término

2:3 –O tempo de jogo começa com o apito do árbitro para o tiro de saída inicial.

Ele acaba com o sinal de término automático do placar ou do cronometrista. Se o sinal não é dado, os árbitros apitam para indicar que o tempo de jogo acabou (17:10).

Nota:Se não se dispõe de um placar com sinal automático, o cronometrista deve usar um cronômetro de mesa ou manual e finalizar o jogo com o sinal de término (18:2, 2o parágrafo). Se um placar é usado, ele deve, se possível, ser programado para funcionar de 0 a 30 minutos.

2:4 –Infrações e condutas anti-desportivas que acontecerem antes ou simultaneamente ao sinal de término (para o intervalo ou final de jogo) serão punidas também, se isto não puder ser feito até o final do sinal. Os árbitros acabam o jogo somente depois que o tiro livre necessário (exceto tiros livres de acordo com a regra 13:4) ou tiro de sete metros tenham sido assinalados e seu resultado imediato tenha de ser estabelecido (ver também esclarecimento nº 1).

Regras do Handebol

(Parte 1 de 10)

Comentários