modelo relatorio

modelo relatorio

O Modelo contém algumas informações sobre a estrutura e forma de apresentação do Relatório, considerando também as Normas da ABNT.

Relatório e TCC Definição:OsRelatóriossãodocumentosformaisondesedescrevemfatosDefinição: Os Relatórios são documentos formais onde se descrevem fatos resultantes de pesquisas ou se relata a execução de experiências ou de serviços. (Considera-se que o aluno deverá ao final do Curso, de acordo com o Novo P apresentar um TCC –Trabalho de Conclusão de Curso, o qual exige uma revisão teórica.)

A estrutura do relatório proposta apresenta:

1. INTRODUÇÃO 2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 3. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 4.1, 4.2., 4.3.,...

5. COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO FOLHA DE ASSINATURAS

DADOS DO ALUNO Nome, Matrícula, e‐mail

DADOS DA EMPRESA Nome da Concedente do Estágio

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Relatório referente ao período de / / a / /

ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO. Nome do: 1 Coordenador de Estágio do Curso 2 Orientador (Professor da disciplina) 3 Supervisor(a) do Local do Estágio

1. INTRODUÇÃO

Nesta primeira parte, o acadêmico contextualiza o relatório, tratando, sucintamente, da importância do estágio para a sua formação profissional; do tempo e local onde está sendo realizado o estágio; dos objetivos do seu estágio sendo realizado o estágio; dos objetivos do seu estágio.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Deverá conter um breve histórico da empresa, a descrição da mesma e suas principais áreas de atuação. Nos últimos parágrafos, o(a) estagiário(a) deverá apresentar de forma mais detalhada o setor/departamento onde desenvolveu seu programa de estágio.

3. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

No relatório deverá constar uma programação com a identificação das atividades a realizar e aquelas já desenvolvidas trabalhadas, em cada período. Pode ser apresentado em forma de Gráfico de Gantt.

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Todas atividades desenvolvidas no estágio deverão ser redigidas em forma de texto e para melhor organização das informações, pode‐se subdividir o texto em subseções.

Na seqüência, o aluno descreverá as atividades desenvolvidas durante o estágio,

Na seqüência, o aluno descreverá as atividades desenvolvidas durante o estágio, fundamentando‐as com os referenciais teóricos pesquisados. Ao fazer uso de informações contidas em livros, revistas, sites, etc., deverá citar a fonte (AUTORIA, data) e apresentar a referência completa do material na lista de referências constante no final do relatório.

É importante também mencionar as disciplinas que se relacionam com as atividades desenvolvidas no estágio.

Faz parte do estágio curricular agregar “valores” –conhecimentos que vão além da técnica, como: aspectos administrativos, filosofia da empresa, relacionamento com pessoas de diferentes níveis sociais e postos de trabalho, aspectos éticos. Enfim, o(a) estagiário deverá aproveitar a oportunidade para observar a “vida da empresa”. É importante descrever a sua participação em treinamentos dentro da empresa.

5. COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO

O aluno deverá emitir sua opinião sobre a importância do estágio para a sua formação, relatando experiências importantes e dificuldades encontradas na realização do mesmo. Ao finalizar é importante tecer comentários apresentando sugestões se julgar

Ao finalizar, é importante tecer comentários, apresentando sugestões se julgar necessário.

Destaque pontos positivos e negativos observados durante as atividades do estágio e avalie o aproveitamento do estágio, destacando experiências e conhecimentos da vida acadêmica que o auxiliaram no desempenho das atividades de estágio.

Estágio do Curso em: /............./..........

ASSINATURAS: Aluno(a)() Supervisor(a) do Local do Estágio: Coordenador(a) de Estágio do Curso Relatório entregue na Coordenadoria de Professor da Disciplina: Data: .........../............./..........

Comentários